O TOP 5 do Encontro de Vinhos em Curitiba

Foto: Blog Papo de Vinho

Amigos, no último sábado tivemos o Encontro de Vinhos em Curitiba, um belo evento muito bem organizado pelos competentes blogueiros Beto Duarte e Daniel Perches. A feira aconteceu no Bourbon Hotel, no centro da cidade, em um belo salão com cerca de vinte expositores oferecendo muitos rótulos de alta qualidade para degustação dos visitantes. Com tantas opções interessantes  a alegria estava garantida.

Nesta edição tive a honra de ser convidado para integrar o júri que iria eleger os cinco melhores vinhos entre os quinze indicados na degustação TOP 5, já bem conhecida e aclamada em todas as edições do Encontro de Vinhos. Entre os rótulos havia 1 espumante, 1 vinho branco, 13 vinhos tintos e 1 espumante moscatel rosé.

O TOP 5 desta edição – com seis vinhos devido ao empate na 2º colocação – ficou assim:

1º lugar: Trapiche Finca Las Palmas (Interfood) – 89,17 pts
2º lugar: La Castagnola Dolcetto D’Alba (Lario) – 88,06 pts
………….Casa Donoso Limited Edition
(Vinho Sul) – 88,06 pts
3º lugar: Domaine de Chartegout (Chez France) – 88 pts
4º lugar: Meteorito Cabernet Sauvignon (Dominio Cassis) – 87,33 pts
5º lugar: Invasor Malbec (La Cristianini) – 87,19 pts

Na minha classificação pessoal, o TOP 5, também com seis vinhos,  ficou assim:

1º lugar: Trapiche Finca Las Palmas (Interfood) – 92 pts
………….Casa Donoso Limited Edition (Vinho Sul) – 92 pts
2º lugar: Domaine de Chartegout (Chez France) – 90 pts
………….Cave Geisse Espumante Nature 2009
 (Cave Geisse) – 90 pts
3º lugar: La Castagnola Dolcetto d’Ovada (Lario) – 89 pts
4º lugar: Invasor Malbec (La Cristianini)- 88 pts

Como os amigos podem ver, uma disputa um tanto acirrada, rendendo empates e decidida por poucos pontos – aliás, como acontece em todas as edições do TOP 5. Destaque especial para aquele que julgo ser o melhor vinho da feira, o Malbec Finca Las Palmas da vinícola Trapiche, vendido na casa dos 67 reais – que julgo uma boa compra. Fica empatado com o Casa Donosco L.E., assemblage chileno vendido na casa dos 135 reais (que, ao meu ver, perde para o primeiro em custo-benefício, apesar deste quesito não fazer parte do julgamento).

Gostei muito de participar da degustação e agradeço imensamente aos amigos Beto e Daniel pelo convite. E para quem nunca foi ao Encontro de Vinhos, recomendo fortemente uma visita no próximo ano, certamente não irão se arrepender.

Por fim, um parênteses: Apesar de sempre ter escrito este blog com a devida humildade e simplicidade que trago do berço, confesso que desta vez digo que estou menos modesto e  muito orgulhoso do resultado do meu TOP 5, muito semelhante ao que foi eleito pelo competente júri que lá estava presente. Sinal que minha viagem através deste maravilhoso Universo está contribuindo para aguçar meus sentidos e aprimorar meu aprendizado e gosto pessoal – o que é o melhor de tudo sem dúvida. Evidentemente, como os amigos podem perceber, minhas notas mais altas que as do júri refletem que meu critério é menos rigoroso e mais brando, possivelmente pela minha experiência ainda ser pequena – coisa de “guri novo”, como aqui dizemos. Mas vamos em frente – já que muitos vinhos (excelentes) ainda nos aguardam 🙂

Confiram algumas fotos do evento:

 

Saúde a Todos!

2 comentários em “O TOP 5 do Encontro de Vinhos em Curitiba

  1. Luis disse:

    Prezados,
    Muito obrigado por citar um dos nossos vinhos no seu site, o La Castagnola, gostariamos de sugerir uma pequena correção pois se trata de um vinho produzido com uvas Dolcetto d’Ovada. Sugerimos também visitar o nosso site para ter mais detalhes sobre o castelo, vinhos e cantina. http://www.castelloditagliolo.com.br/br/site/Eventos/Entradas/2013/1/22_Volte_mil_anos_no_tempo.html

    Atenciosamente,
    Equipe do Castello di Tagliolo.

    • Tiago Bulla disse:

      Amigos
      Agradeço muito pelo comentário e pela correção apontada. Na verdade, esta informação havia sido passada pela equipe que organizou o evento. Já corrigi a informação no post.
      Aproveito para parabenizá-los pelo belo vinho – pela minha impressão, foi aprovado sem dúvida.
      Um abraço
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s