Lagar de Robla Premium 2008

Lagar_de_Robla_Premium_2008

 

Amigos, este é um dos exemplares elaborados com a uva Mencia que fizeram parte dos vinhos do Clube Wine do mês de setembro de 2012.  A bodega Alvarez de Toledo utiliza uvas  provenientes da região espanhola de Bierzo, cultivadas em videiras com idade acima dos 60 anos. Permaneceu por nada menos que 18 meses em barricas de carvalho, após 20 dias de contato com as borras. Vamos ao líquido.

Cor rubi violáceo, escuro. Lágrimas rosadas marcando as paredes da taça. Aromas de boa intensidade, lembrando frutos vermelhos ou negros com notas da madeira. Percebi pouca complexidade no nariz. Em boca é um vinho de corpo e acidez médios, com discreta lembrança do frutado e muita predominância da madeira – que, ao meu ver, ofuscou um pouco o equilíbrio do conjunto. Percebe-se também certa mineralidade. Final tânico, seco e curto.

Como sempre amigos, prezo pela sinceridade… Longe de mim querer posicionar-me em uma condição de entendedor de vinhos – aqui estou para aprender, como sempre digo. Sempre achei que aqui no blog o mais importante era eu expressar minha fiel opinião aos leitores, livre de qualquer profissionalismo ou “compromisso”. Digo tudo isso por que apesar de muitos amigos blogueiros e enófilos terem gostado (alguns, muito) deste exemplar, confesso que lá em casa ele não arrancou suspiros. Achei um vinho fácil de beber, excessivamente simples e um pouco amadeirado demais. Sinto não ter outra garrafa para prová-lo e quem sabe dar outra chance.

Pesquisei, mas aparentemente não consta mais à venda no site da Wine. Pelo clube custou em torno de 48 reais. Tenho ainda guardado o outro vinho da seleção – Alvarez de Toledo. Veremos como ele se sai.

Saúde a todos!

2 comentários em “Lagar de Robla Premium 2008

  1. Neto disse:

    Mesmas impressões que as suas. Vinho simpático, mas simples, sem grandes qualidades que o marquem. Não sei de onde o Robert Parker tirou os 91 pontos que deu a este tinto!

    • Tiago Bulla disse:

      Neto, agrdeço muitíssimo pelo seu comentário!
      E fico feliz e envaidecido em encontrar alguém que compartilhou minhas impressões.
      Muitas pessoas gostaram do vinho. Lá em casa, não fez grande sucesso.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s