Canepa Finissimo Carmenère 2010

Canepa_Finissimo_Carmenere_2010

 Grandes amigos, estou de volta mais uma vez com outro vinho do Clube Wine. O escolhido para a postagem de hoje é este Carmenère chileno, que esteve na seleção do clube do mês de julho do ano passado. Trata-se de um dos rótulos de maior peso entre os exemplares da vinícola Canepa. Tem amadurecimento por 13 meses em barricas francesas e leva um pequeno percentual de Cabernet Sauvignon (10%). As uvas são provenientes da região do Vale do Cachapoal

Vinho de cor rubi escura e reflexos violáceos, daquelas que mancham as paredes da taça e os dentes. No início aromas muito amadeirados, com o carvalho tomando conta. Aos poucos o vinho foi se abrindo e surgiram algumas frutas vermelhas, lembrando ameixa e amora, além de notas vegetais e um pouco de especiarias. Em boca é um vinho que assusta um pouco no primeiro gole, mas creio que ao longo da janta ele foi se tornando mais macio e redondo. É bem estruturado e com boa acidez – embora poderia ter sido maior. Madeira um pouco forte demais, se sobrepondo ao frutado. Final de média duração, tânico, secando a boca, com certa lembrança de notas herbáceas.

Vinho muito correto, com certa elegância inclusive no rótulo, garrafa, rolha e no líquido. Tem uma característica que julgo fundamental: é um vinho que chama a próxima taça (inclusive acabei bebendo bem mais que a metade da garrafa- fora dos meus padrões normais). Acho que a madeira sobrou demais, o que deixou o vinho menos interessante do que poderia ser. Atualmente é vendido no site da Wine a 70 reais – sinceramente, creio que por este valor encontramos vinhos melhores. De todo modo, para quem gosta da Carmenère vale a pena conferir.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s