Mendel Malbec 2009 #malbecworldday

Mendel_malbec_2009

Amigos, aos poucos vou comentando sobre os excelentes Malbecs que degustamos no célebre dia 17 de abril – a data mundialmente dedicada a celebrar este belo vinho ícone da Argentina.

O primeiro vinho degustado na noite foi este belo exemplar de Lujan de Cuyo, região próxima a Mendoza com vinhedos a 1000 metros de altitude. Elaborado pela Bodega Mendel, o vinho estagiou por 12 meses em barricas novas de carvalho francês. As videiras tem 80 anos de idade. Vamos ao líquido:

Vinho rubi escuro com reflexos violáceos. Lágrimas rosadas marcando a taça. Boa intensidade e complexidade de aromas. Lembranças da madeira, sem ser enjoativo. Frutado presente. Ameixa. Frutas pretas. Toque de especiarias (de leve). Em boca tem boa acidez, muito corpo e boa confirmação do frutado (sobretudo da ameixa). Vinho tânico, daqueles que “gruda” em toda a boca. Potente (álcool a mais de 14%), com final intenso e de boa duração.  Potencialmente gastronômico.

Não sou muito chegado ao uso do meu pequeno decanter, mas desta vez resolvi aerar o vinho com esta bela ferramenta e adorei o resultado. O vinho ficou mais de uma hora descansando e abriu muito em aromas, além de reduzir um pouco o peso do álcool. Recomendo aos amigos que forem degustá-lo que façam o mesmo, vale a pena.

Pessoalmente, gostei muito deste vinho. É um Malbec bem ao meu estilo, muito bem estruturado e equilibrado. Não é vinho para bebericar – merece uma bela carne, sem dúvidas. A guarda lhe fará bem, deve deixá-lo mais redondo e fácil de beber – eu guardaria por mais uns dois ou três anos. É vendido no site da importadora Expand na faixa dos 80 reais.

Nota: Esta garrafa nos foi gentilmente enviada pela Wines of Argentina para degustação, em razão do Malbec World Day.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s