Viu Manent Secreto Pinot Noir 2010

Amigos, sempre tive curiosidade de experimentar os vinhos desta linha da grande vinícola chilena Viu Manent. Em minha última viagem a fronteira voltei com este Pinot e um Carmenère na bagagem, sendo que este último ainda não abri. Diga-se de passagem, tenho tido experiências muito interessantes com os Pinots chilenos; possuem um estilo que têm me cativado e acho que podem agradar muitos consumidores com certeza.

Segundo meu amigo Raphael Baruki, do excelente blog Enóffillo, o nome Secreto vem do fato de que 85% do vinho é elaborado com a varietal do rótulo e o restante… é segredo! rsrs Uma grande jogada de marketing da vinícola, diga-se de passagem, que assim busca atrair a curiosidade dos enófilos. As uvas são do Vale Casablanca e o vinho possui 14,5% de álcool. Parte do vinho (85%) estagiou em barricas francesas.

No visual é um vinho muito bonito, com uma cor vermelho rubi, mais escuro que outros Pinot que já experimentei. Lágrimas por toda a taça, quase transparentes. No nariz tem boa intensidade e principalmente complexidade; frutas negras (ou secas), lembrança de certa compota, notas vegetais, terra molhada e uma certa mineralidade, além de um toque de especiarias bem presente. Uma ponta de álcool aparecendo, mas sem incomodar.

Em boca é um vinho com muito boa acidez (até um pouco alta para meu gosto pessoal). Mais encorpado que o esperado – de média estrutura eu diria. Frutado aparecendo bem, com os taninos lembrando um toque de especiarias. O álcol deixou o vinho potente, dando até um certo ar licoroso. Final de boa duração, com lembrança de compota de amora.

Amigos é um bom vinho, gastronômico, muito interessante. Acho que sobrou um pouco de álcool demais; seria um vinho ainda melhor sem este detalhe. Um PN diferente dos que eu conhecia e que não esquecerei. Vale a pena experimentar. Está em um bom momento para o consumo, mas creio que ainda seria possível guardá-lo por um ou dois anos, talvez mais. Custa em torno de 63 reais.

Saúde!

Um comentário em “Viu Manent Secreto Pinot Noir 2010

  1. […] do Chile. Inclusive vale lembrar que já provamos um ótimo Pinot desta linha e publicamos por aqui. O exemplar de hoje é elaborado com 85% de Carmenère e o restante… é […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s