Pioche et Cabanon Rosé #cbe

Pioche_et_Cabanon_Rose_2009

Amigos, chegamos a mais uma edição da nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs, que chega este mês a sua 78ª edição. O tema deste mês foi sugerido pelo confrade Ewerton Cordeiro, autor do blog Vinhos de Minha Vida. Para este mês, a sugestão foi degustarmos um belo Rosé de Provence. Como eu não sou muito acostumado a experimentar rosés – e, portanto, acabo tendo receio na hora de comprar – acabei gostando muito do tema; afinal, era uma ótima oportunidade para experimentar um dos rosés mais conceituados no mundo do vinho.

Minha escolha foi este exemplar da Jean-Luc Colombo, importado pela Decanter. Comprei na Osmar Vinhos, em São Leopoldo. É elaborado através de um corte de 40% de Syrah, 40% de Mourvèdre e 20% de Counoise. Permanece eamadurecendo por seis meses em contato com as borras (Sur Lie) em tanques de inox e tem 12,5% de álcool. Vamos ao vinho:

Em taça apresentou uma cor muito bonita, em tom alaranjado lembrando bronze. Aromas delicados, lembrando frutas vermelhas cítricas. Notas minerais muito presentes. Álcool aparecendo um pouco sobressalente, dando ao vinho um certo toque balsâmico. Em boca é um vinho que marca pela boa acidez e um toque cítrico que lembra tangerina. Mineralidade confirmando o nariz. Mais fresco do que untuoso. Final seco, de boa persistência e complexidade. Vinho gastronômico; acompanhou bem o salmão que preparamos.

Segundo o site da importadora o potencial de guarda do vinho é de 3 anos; acredito que ele já esteja apresentando leve declínio, sobretudo quanto a intensidade de aromas. Mas certamente a acidez ainda está muito presente, o que deixou o vinho pra lá de interessante. Apesar do preço um pouco salgado, valeu a compra. Pela garrafa pagamos 80 reais.

Saúde!

2 comentários em “Pioche et Cabanon Rosé #cbe

  1. Otto Guilherme Gerstenberger Junior disse:

    Parabéns! Gostei muito dos vinhos recomendados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s