Espumante Estrelas do Brasil Brut Rosé Pinot Noir

Estrelas_do_Brasil_Brut_Rose_Pinot_Noir

Estimados amigos, transcrevo hoje aqui no blog o post que escrevi  para o respeitado blog Vivendo Vinhos de meu amigo Cristiano Orlandi. A idéia é atender a uma causa nobre: publicar uma sugestão de um vinho no seu já conhecido guia “Montando a Adega”. O tema escolhido  deste ano foi “Que vinho você abriria para um amigo que ficou algum tempo sem beber e por que?”

 É curioso eu estar escrevendo este post já que este ano, em função de alguns probleminhas de saúde, eu acabei ficando forçosamente algumas boas e longas semanas sem beber nenhum vinho. E depois deste longo período achei que eu era merecedor  daquela que considero a mais perfeita das bebidas – o espumante. Afinal, quem me conhece sabe que minha sugestão não poderia ser outra, não é mesmo?

Pois bem, este é um dos espumantes mais bem comentados da jovem produtora Estrelas do Brasil, um vitorioso projeto dos enólogos Irineo Dall’Agnol e Alejandro Cardozo focado na produção de espumantes de alta qualidade e com longo tempo de maturação e guarda (alguns superior a 6 anos). Este rótulo especialmente é um rose (bem ao meu estilo), 100% Pinot Noir da safra 2009,  elaborado pelo Método Tradicional com o uso de leveduras encapsuladas ficando em contato por 24 meses em maturação. Vamos ao líquido!

Em taça, uma bonita cor salmão claro alaranjado, com perlage muito fino, intenso e barulhento. Aromas com muita complexidade, denotando notas cítricas de pitanga e tangerina, além dos aromas da fermantação como pão e notas amanteigadas. Em boca é um espumante harmônico e muito agradável. Excelente cremosidade aliada a um elegante frescor confirmando a percepção cítrica e acidez do nariz. Final bastante seco, com boa duração em boca remetendo à lembrança do mousse. Sem defeitos.

Creio que é um belo espumante para o tema proposto pelo “Montando a Adega”: para quem ficou muito tempo sem beber, não vai decepcionar (com toda a certeza). É elegante, agradável e com bom potencial gastronômico. Um Brut de mão cheia e repleto de predicados positivos. E convenhamos: um espumante sempre é uma ótima opção não é mesmo?

Em tempo: o preço também é bastante convidativo. A caixa com 6 unidades custa 210 reais no site da vinícola. Em Porto Alegre é possível encontrar o espumante por 40 reais nas lojas do ramo. Relação custo-benefício acima da média, com certeza.

 Saúde a todos!

Um comentário em “Espumante Estrelas do Brasil Brut Rosé Pinot Noir

  1. eliana aleixo disse:

    Gostaria de receber sempre notícias sobre este site.
    grata.

    I would like have news abaout this site.
    Thanks

    Mi piacerebbe ricevere notizie su questo site.
    Grazie Mille.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s