Degustando Belos Vinhos na Bodega Marichal

Amigos, nossa visita à bela Bodega Marichal no Uruguai (relembre) encerrou com uma bela degustação de não menos que sete rótulos da vinícola. Eu, como um enófilo curioso acerca dos vinhos uruguaios me senti andando nas nuvens com tantos vinhos interessantes à mesa. Vamos aos rótulos:

– Marichal Sauvignon Blanc Premium Varietal 2011: Vinho da linha premium da bodega, onde encontram-se os vinhos de entrada, mais jovens – alguns disponíveis inclusive em supermercados uruguaios. Este SB mostrou muita fruta, em especial abacaxi e maracujá, além de notas herbáceas. Vinho de muito frescor, uma excelente pedida para os dias mais quentes.

– Marichal Reserve Collection Pinot Noir (blanc de noir) – Chardonnay 2011: Possivelmente o mais badalado e aclamado vinho da bodega Marichal – sem dúvida, uma grande obra de inovação e ousadia do enólogo Juan Andrés. Este vinho é um assemblage de 65% de Pinot Noir vinificado em branco com 35% de Chardonnay, com estágio de três meses em barricas, resultando em um vinho (possivelmente) único e original, que segundo a vinícola não chega a ser rosé (embora confesso que eu o classificaria como tal). Possui uma linda cor de casca de cebola, com aromas de grande complexidade. No paladar, é um vinho de início fresco e final untuoso, com boa cremosidade. Uma experiência e tanto. Recomendadíssimo.

– Marichal Tannat Premium Varietal 2011: Um dos vinhos que mais me surpreendeu na degustação – um Tannat jovem, sem passagem por barricas, vendido no varejo da vinícola por tão somente TREZE reais (ah se tivéssemos vinhos no Brasil com esta qualidade por tão pouco…). Vinho muito frutado, correto e agradável, com personalidade – longe de poder ser chamado de ‘simples’, como normalmente poderíamos taxar os vinhos de entrada. Relação custo-benefício muito elevada; excelente rótulo para o dia a dia (e põe excelente nisso).

Marichal Reserve Collection Pinot Noir 2009: Com este vinho, abrimos a degustação dos tintos mais clássicos da bodega. 80% deste vinho estagiou por dez meses em barricas de carvalho, resultando em um Pinot frutado e bem estruturado, com estimativa para dez anos de guarda, o que nos chamou a atenção. De toda a forma, está em um ótimo momento para o consumo. Em boca, deixa um toque característico de especiarias lembrando pimenta, bastante interessante. Vale a pena conferir.

– Marichal Reserve Collection Pinot Noir/Tannat 2010: Outra bela inovação da Marichal, juntamente com o assemblage “quase rosé” que comentamos antes é este outro corte inusitado de 70% de Pinot Noir com 30% de Tannat, com amadurecimento de 70% do vinho em barricas por 10 meses. Um vinho muito interessante e que chama a atenção pelo assemblage inusitado de duas castas de características bem distintas. O resultado é mais que satisfatório: um vinho equilibrado, estruturado, com boa acidez, macio e muito agradável de beber. Uma ótima pedida para quem quer experimentar algo realmente diferente sem correr riscos – não vai se arrepender.

– Marichal Reserve Collection Tannat 2011: O autêntico e tradicional Tannat uruguaio – possivelmente um dos vinhos mais vendidos da bodega Marichal. Vinho com 12 meses de passagem por barricas, sendo que apenas 70% do vinho para pelo amadurecimento. Tem tudo o que pode se esperar de um Tannat: rústico, potente e tânico. Além disso, agrega muitas qualidades: é macio, sem álcool sobressaindo ou madeira em demasia. Não sei se me surpreendeu tanto quanto o Tannat da linha Premium (que foi um verdadeiro campeão no custo-benefício) mas é sem dúvida uma ótima opção para quem procura um vinho mais estruturado.

– Marichal Grand Reserve Tannat 2007: Por fim, o grande ícone da bodega, um elegantíssimo Tannat elaborado somente nas melhores safras. A Lorena da Marichal nos comentou que em 2011 há uma boa possibilidade do vinho ser feito novamente, inclusive. Deste Tannat 2007 foram elaboradas somente 2182 garrafas, todas numeradas. O vinho foi amadurecido por 18 meses em barricas francesas novas e descansou por outros 18 meses na garrafa antes de ser comercializado, sem passar por qualquer filtragem ou clarificação, resultando em um produto de tipicidade e qualidade ímpar. Um vinho com muito corpo e muita estrutura com taninos finos, boa acidez e final longo. Potente e gastronômico, para acompanhar uma bela carne assada na parrilla. Tem muita vida pela frente, e vai ganhar muito com a guarda sem dúvida alguma. Para fechar nossa degustação com louvor e chave de ouro.

Em tempo: No Brasil os vinhos da Marichal são importados pela Ravin. A quem tiver curiosidade, vale a pena dar uma conferida no site aqui.

Saúde a todos!

3 comentários em “Degustando Belos Vinhos na Bodega Marichal

  1. Olá Tiago,

    Ótimo post! Bela degustação, bem ampla, o que achei difícil de ver nas que eu pesquisei. Adorei a cor de casca de cebola.

    Minha próxima empreitada enoturística será a Serra Gaúcha e o Uruguai e não me vejo sem dar uma passada Bodega! Que bela degustação!

    Me diz uma coisa… no Uruguai a recepção e as visitas às Bodegas são mais “acolhedoras”? Fiquei com uma impressão muito comercialista e marketeira tanto no Chile quanto na Argentina.

    Grande abraço!

    Raphael Baruki.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Baruki

      Ficou muito feliz que tenhas gostado do post. Realmente a degustação foi nota 10.
      Quanto à recepção na Vinícola posso dizer que foi muito acolhedora. Acredito que se fores em bodegas maiores e mais comerciais talvez não tenhas o tratamento que recebi – escolhi justamente a Marichal por conta destas qualidades.

      Vamos nos falando, qualquer dúvida, é só falar! Ah e quando vieres não deixe d eme avisar! Será um prazer conhecê-lo!

      Abraço e saúde

      Tiago Bulla

  2. […] em Canelones. Na ocasião fomos muitíssimos bem recebidos com uma belíssima degustação (relembre). Pois bem, o vinho de hoje foi um dos degustados na visita – e agora pude experimentá-lo na […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s