Champagne Vollereaux Millesime 2005 Brut

Estimados amigos, esta foi a segunda Champagne degustada no Winebar realizado em parceria com a importadora Chez France e a Maison Vollereaux. A primeira que degustamos já apareceu aqui pelo blog, arrancando suspiros (relembre).

Adianto-lhes que, possivelmente, este é um dos melhores rótulos que já apareceram aqui pelo blog. Claro que meu fascínio pelos espumantes conta muito para este ponto, mas juro-lhes que procurei ser o mais imparcial o possível em meu julgamento – muito embora seja difícil com um produto de tamanha qualidade na taça.

Esta é uma Champagne safrada, de 2005 – daí a denominação Millesime, somente utilizada em produtos em que o vinho base foi elaborado a partir de uma única safra (normalmente excepcional, diga-se de passagem). É um assemblage clássico das Champagnes, com 50% de Chardonnay, 25% de Pinot Noir e 25% de Pinot Meunier, com 60 meses de repouso em contato com as leveduras. Vamos ao líquido:

Em taça apresentou coloração amarelo palha com reflexos dourados – até um pouco mais claro do que poderíamos esperar, dada a “idade” do espumante. Perlage com borbulhas finas, barulhentas e com boa abundância e persistentência. No nariz revelam-se aromas de boa intensidade e com uma complexidade muito interessante. No início sentem-se notas evidentes dos aromas da fermentação, pão caseiro, fermento, entre outros. Aos poucos aparecem notas amanteigadas e lácteas, lembrando certos aromas de queijos maduros – possivelmente aromas terciários oriundos do amadurecimento. Algumas notas frutadas também marcam presença, um pouco mais discretas.

Em boca é um excepcional espumante, com boa acidez conferindo frescor e muita cremosidade. É untuoso, bem estruturado e com final seco – aparentemente mais seco que vários Nature que já experimentei. A complexidade também se verifica em boca: presença do frutado, do toque lácteo e da fermentação. Ausência de defeitos.

Amigos, não há muito o que dizer. É um produto sem dúvida acima da média. Chama muito a atenção pelo preço: custa 179 reais pelo site da Chez France, possivelmente um dos Champagne safrados mais em conta do Brasil. Para quem procura um produto de boa qualidade aliado a um preço justo, eis uma excelente indicação. Esse vai ficar na memória.

Saúde!

 Nota: Esta garrafa nos foi gentilmente enviada pela importadora para degustação, em razão do Winebar.

2 comentários em “Champagne Vollereaux Millesime 2005 Brut

  1. Realmente marravilhoso deliciosamente deliciosos todos os Champagne Champenoise Vollereaux

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Bruno
      Obrigado pelo seu comentário
      Eu também gostei muito dos champagne deles. Realmente únicos.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s