Koyle Syrah 2007

Amigos, tenho uma certa curiosidade quando o assunto são os vinhos Orgânicos ou Biodinâmicos. Quando vi este Syrah – apesar de um pouco tardio – resolvi experimentar. Já passou aqui pelo blog um Cabernet Sauvignon da Viña Koyle – aliás, um dos primeiros posts que publiquei (relembre). O Cabernet deixou uma ótima impressão naquela época, e como tenho um interesse especial pelos Syrah, fiz questão de levar a garrafa para casa, na minha última compra no Chuí.

A Viña Koyle foi fundada em 2006 na região de Los Lingues por Afonso Undurraga Mackenna e desde então é referência na elaboração de vinhos Orgânicos e Biodinâmicos no Chile. O vinho tem uvas procedentes do Vale do Colchagua e tem uma pequena porcentagem de Carmenère de 13%. Estagiou em barricas de carvalho francês por 12 meses e tem 14% de álcool. Vamos ao líquido:

Vinho de cor rubi escuro. Aromas de frutas vermelhas e negras, lembrando amora e ameixa maduras. Algumas notas de couro e de terra, e uma ponta de álcool sobrando que não chega a incomodar. Em boca é um vinho de corpo médio e boa acidez. Taninos bem presentes, elegantes. Final bem seco e potente. Retrogosto lembrando compota – em virtude das frutas maduras, possivelmente. Vinho macio e gastronômico.

Apesar de ser um vinho sem defeitos (pelo contrário) e de ter boas qualidades, acho que o vinho me decepcionou um pouco, em virtude do que ouço falar. Em uma degustação às cegas eu o acharia melhor, talvez. Pelo preço que custa no mercado – 53 reais – creio que temos opções melhores. Outra possibilidade é que já  tenha passado seu melhor momento – no site do importador já está sendo vendida a safra de 2010, com 91 pontos de Robert Parker (interessante saber, diga-se de passagem).

Saúde!

Um comentário em “Koyle Syrah 2007

  1. Favarino Tessaro disse:

    Boa tarde Tiago. Embora tardiamente li seu comentário sobre o Espumante Rose Casa Corba, do qual somos produtores.
    Muito obrigado pelo destaque e pelas considerações positivas. A Vinhos Casa Corba é uma pequena Vinícola do Grupo Pinceis
    Roma e tem primado pela pouca quantidade produzida, porém, com zelo especial pela qualidade. Não estamos no topo, mas a evolução dos nossos Vinhos e Espumantes é notável.
    Um abraço e muito obrigado novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s