Espumante Maximo Boschi Extra Brut 2007

Amigos, desde que tive a oportunidade de conhecer a Maximo Boschi no início deste ano confesso que fiquei impressionado e empolgado com a proposta da vinícola, um projeto ousado dos sócios Renato Savaris e Daniel Dalla Valle, este último eleito enólogo do ano pela ABE em 2011. A ideia é elaborar vinhos para longa guarda, priorizando a qualidade e elegância. Aliás amigos, posso lhes adiantar que a vinícola está colhendo belos frutos. Na ocasião em que fui apresentado aos vinhos, Renato nos serviu além deste espumante, um Cabernet Sauvignon safra 2000 (!). Ambos muito interessantes.

Seguindo a premissa da vinícola de elaborar vinhos de guarda, este espumante não foge à regra: é safrado, de 2007, já apresentando alguns traços de evolução. É um assemblage de 55% Chardonnay e 45% de Pinot Noir, com 36 meses de contato com leveduras, sendo que parte do Chardonnay tem passagem por barricas de carvalho. Produção limitadíssima: abrimos a garrafa  de n. 009, de 900 produzidas. Vamos ao líquido:

Coloração amarelo dourado com perlage elegante, muito fino e belo em taça. Aromas de boa intensidade e complexidade. Notas de abacaxi e aromas que remetem à fermentação, como pão assado e notas amanteigadas. Em boca tem boa acidez e cremosidade. É aveludado e complexo. Final seco, com retrogosto denotando as notas da fermentação, aliadas a uma certa mineralidade.

Belo espumante, muito elegante, com boa complexidade. Agradável do primeiro ao último gole. Pode ser encontrado por 57 reais. Beba sem restrições. Se eu tivesse mais uma garrafa, guardaria para acompanhar a evolução. Uma ótima pedida.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s