Provando os Vinhos de Vanderlei Luxemburgo na Confraria BomVin

Foto: Mell Helade

Foto: Mell Helade

Estimados amigos, antes de tudo, uma breve contextualização

Depois de alguns contatos e combinações entre pessoas interessadas, criamos aqui em Porto Alegre uma nova confraria de amigos apaixonados pela bebida de Baco. Resolvemos batizá-la de BomVin, em alusão ao nome de um dos bairros mais tradicionais da cidade, o Bom Fim. Dela participam  jornalistas, blogueiros e profissionais do ramo. Esta edição foi um encontro extra que resolvemos fazer no mês de abril em torno de um tema muito especial, o qual compartilho com os amigos leitores hoje.

A ideia foi degustar alguns dos rótulos oferecidos pela loja comprevinhos.com, um novo empreendimento lançado a menos de um mês, focado em vendas pela internet. A loja virtual conta com mais de dois mil vinhos à venda de diversos países e com uma ampla faixa de preços, visando agradar todos os gostos e especialmente todos os bolsos. E por falar em custos, há de se dizer: os valores dos vinhos são altamente competitivos em relação aos preços encontrados no mercado. Vale a pena conferir – e comparar. Não vão faltar surpresas (e das boas).

O sócio-proprietário Rafael Zardo, em parceria com o renomado treinador Vanderlei Luxemburgo – também investidor no empreendimento –  se prontificaram a nos proporcionar uma bela degustação de quatro rótulos oferecidos no site da Comprevinhos. Dado o caráter informal e descontraído da degustação, não fiz muitas anotações. Todavia, não poderia deixar de tecer alguns breves comentários sobre os vinhos que provamos:

I Latina Carmenère 2009 – Belo vinho chileno da região do Vale do Cachapoal. Leva 11% de Syrah e tem 14% de álcool. Elegante, equilibrado e com frutado em evidência. Taninos bem integrados. Belo vinho. Vendido na faixa dos 100 reais no site. Um dos preferidos de vários confrades na noite.

Gran Araucano Cabernet Sauvignon 2009 – Talvez o meu favorito. Excelente Cabernet chileno do Vale do Colchágua, com 14,5% de álcool. Aromas muito frutados, lembrando uma geleia de frutas vermelhas. Harmônico e com excelente acidez. Taninos polidos. Vinho muito bem feito. Custa 130 reais no site. Recomendo.

Perez Cruz Quelen 2008 – Interessante corte chileno de Petit Verdot, Cot e Carmenère,  com 14,5% de álcool e 14 meses de passagem por barricas francesas. Uvas do Vale do Maipo. Vinho com boa intensidade de aromas, apimentado, equilibrado e com um toque adocicado interessante. Agradou muitos confrades. Está a venda por cerca de 200 reais no site.

La Croix de Saint Jean Lo Paire 2006 – Um dos vinhos mais instigantes da noite. Assemblage francês de Grenache e Syrah com 14,5% de álcool. Muita complexidade, com aromas evoluindo na taça aos poucos. Gastronômico. Fino. Uma aeração e degustação lenta são recomendáveis. Vendido na faixa dos 120 reais.

Uma noite memorável. Excelentes vinhos na presença de bons amigos e confrades. Por fim, ainda tivemos a oportunidade de provar um Malbec de respeito: o Viu Manent Vibo, da safra 2007. Um vinhaço. Deixo para comentar em um outro dia, quando puder bebê-lo com a devida calma que merece 🙂

Em tempo: o encontro ocorreu na Enoteca Vinum, no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. Para quem não conhece o local, recomendo muito uma visita. O ambiente é muito bonito e aconchegante, excelente para um happy hour ou para dar uma descontraída à noite. O destaque especial fica por conta da máquina Enomatic, uma exclusividade da loja no sul do país. Mas os detalhes ficam para um próximo post, com certeza – aguardem!

Saúde a todos!

Um comentário em “Provando os Vinhos de Vanderlei Luxemburgo na Confraria BomVin

  1. […] amigos, não sei se estão lembrados, mas a alguns meses (confira) atrás fizemos uma bela degustação com rótulos da Comprevinhos – uma nova empresa que […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s