Do Lugar Cabernet Franc 2011 #cbe

Estimados amigos, esta é a 75ª edição da primeira e única confraria virtual de vinhos do Brasil, a CBE – Confraria Brasileira de Enoblogs. Para que não sabe, vou explicar: todos os meses, um membro de nossa confraria – formada por um grupo de blogueiros de vinhos de todo o país – elege um tema. A partir daí, cada participante escolhe um vinho dentro da temática sugerida e publica um post sobre o vinho no primeiro dia do mês seguinte. Uma experiência muito legal, gostosa e que me orgulho de fazer parte.

Pois bem, este mês o tema foi proposto pelo confrade Deco Rossi, do blog Enodeco. E o tema escolhido foi: “Cabernet Franc do novo mundo até R$ 150,00”. Fiquei entusiasmado no mesmo instante, até por que seria  aprimeira vez que eu degustaria um Cabernet Franc com a devida atenção. Mais uma vez a CBE me proporcionaria um aprendizado – e olha que até então não foram poucos!

O vinho por mim escolhido é elaborado pela vinícola Dal Pizzol, de Faria Lemos. É um rótulo da linha de entrada, intitulada “Do Lugar”, formada por vinhos mais jovens, especialmente voltados para o consumo cotidiano. Este Cabernet Franc possui  13% álcool e vem de uma produção limitada de somente 20 mil litros, com garrafas numeradas – abrimos a de n. 2.283. Mas vamos ao vinho:

Em taça, tem uma bonita cor vermelho rubi, com leve transparência. Lágrimas em boa quantidade, transparentes, marcando toda a taça. Aromas de boa intensidade, com boa lembrança de especiarias no início. Aos poucos evolui muito bem para frutas vermelhas, especialmente cereja, com boa complexidade. Em boca é um vinho de médio corpo e acidez presente muito correta. Taninos muito bem polidos, revelando a adstringência com a lembrança daquela sensação de especiarias do início. O toque de frutas vermelhas aparece confirmando muito bem, especialmente no retro-olfato, que se mostrou essencialmente frutado.

Vinho muito agradável, correto, fácil de beber e que tem todos os requisitos necessários para ser uma ótima opção para o dia a dia. Harmonizou  muito bem acompanhando uma massa com molho de carne que eu e minha esposa fizemos, mas creio que também vai se sair muito bem com pratos mais leves, ou até mesmo sozinho (inclusive se estiver um pouco mais resfriado). Arriscaria bebê-lo em dias mais quentes. Um excelente vinho pelo preço que custa: em torno de 25 reais. Certamente muito superior a vários rótulos importados que temos a disposição por preços similares. Recomendo sem restrições.

Saúde!

 

4 comentários em “Do Lugar Cabernet Franc 2011 #cbe

  1. Henrique Pinto disse:

    Olá Tiago
    Desta vez é pra te agradecer pela avaliação! Sou representante da Dal Pizzol em SP e fico muito feliz quando vejo nossos vinhos agradando pessoas de fino e refinado gosto! Realmente nosso cab-franc apresenta muita qualidade por um custo muito acessível!
    Abç

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Henrique
      Primeiramente obrigado pelo comentário e pelo elogio de pessoa “de fino e refinado gosto”. Fico lisonjeado; afinal, acho que é isso o que buscamos, não é mesmo?
      De fato, este é um vinho que me surpreendeu pela ótima relação qualidadeXcusto. Aqui em casa aprovou.
      É interessante que há alguns anos atrás (quando não me considerava enófilo ainda) experimentei o Do Lugar Cabernet-Merlot e gostei bastante; foi inclusive um dos vinhos que me “ensinaram” a tomar vinho e que foram responsáveis para meu ingresso neste universo tão fascinante.
      Forte abraço e saúde!
      Tiago

  2. […] * Do Lugar Cabernet Franc 2011 (Foto)-  Link […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s