Os 7 Melhores do Ano no Universo dos Vinhos!

Estrelas_do_Brasil_09

Estimados amigos, 2012 está chegando ao fim. Foi um ano muito legal para mim aqui no Universo dos Vinhos: fiz amizades, o blog cresceu, bebi bons vinhos e conheci grandes pessoas. Visitei algumas vinícolas, tive bons momentos (na foto, a lembrança da visita à Estrelas do Brasil). Creio que aprendi bastante, sobretudo com vocês, amigos leitores. Acho que não teria como fechar o ano de forma mais positiva.

A exemplo do post que escrevi ano passado (relembre), resolvi registrar aqui no blog uma lista dos 7 vinhos que mais chamaram minha atenção em 2012. Entretanto, este ano fiz um pouco diferente: ao invés de simplesmente classificá-los por uma ordem, preferi criar categorias, estilo Oscar Hollywoodiano, rsrs.

Só “concorrerram” os vinhos que publiquei aqui no blog e que analisei com calma e na tranquilidade do lar; não considerei aqueles que provei em feiras, eventos e degustações – e houveram muitos rótulos excelentes, diga-se de passagem.

Confiram a seguir os vinhos que mais me impressionaram em 2012 (com alguns breves comentários):

Bom e Barato – Larentis Vigna D’Oro Merlot 2010

Não há muito o que dizer… Um vinho Bag-in-Box com o custo relativo a 6 reais a garrafa e ainda com boa qualidade é um achado. Para quem gosta muito de beber um bom vinho no dia a dia e está a procura de um rótulo de preço convidativo, não precisa mais procurar…

Melhor Custo BenefícioCasa Venturini Tannat Reserva 2009

Por 29 reais comprei este Tannat, um dos melhores desta casta que já passaram aqui no blog e possivelmente um dos vinhos brasileiros de melhor custo-benefício no mercado nacional. Vence tranquilamente muitos rótulos estrangeiros que custam o mesmo preço – e inclusive vários que custam mais. Altamente recomendado.

Melhor EspumanteChampagne Vollereaux Millesime 2005 Brut

Amigos, em 2012 tomei Champagne pela primeira vez na vida. E foi bom. Ganhar de champagne não é nada fácil – ainda mais uma Champagne como esta. Esta Millesime 2005, uma das estrelas de um Winebar que tivemos este ano, recebe os aplausos aqui no blog.

Melhor Vinho BrancoVaranda do Conde 2010

Diria eu que este ano me apresentei de vez aos vinhos brancos, que eu pouco conhecia quando criei o blog em 2011. Acho que 2013 vai ser um ano excelente para me aprofundar ainda mais, pois curiosidade é o que mais me sobra. Provei este belo vinho verde de Portugal no início do ano e achei muito interessante.

Melhor Vinho TintoAlto das Figueiras Merlot 2009

Uma coisa é certa: este Merlot de Encruzilhada do Sul é uma obra prima do mestre Antonio Czarnobay, uma das figuras mais respeitadas no mundo do vinho brasileiro. Uma belíssima pedida – tanto que o vinho praticamente esgotou no comércio. Quisera eu ter mais algumas garrafas. Se arrependimento matasse… Aguardamos ansiosamente os próximos lançamentos!

O SurpreendenteEspumante Valmarino & Churchill Extra Brut 2009

Tem produtos que realmente nos surpreendem e marcam presença em nossa memória. Se as expectativas quanto a este espumante já eram ótimas, a degustação na prática então foi sensacional. Este espumante é mesmo tudo de bom. Um dos grandes vinhos que provei em 2012. Vai deixar saudades.

 Vinho do AnoEspumante Adolfo Lona Órus Pas Dosé

Existem vinhos e espumantes que definitivamente são especiais. Daqueles que nos marcam e que vamos lembrar por muitos anos. Acho que o Órus do competente enólogo Adolfo Lona, que tive o prazer de conhecer este ano, é um destes espumantes especiais. Um formidável produto da viticultura brasileira, sem sombra de dúvida.

Saúde a todos!

Um comentário em “Os 7 Melhores do Ano no Universo dos Vinhos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s