Elena Walch Merlot Aldo Adige DOC 2008 #cbe

Elena_Walch_Merlot_Alto_Adige_DOC_2008Estimados amigos, estamos começando os trabalhos de 2013! E começando em altíssimo estilo, diga-se de passagem. Isso graças ao tema da CBE especial de fim de ano, escolhido pelo confrade Luiz Cola do excelente blog Vinhos e Mais Vinhos: “Um grande vinho de sua adega (tinto, branco, espumante ou sobremesa) para celebrar o fim “deste” ano, mas não “do mundo””. Um tema e tanto não é mesmo?

Meu vinho escolhido foi este excepcional exemplar italiano que ganhei de presente do meu estimado irmão Felipe e que eu estava cuidadosamente guardando para um momento especial. É elaborado pela respeitada vinícola Elena Walch, uma das mais prestigiadas da Itália. Trata-se de um varietal 100% Merlot, com denominação de origem do Alto Ádige, uma região situada no nordeste do país. O vinho sofreu fermentação malolática na sua elaboração, permanecendo 14 meses em contato com carvalho esloveno (!). Vamos às minhas impressões sobre este precioso líquido:

Coloração vermelho grená, levemente translúcido. Lágrimas finas, quase transparentes. Aromas de boa intensidade e complexidade: frutos vermelhos ou negros maduros, compota, notas balsâmicas, terra e nuances herbáceos. Em boca um vinho com ótima acidez e médio corpo. Aveludado e macio. Toque frutado e balsâmico muito presente. Taninos delicados, deixando o vinho elegante, levemente apimentado. Final de boa duração, potente, com um certo mentolado muito interessante e que me agrada muito. Gastronômico, sem qualquer dúvida.

Amigos, começamos o ano muito bem. Agradeço ao meu irmão pelo presente e ao Luiz pelo tema – já que o vinho está em um ótimo momento para consumo e estava mesmo na hora de ser aberto: a perspectiva de guarda indicada no site da vinícola é de 3 a 5 anos. É um excelente exemplar italiano, isento de defeitos. Vale a pena mencionar que a madeira não se sobressaiu em nenhum momento, o que deu ao vinho muitos pontos. Este vai deixar saudades. Custa em torno de 102 reais.

Saúde e um excelente 2013 para todos nós!

Nota: Amanhã será postado o tema da CBE de janeiro – “Brancos do Vale do Loire até R$150”

Um comentário em “Elena Walch Merlot Aldo Adige DOC 2008 #cbe

  1. […] costume em todo o final de ano. Ontem postamos o vinho do “tema extra” de final de ano (relembre). O vinho de hoje foi também proposto pelo confrade Luiz Cola do blog Vinhos e Mais Vinhos, que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s