Toro Loco Tempranillo 2011 #torolocoday

Estimados amigos, hoje como podem observar, temos um post, digamos, especial. Tudo porque semana passada chegou ao Brasil o primeiro lote do vinho mais badalado do momento: o espanhol Toro Loco, um varietal da safra 2011, 100% Tempranillo, que ficou em segundo lugar na International Wine & Spirits Competition, uma prova às cegas realizada na Inglaterra a alguns meses.

Na ocasião, nosso aclamado vinho – que custa a bagatela de 25 reais no Brasil – desbancou inúmeros concorrentes que custavam muito mais, o que voltou a acender a velha discussão acerca da relação qualidade-custo dos vinhos e levou muita gente a se perguntar, mais uma vez: “será que é possível um vinho barato ser extraordinário?”. Movidos pela curiosidade gerada por esta pergunta é que eu e muitos enófilos e blogueiros Brasil afora reservamos de antemão algumas garrafas através do site da Wine para podermos conferir o que o vinho nos oferece. E graças a uma iniciativa muito legal dos amigos blogueiros, hoje temos o “Dia do Toro Loco”, daí a razão da hashtag no título de nossa postagem.

Mas e o vinho?

Tem uma apresentação simples e limpa, o que acho positivo. Fechamento em Screw Cap, já indicando que o vinho foi feito para ser consumido em pouco tempo. Na taça apresentou uma bela coloração vermelho rubi, com lágrimas finas e reflexos violáceos. No nariz tem aromas de intensidade um pouco discreta, com destaque para algumas frutas vermelhas frescas, com certo toque adocicado. Confesso que não identifiquei nenhuma fruta em particular. Uma pontinha de álcool aparecendo no fim, mas sem atrapalhar. Em boca é um vinho de corpo leve, acidez mediana e taninos finos, marcando a língua suavemente. Final seco e curto. Frutado um pouco discreto em boca, pelo menos ao meu ver.

Confesso amigos que desde o princípio procurei não nutrir grandes expectativas sobre este vinho. E creio que fiz bem. É um belo vinho sim, bem feito, honesto e sem defeitos. Vai muito bem com comidas e pratos mais leves, como uma massa pouco condimentada. Eu o arriscaria também sozinho, acompanhado de uma tábua de queijos. Mas acho que pára por aí. Não tem grande vocação gastronômica e nem é um vinho que vai marcar ou mudar a vida de alguém. De minha parte, concordo com o que li certa vez no blog do renomado crítico Marcelo Copello: “dificilmente um vinho extraordinário será barato ou um vinho barato será extraórdinário”. Creio que, pelo menos neste caso, a lógica se manteve.

Mas, por outro lado, há de se dizer: pelo preço que custa é uma bela pedida para o dia a dia, ou para beber sem grandes compromissos ou pretensões. Indico também aos que estão começando pois é um vinho fácil de beber a muito agradável. Custa 25 reais no site da Wine.

Saúde a todos!

PS. Ah agora este modesto blog também está no INSTAGRAM. Inclusive esta foto (não tão boa) do post de hoje foi tirada através deste aplicativo. Aos poucos espero ir me acostumando… Mas os amigos já podem ir me seguindo, é só buscar @universodosvinhos. Nos vemos por lá!

7 comentários em “Toro Loco Tempranillo 2011 #torolocoday

  1. Gil Mesquita disse:

    Tiago,

    impressões parecidas as nossas. Vinho muito correto, que vale os $25 e ponto.

    abraço.

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

  2. Caríssimo, nossa opinão é parecida em alguns pontos. Se tiver tempo, veja meus comentários sobre o TORO LOCO:

    http://www.vinhoseviagens.com.br/2012/09/toro-loco-tempranillo-2011-nada-de-toro-nada-de-louco-seria-melhor-chamar-de-oveja-docil-critica-ou-elogio-toro-loco-day-torolo/

    Abraços, Rodrigo

  3. Rui Carlos Pizzato disse:

    Quero comprar uma garrafa para experimentar. Como fazer? Qual é o teu endereço?

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rui
      A compra do vinho é feita pelo site da Wine, que no Brasil detém a exclusividade sobre o produto.
      Podes tentar entrar em contato com eles pelo fone: 0800-602-9463 ou pelo site http://www.wine.com.br
      Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s