RAR Collezione Viognier 2010

Amigos, faz um bom tempo que queria experimentar este vinho. Conheci este rótulo em uma das primeiras visitas que fiz à vinícola Miolo, já faz algum tempo (relembre). Na ocasião gostei muito dele, e confesso que na época eu não tinha grande apreço pelos vinhos brancos. Muitos blogueiros já experimentaram e aprovaram este Viognier de forma quase unânime. Foi interessante conferí-lo após uma pequena evolução.

Esta vinho é de uma linha especial da vinícola Miolo elaborada em parceria com o sr. Raul Anselmo Randon, um respeitado empresário aqui do sul, conhecido especialmente pela marca de suas carrocerias – além de elaborar também um queijo grana fantástico. Este varietal Viognier foi um dos primeiros da linha a serem elaborados. As uvas são da região dos Campos de Cima da Serra, onde se encontram as videiras com maior altitude no estado. Tem 13% de álcool e estagiou por 12 meses em barricas francesas. Vamos ao vinho:

Em taça apresentou coloração amarelo palha com reflexos dourados. No nariz os aromas são de boa intensidade e foram se abrindo aos poucos. Aromas predominantes de frutas brancas, ora adocicadas (com notas amanteigadas ou lácteas), ora cítricas lembrando abacaxi e maracujá.  Com o aumento da temperatura os aromas ganharam complexidade, lembrando especiarias e certo mel. Em boca é um vinho untuoso e com boa cremosidade. Acidez excelente, revelando no final um toque de frutas cítricas muito interessante. Vinho refrescante e com final de certa potência, deixando-o gastronômico e com boa vocação para companhar diversos pratos.

Amigos, eis mais um blogueiro satisfeito – o vinho definitivamente agradou. É interessante, correto e muito bem feito. Chama a próxima taça. Acho que está no seu auge – quem tiver um, pode beber com certeza. No mercado há uma grande variação de preços; pela garrafa pagamos menos de 30 reais na loja Empório, no mercado público de Porto Alegre, mas incrivelmente pode ser encontrado por até 67 reais (também em Poa). Atualmente, custa 49 reais no varejo da vinícola. Ainda assim, uma boa compra.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s