Angheben Touriga Nacional 2008 #cbe

Angheben_Touriga_Nacional_2008

Estimados amigos, depois de algum tempo afastado em razão de alguns probleminhas de saúde de nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs, estamos de volta nesta 80ª edição da primeira e quem sabe única confraria virtual de vinhos no Brasil. O tema deste mês foi sugerido pelo confrade Maykel Campos, do blog Vinho por 2: “Um varietal de Touriga Nacional de qualquer região e faixa de preço.”

Até então, acho que eu nunca havia experimentado um Touriga antes – talvez apenas em cortes. De cara, optei por experimentar este admirado rótulo da competente vinícola Angheben, comandada pelo sr Idalêncio e seu filho Eduardo.  Já queria experimentá-lo a tempos (a safra anterior se esgotou rápido e perdi a chance). Estava com esta garrafa carinhosamente guardada em minha adega para uma ocasião especial e decidi que era a hora. O vinho é elaborado com uvas de Encruzilhada do Sul, possui  13% de  álcool e não tem passagem por madeira. Foram elaboradas somente 4000 garrafas. Digito as palavras a seguir enquanto degusto minha terceira taça 🙂

Vinho de coloração rubi escura, com certa transparência e bordas atijoladas em tom grená (muito bonito por sinal). Lágrimas finas e transparentes. Aromas de boa intensidade, com presença de frutos maduros (especialmente ameixa) e muitas notas balsâmicas, potencializadas com leve presença do álcool – que não incomoda. Lembranças herbáceas e de especiarias completam o conjunto que se manteve firme durante um bom tempo. Boa complexidade. Em boca é um vinho de corpo médio, muito macio e agradável. Excelente acidez, do início ao fim, fazendo salivar e credenciando o vinho como gastronômico. O toque balsâmico está bem presente, assim como a lembrança de ervas e algumas notas vegetais e de especiarias. Muito bom volume em boca. Taninos muito bem polidos fecham o conjunto. Final essencialmente seco, com boa persistência e gostinho de “quero mais”.

Amigos, que belo vinho. É daqueles Vinhos com “V” maiúsculo, se vocês me entendem. Muitíssimo bem feito e repleto de predicados positivos. Gastronômico, acompanhará bem muitos pratos – eu investiria em uma carne com um belo molho. Todavia, posso garantir: vai bem com pratos leves e até sozinho, sem problemas. Esse vai ficar na memória. Vale a pena conferir. Está pronto para o consumo, mas pode ainda ser guardado por mais algum tempo. Pela garrafa pagamos 50 reais na Vinhos e Sabores.

Saúde!

4 comentários em “Angheben Touriga Nacional 2008 #cbe

  1. Alessandra disse:

    Tiago, achei bem bacana sua avaliação. Há tempos queria provar vinhos dessa vinícola e agora já tenho uma ótima desculpa.
    Parabéns pelo blog!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Alesandra!

      Fico feliz que tenhas gostado do post e do blog. É sempre muito bom receber esse retorno positivo dos amigos blogueiros

      Quanto aos vinhos da Angheben, não tem erro: todos os que eu provei até então são muito bem-feitos e com boa qualidade. Recomendo fortemente. E se algum dia vieres ao Vale dos Vinhedos, sugiro que faças uma visita à vinícola: os proprietários (sr Idalâncio e o Eduardo) são pessoas muito simpáticas e receptivas com os visitantes enófilos.

      Vou olhar seu blog também.

      Saúde!

  2. Caro Tiago

    Muuuuito obrigado pelos elogios ao nosso Angheben Touriga, realmente é um vinho que está fazendo sucesso mesmo estando ainda longe do seu “auge” (arrisco que ele atinja o seu melhor daqui a uns 2 a 3 anos). Agradeço, também pelas gentis palavras sobre nosso atendimento. Um abraço especial e estou esperando novamente na Angheben para conversarmos com calma e beber um vinho!

    • Tiago Bulla disse:

      Grande Eduardo
      Agradeço pela visita e pelo seu comentário.
      Aproveito para parabenizá-lo pelo excelente vinho. Também acho que ele vai evoluir bem – inclusive, prudentemente acho que eu deveria comprar mais uma garrafa 🙂
      Vamos marcar sim uma visita, já está mais do que na hora.
      Um forte abraço
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s