Apreciando uma Paisagem Paradisíaca, Conheci a Estrelas do Brasil

Amigos, desde que criei o blog, poucas vezes tive uma sensação tão agradável ao visitar uma vinícola como tive ao conhecer o fabuloso empreendimento do competente enólogo Irineo Dall’Agnol: a Estrelas do Brasil – um projeto  dedicado especialmente à produção de espumantes artesanais, localizada em Faria Lemos.

Ao chegar à vinícola, somos agraciados com uma paisagem maravilhosa, possivelmente uma das mais belas vistas do Rio Grande do Sul – não há frase ou fotografia capaz de expressar tão bem a riqueza da paisagem. É neste belo local que Irineo está construindo a Estrelas do Brasil; o varejo da vinícola deverá estar pronto em breve para poder receber os visitantes e oferecer os espumantes à venda. Aliás, esta é uma das muitas inovações e conceitos da vinícola: a venda direta ao consumidor, no “quilômetro zero”. Todos os produtos da Estrelas do Brasil são comercializados exclusivamente na propriedade ou pela internet, via encomenda.

Mas não pára por aí. Leveduras encapsuladas, plantio de vinhedos em latada e produção de espumantes Brut através de uma única fermentação são mais alguns dos vários preceitos e inovações deste visionário enólogo, que nos deu a honra de brindarmos com seus belos espumantes. Entre eles, um  belo Nature rosé, – simplesmente apaixonante – um excelente Brut com passagem por madeira e um surpreendente Riesling, elaborado a partir de fermentação única. Espumantes com personalidade, elegância e riqueza ímpar de aromas e sabores – todos com produção limitada, alguns não passando de 1.000 garrafas produzidas. Uma alegria para o consumidor que preza pela qualidade.

Além dos espumantes, Irineo também elabora vinhos; entre eles, um Cabernet Sauvignon da safra 2005, elaborado por um método pioneiro: a Dupla Maturação Direcionada (DMD); uma técnica inovadora onde as uvas maturam por uma segunda vez, no próprio vinhedo, após ter ocorrido o corte dos ramos que sustentam os cachos. No contra-rótulo deste vinho, uma indicação inusitada: decantação por 10 horas! Estou com minha garrafa aqui em casa e garanto-lhes que cumprirei a regra à risca, como o próprio Irineo assim me instruiu. Além deste tinto, está prevista também a elaboração de um Riesling através deste mesmo método, que será um vinho de sobremesa. Ansiosamente, aguardaremos.

A vocês amigos que, como eu, simplesmente são apaixonados por espumantes, posso lhes garantir que a visita foi proveitosa e memorável. Com Irineo passamos quase uma tarde inteira em um papo muito bacana e descontraído, junto com os amigos Orestes de Andrade Jr e Affonso Nunes. Diria que, juntamente com outros grandes nomes como Adolfo Lona, Márcio Brandelli e Idalêncio Angheben, Irineo Dall’Agnol foi um dos profissionais que tive a honra de conhecer e de sentir orgulho de ter recebido sua hospitalidade, a qual sou muito grato. É, este é o fabuloso Universo dos Vinhos, com suas  pessoas, profissionais, amizades, excelentes rótulos e agradáveis surpresas.

Para saber mais, acesse: www.estrelasdobrasil.com.br

Confiram algumas fotos de nossa visita (clique para ampliar):

Saúde a todos!

8 comentários em “Apreciando uma Paisagem Paradisíaca, Conheci a Estrelas do Brasil

  1. Parabéns pelo post Tiago! Infelizmente quando estive no Sul esse ano não tive a oportunidade de visitar a vinícola, porem conheci Irineu, seus espumantes e tintos. Gostei bastante!

    Abs e saúde

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Silvestre!
      Muito obrigado pelo comentário.
      Uma pena que não pudeste visitar a vinícola – é uma experiência e tanto, recomendo fortemente que visite em sua próxima vinda aqui pelo sul.
      Um forte abraço
      Tiago

  2. Tiago,
    Quando for a Bento pretendo dar uma passada lá.
    Algum espumante em especial?
    Abraço!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Alexandre!
      Faça uma visita ao Irineu sim, não vais se arrepender. De repente é interessante entrares em contato para um agendamento.
      Quanto aos espumantes eu gostei especialmente do Riesling (mais leve) e do Nature Rosé (bem estruturado e elegante).
      Um forte abraço
      Tiago

  3. Leandro Ebert disse:

    Olá Tiago,

    também tive o prazer de visitar a Estrelas do Brasil e realmente é uma sensação inexplicável a que a paisagem proporciona. Também o conhecimento e visão do Ereneu são fatores que tornam a visita ainda mais interessante!

    abraço e parabéns pelo post.
    Leandro Ebert
    http:portalvitivinicultura.webs.com

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Leandro
      Obrigado por sua visita e pelo comentário aqui no blog. Fico lisonjeado.
      Realmente a paisagem é fantástica e a conversa com o Irineu é daquelas que nos envolve e fascina muito.
      Um abraço
      Tiago

  4. […] também. Pessoalmente, já tive a oportunidade de conhecer a vinícola em outra grata oportunidade (relembre); por sinal, um dos lugares mais belos e fascinantes da serra gaúcha – talvez, de todo o RS. […]

  5. […] passado, em uma memorável visita que fiz à cantina do enólogo Irineo Dall Agnol. Na ocasião (relembre) experimentamos muitos espumantes e, confesso, que este foi um dos que mais me surpreendeu. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s