Cabal Reserva Chardonnay 2008

Amigos, experimentei este vinho em uma degustação a algum tempo atrás, motivado pela boa experiência que tive com um Malbec desta mesma linha da vinícola San Carlos Sud (relembre).

Este é um Chardonnay com 13% de álcool e que tem passagem por barricas francesas por quatro meses. As uvas são da região do Vale do Uco, nos arredores de Mendoza, com vinhedos de altitude superior a 1000 metros.

O que achei deste vinho:

Coloração amarelo dourado, denotando certa evolução. Aromas de frutas maduras, abacaxi em compota e frutas secas. Notas de mel e similares completam o conjunto. Álcool um pouco sobressalente, deixando o vinho com ar licoroso. Em boca tem acidez mediana, e corpo muito untuoso, o que comprometeu um pouco a refrescância. Final seco, de média persistência e retrogosto com lembrança de frutas passadas. Álcool um pouco em excesso, deixando o vinho de certa forma difícil.

A vinícola atualmente está disponibilizando para a venda a safra 2010 deste vinho, que julgo estar mais agradável no paladar, possivelmente mais leve e refrescante. Certamente aqueles que preferem os brancos mais evoluídos ou até robustos vão gostar deste rótulo – que também pode ser encontrado à venda, por cerca de 40 reais. De todo modo, valeu a experiência de conhecer um varietal branco argentino – se não me falhe a memória, este deve ter sido o primeiro aqui no blog.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s