Bouza Tannat Sin Barrica 2011

Amigos, devo confessar que normalmente torço o nariz para vinhos tânicos que não tem passagem por madeira. Via de regra, tive algumas más experiências com Cabernets, Tannats, Malbecs e outros que são elaborados sem o carvalho – que teria a função de aparar um pouco as arestas e tornar estes vinhos mais elegantes e macios para o consumo. Pois bem…

Depois de muita insistência de um vendedor, decidi comprar este exemplar na loja freeshop Neutral, no Chuí. Segundo informações que recebi no Uruguai, este exemplar da vinícola Bouza tem certo status de novidade; é que a safra 2011 foi de tal forma excepcional que o enólogo resolveu elaborar um Tannat sem o uso de barrica, a fim de procurar expressar as características mais varietais do vinho.

Detalhe: segundo o rótulo, o vinho tem 15,5% de álcool, o que faz dele o vinho mais alcóolico já degustado neste singelo blog. Mas vamos ao líquido:

Cor rubi escura e reflexos violáceos, daqueles que mancham os dentes e marcam as paredes da taça. Aromas um pouco discretos no início, um tanto sutis. Aos poucos aparecem notas frutadas, lembrando especialmente frutas maduras e passadas, além de certo toque de especiarias, muito interessante. Em boca é um vinho com leve acidez, excelente volume e taninos macios e elegantes. A potência do álcool incomodou um pouco no início, mas resfriando o vinho melhorou. Final marcante, um pouco quente como se poderia esperar. Vinho indiscutivelmente gastronômico – se eu soubesse teria trocado o vazio que fiz por um costela suína.

Um belo vinho, muito correto e que superou  as expectativas. Confesso que o vinho me agradou, não posso negar. Indico para quem quiser conhecer um estilo um pouco diferente dos Tannats mais tradicionais, sem comprometer a qualidade. Segundo informações que recebi do leitor Henrique, o vinho pode ser encontrado no Brasil por 70 reais.

Saúde!

6 comentários em “Bouza Tannat Sin Barrica 2011

  1. Henrique Pinto disse:

    Caro Thiago, compartilho de sua opinião quanto ao vinho. Bouza é um produtor muito bom e tomei esse mesmo vinho há 40 dias atrás, pois estive visitando a vinícola em agosto e trouxe uma garrafa. Mas te informo que o vinho está à venda nas adegas da rede Oba Hortifruti…(bem mais caro do que paguei por ele lá…). Abç

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Henrique
      Obrigado pela visita e pelo comentário
      Que bom que tiveste uma impressão sobre o vinho parecida com a minha – é um belo vinho mesmo.
      Realmente tive muita dificuldade em encontrar o vinho à venda no Brasil. Se souberes qual o preço que ele está lá na rede Oba e puderes me passar, agradeço muito – atualizarei o post com esta informação.
      Um abraço
      Tiago

      • Henrique Pinto disse:

        Caro Tiago
        Aproximadamente R$70,00 (!)…paguei lá o equivalente a U$ 15,00…por U$38,00 , comprei um tannat Bouza barrica seleccion…este sim um tannat superior, que ainda está descansando na adega…
        Abç

      • Tiago Bulla disse:

        Beleza Henrique, obrigado pela informação.
        Realmente um valor bem alto – e bem mais alto do que eu paguei, com certeza.
        Um abraço e saúde!

  2. Walter Junior disse:

    Henrique e Thiago comprei o meu na Bouza agora em maio e estou contando os dias para abrí-lo. Paguei 290 pesos. Acabei de ver no site da decanter por 86 reais!! abç

    • Tiago Bulla disse:

      Walter, vai firme que o vinho é ótimo.
      Sugiro uma boa carne para acompanhar – é potente
      Quanto aos 86 reais, minha nossa, que caro… Não sabia
      Saúde amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s