Marichal Reserve Collection Chardonnay 2010

Amigos, curiosamente este foi o único vinho da Bodega Marichal que não experimentei na degustação que fizemos na vinícola (relembre). Como sou muito curioso sobre vinhos brancos – especialmente os Chardonnay – não perderia a oportunidade de experimentar um vinho uruguaio desta  casta.  Segundo o site da vinícola, 60% deste vinho estagiou por seis meses em barricas. Vamos ao que eu achei dele:

Rótulo com bonita apresentação e rolha personalizada de boa qualidade. Vinho de coloração amarelo claro com reflexos dourados. Aromas de boa intensidade, com predominância de frutos brancos cítricos, especialmente abacaxi e talvez maracujá, além de algumas notas mais adocicadas, lembrando uma certa calda de compota ou baunilha, possivelmente devido ao carvalho. Em boca é um vinho fresco, com acidez bastante presente, mas bem dosada. Paladar muito cítrico, revelando bem a percepção que se sente do abacaxi no nariz. Final correto, e marcante pela presença do frutado. Madeira quase imperceptível, aparecendo muito de leve no final, com um toque amendoado. Boa complexidade geral.

É um belo vinho sem dúvida, o primeiro desta casta que experimento vindo do Uruguai. Chama a atenção que pelo tempo de passagem em madeira o vinho não chega a ter aquele caráter mais untuoso, ou tampouco adocicado; é um vinho que está mais para refrescante e que tem uma bela acidez para companhar bem a comida. Recomendo experimentar. Na vinícola pagamos em torno de 30 reais pela garrafa. Não aparece no site do importador para venda no Brasil, mas acredito que por aqui custaria em torno de 60 reais, como os demais vinhos da linha Reserve Collection.

Saúde!

2 comentários em “Marichal Reserve Collection Chardonnay 2010

  1. Flavio disse:

    Caro Tiago,
    Recentemente bebi um desses, da safra 2001! Uma ótima surpresa, que confirmou a evolução dos vinhos uruguaios (também em relação aos brancos) e sua boa capacidade de guarda.
    Abraços,
    Flavio

    • Tiago Bulla disse:

      Que legal Flávio!
      Um vinho branco de 2001! Surpreendente… é esta viticultura uruguaia ainda nos reservará muitas boas surpresas, sem dúvida.
      Um abraço e obrigado pelo comentário
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s