Casa Venturini Tannat Reserva 2009

Possivelmente amigos, se alguém me questionasse hoje qual a minha variedade vinífera favorita eu responderia que é a Tannat. Não acho que isso se deva especificamente à minha recente viagem ao Uruguai, mas sim ao fato de que os vinhos elaborados com esta uva têm me cativado taça a taça nos últimos tempos. Além disso, não tem jeito: eu e minha esposa gostamos dos vinhos mais estruturados e encorpados – onde o Tannat atende bem os requisitos.

Este Tannat da Casa Venturini estava por um ótimo preço na Vinhos e Sabores e eu já tinha lido bons comentários no blog Vinho Para Todos do meu amigo Gil. As uvas são provenientes da região da Campanha. O vinho estagiou por 18 meses em barricas francesas e possui 14% de álcool.

O rótulo é muito bonito, com apresentação chamativa e elegante.  Na taça é um vinho escuro, com leve tom púrpura ou violáceo. Lágrimas marcantes, daquelas que mancham. No nariz apareceram aromas de frutas negras frescas, com um toque de especiarias – intenso e agradável. Leve madeira e um certo aroma de couro completam o conjunto.

Em boca é um vinho bem estruturado e encorpado. Acidez correta. Frutado confirmando o olfato, bem como as especiarias. Taninos bem carregados marcando o paladar. Final seco e marcante.

Amigos, não sei se este é o melhor Tannat brasileiro, mas possivelmente deve ser o que tem a melhor relação custo-benefício. Pelo preço da garrafa – 29 reais – entrega muita qualidade. É muito correto e bem-feito. Surpreendeu positivamente. Mais um rótulo que indico a quem quer provar um bom vinho brasileiro e não quer arriscar ou gastar muito.

Saúde!

5 comentários em “Casa Venturini Tannat Reserva 2009

  1. Gil Mesquita disse:

    Tiago, comentei esse vinho no blog no dia 28 de junho.

    Ele foi servido às cegas num encontro com amigos. Eram 3 Tannat, sendo dois uruguaios e esse brasileiro. Certamente foi o melhor custo x benefício e dentre os que foram servidos era o que poderia ser guardado por mais tempo. Certamente ainda tem muitos anos pela frente.

    E por $29 é o melhor Tannat brasileiro!

    Abraço, amigo!

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

    • Tiago Bulla disse:

      Gil, é muito legal poder trocar idéias e conferir as sugestões de outros blogs. Como sempre, seu blog continua muito confiável.
      Este é um belo Tannat sem dúvida, me surpreendeu muito. Lembraste bem sobre a perspectiva de guarda: é realmente um vinho de vida longa.
      Consideramos que não temos muitos Tannats no Brasil, realmente acho que podemos dizer que se este não é melhor, é um dos melhores.
      Um Abraço e saúde!
      Tiago Bulla
      http://www.universodosvinhos.com

  2. Felipe disse:

    Acabei de ver esse mesmo vinho no blog do Gil, e agora vejo no seu, e vocês são amigos. Legal, vou confiar na opinião de vocês e encarar esse brazuca. Ultimamente tenho me dedicado a conhecer os nossos vinhos, e digo que não tenho me decepcionado, pelo contrário. Valmarino Cabernet Franc, os Cabernet Sauvignon da Valduga, Suzin, Cordilheira de Santana, os da Vila Francioni… Realmente temos muitos belos exemplares. E quando achamos algum com um preço interessante como esse, aí a alegria é completa!

    Um abraço e parabéns pelo blog!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Felipe
      Fico muito agradecido pelo seu elogio e pelo comentário aqui no blog.
      De fato, comprei este vinho através da indicação no blog do Gil. Foi aprovadíssimo, é um ótimo vinho, ainda mais pelo preço que custa. Vale a pena experimentar sem dúvida!
      Vou olhar seu blog também, achei ele muito interessante, parabéns
      Um abraço
      Tiago

  3. […] aqui já passou um excelente Tannat, que ficou carinhosamente muito bem guardado em minha memória (relembre). Este Chardonnay é um dos campeões de vendas e de apreciadores da vinícola. É elaborado com […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s