Tarapacá Gran Reserva Chardonnay 2010

Amigos, aqui em casa é mais ou menos assim: quando não estamos provando vinhos brasileiros, estamos degustando chilenos – e vice-versa. Acho que isto é natural para os enófilos recém iniciados, como me enquadro, especialmente pelo fato de que não conhecemos outras opções seguras ou também não temos tanto acesso a elas. Este rótulo por exemplo é um best buy da famosa vinícola chilena Tarapacá e pode ser facilmente encontrado em supermercados – via de regra, os poucos que já provamos se mostraram muito confiáveis e com boa relação qualidade-preço.

Este chardonnay tem uvas provenientes do Vale do Leyda, região bem conhecida por fornecer vinhos muito interessantes (aonde tem inclusive uma bela vinícola de mesmo nome). O vinho possui 14% de álcool e de acordo com o site tem uma breve passagem de 4 meses por barricas após passar por um período de envelhecimento sobre as borras. Mas vamos ao vinho:

Em taça apresentou uma bonita coloração amarelo palha dourado. No nariz as notas clássicas de abacaxi (lembrando sobretudo certa compota) muito presentes, além de algumas notas minerais. Interessante notar que não houve a predominância da madeira, nem dos seus predicados (que as vezes incomodam). Em boca é um vinho de boa acidez. Abacaxi presente confirmando o olfato. Untuoso e amanteigado. Final potente, com boa intensidade. Retrogosto intrigante, lembrando algo como própolis ou algo semelhante.

Vinho interessante, agradável e gastronômico. Há tempos queria provar um rótulo branco desta linha e este não faz feio pelo preço que custa – em torno de 45 reais. Vale a pena conferir – aqueles que estão iniciando nos vinhos brancos não se arrependerão. O Syrah desta linha, já comentado aqui (relembre), ainda é meu favorito.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s