Don Pascual Reserve Viognier 2009

Amigos, adquiri este vinho despretensiosamente em um freeshop da fronteira uruguaia. Vi e decidi levar este vinho da linha Don Pascual – que por sinal já teve um Tannat que passou por aqui e agradou (relembre).

É elaborado pelo Establecimiento Juanicó, em Canelones, bem próximo a Montevidéu. É um vinho com 13,8% de álcool, elaborado exclusivamente a partir da varietal Viognier, com passagem por barricas novas. Vamos ao líquido:

Vinho de coloração muito intensa, tendendo a um tom âmbar – possivelmente com alguns traços já de certa evolução. No nariz apresentou aromas um pouco adocicados de frutas tropicais em calda e algumas notas de especiarias e herbáceas. Em boca é um vinho muito untuoso, com leve acidez. Toque amadeirado muito presente, o que o deixou um pouco enjoativo. Lembrança de frutas brancas em calda confirmando o olfato. Final potente (pelo álcool), de boa duração; leve amargor, mas sem comprometer.

Acompanhou bem alguns filés de abrótea que preparei. No entanto, creio que um vinho mais leve – um Sauvignon Blanc, por exemplo – harmonizaria melhor com a leveza do prato.

Amigos, não é o tipo de vinho branco que me agrada – acredito que me interesso menos pelos tipos  “pesados” e mais pelos vinhos mais frutados e leves. De todo modo não é um mau vinho – vai agradar aos que gostam do estilo. No Brasil já pode ser encontrada a safra 2010, por 28 reais em média. A quem tem uma garrafa da 2009, sugiro beber logo; não deverá evoluir com a guarda.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s