Gato Negro Merlot 2011

Gato_Negro_Merlot_2011

Amigos, posso lhes assegurar que neste mundo do vinho nem tudo são flores. Muitas vezes quando as pessoas me pedem uma sugestão de vinho na casa dos 20 a 25 reais eu acabo por indicar um rótulo brasileiro, pela segurança que acredito que nossos vinhos tenham nesta faixa de preço. Pois bem, não são raras as vezes que as pessoas torcem o nariz e se contrariam com tal indicação, dizendo preferir sempre os chilenos e que estes são sempre superiores aos nossos. Bem, cada um com sua opinião. Pessoalmente amigos, acho que não é bem assim…

Este é mais um rótulo que postamos aqui no blog da linha Gato Negro da grande vinícola chilena San Pedro. Escolhi este vinho para acompanhar uma sopa de capeleti que preparamos no friozinho que está chegando aqui no sul. A combinação vinho+sopa é muito tradicional por aqui, embora muitos a critiquem. Eu pessoalmente acho que não há nada melhor. Uma única dica: prefiram vinhos com pouca estrutura e até os mais “simples” – podem ter certeza que fica ótimo. Bem, a sopa estava deliciosa, mas vamos ao vinho:

Vermelho rubi, poucas lágrimas. Álcool a 13%. Aromas predominantemente vegetais com muito pimentão e um certo herbáceo. Frutas muito discretas, com leve madeira. Em boca é um vinho simples, de corpo médio, pouca acidez e presença forte do herbáceo. Leve amargor no final. Taninos muito discretos.

Acho que quem está começando no mundo do vinho e resolve beber este rótulo poderá ficar meio confuso. Ele não parece nem vinho chileno e muito menos Merlot. A tipicidade, ao meu ver, foi um tremendo fiasco. É o que constatamos muitas vezes no mercado brasileiro de vinhos: os vinhos chilenos são sempre tidos como superiores (e dá status bebê-los), enquanto que os nacionais são sempre “os piores e mais caros”. Acho que a definição do Complexo de Vira Lata de Nelson Rodrigues cai bem, mais uma vez. Em suma amigos: é um vinho bem fraco, sem atrativos. A quem duvida, abra-o juntamente com um nacional de preço similar (ambos às cegas) e poderá se surpreender. Dentro da linha Gato Negro, creio que o Carmenère (relembre) é uma escolha melhor.  Tanto um quanto o outro custam na faixa dos 22 reais.

Saúde!

11 comentários em “Gato Negro Merlot 2011

  1. Paulo Palma disse:

    Raramente um vinho com aroma ou sabor herbáceo me agrada. Soa dessequilibrado, fraco…

    • Tiago Bulla disse:

      Paulo, obrigado pelo comentário
      Concordo contigo. Curiosamente, pelo que tenho notado, muitos destes vinhos chilenos nesta mesma faixa de preço (de qualquer casta) possuem esta característica herbácea – para mim, exagerada.
      E curiosamente acho que os vinhos nacionais nesta faixa são mais equilibrados, sem tantas arestas. É minha opinião…
      Um abraço e saúde!

  2. FABIO disse:

    Mas Tiago…faz tempo que o Gato Negro deixou de ser um bom vinho…pelo menos uma década..nessa faixa de preço tem muita coisa melhor e até mais barata,cito o Morandé Pioneiro..o Cosecha Tarapacá..aí pegue um Brazuca nessa faixa de preço e ache um similar…não tem Tiago..os nossos vinhos que são bons..custam mais..o Boscato , Dal Pizzol ,o corte V da Viapiana..todos excelentes vinhos de custo médio…mas não tão baixo como estes Chilenos que citei..
    Abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Grande Fábio, que legal ver seu comentário por aqui, fico lisonjeado!
      Acho que o assunto rende uma boa e bela discussão, não tenha dúvida. E acho que é uma discussão muito pertinente, com certeza.
      Este Gato Negro especificamente foi difícil… Eu não repetiria a compra e não indicaria. Acredito que pelo valor que custa (acima de 20 reais) um Salton Volpi ou um Reserva Miolo são melhores compras.
      De modo geral, quase todos os vinhos chilenos na faixa dos 20 reais que tenho provado têm se mostrado pouco interessantes. Os Tarapacá ainda são meus favoritos.
      O Morandé eu ainda não provei, mas vou aproveitar sua sugestão sim e vou experimentar.
      Um forte abraço!

  3. Fabricia disse:

    Olá,
    Não sou expert no assunto. Talvez seja até audacioso da minha parte estar opinando. Estou começando a conhecer o mundo dos vinhos. E como iniciante, o Gato Negro, pelo menos da Cabernet Sauvignon, me agradou. Achei um vinho fácil e agradável de beber. Repeti
    a compra. Claro que existem outros cabernet’s Chilenos, de preços semelhantes, melhores, mas não o achei desprezível.

    Abraços

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Fabricia
      Primeiramente, agradeço muito pelo seu comentário. Fico feliz que estejas iniciando no mundo do vinho e que tenhas se sentido à vontade para compartilhar aqui suas impressões.
      Não acho que os vinhos da linha Gato Negro sejam desprezíveis; pelo contrário: eles constituem uma ótima porta de entrada para novos consumidores, por inúmeras razões: são encontrados com certa facilidade, tem boa relação custo/benefício e, normalmente são agradáveis ao paladar da maioria das pessoas. Não há como tirar o mérito destes vinhos – e o Cabernet, que vc citou, sem dúvida alguma é um carro chefe forte entre eles.
      Todavia, este merlot em especial não nos agradou… Achei ele com defeitos demais, e que o comprometeram. Aí, na comparação com outros vinhos de valor similar, ele acabou saindo perdendo…
      Um abraço e saúde!

  4. Vanessa Souza disse:

    Olá. Estou começando no mundo dos vinhos…beber eu bebo há muito tempo, mas até então, sem entender… Comprei o Gato Negro Carbenet por indicação, e achei horrível. Achei que amarra a boca, enfim, não curti mesmo. Estava pesquisando, haviam me dito que o Merlot do Gato Negro era melhor…Merlot, em geral, seria mais macio… mas pelo seu post, desanimei… Mas vamos tentando….

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Vanessa!

      Pois então… devo lhe dizer que seu descontentamento não me surpreende muito. Creio que se trate de um vinho que já teve melhores tempos. Hoje acabou alcançando uma escala de produção elevadíssima e, pelo visto, a qualidade decaiu.

      A ideia de partir para um Merlot no lugar de um Cabernet Sauvignon é muito boa; acho excelente para quem está iniciando. Até porque, há de se dizer: não é fácil encontrar um Cabernet Sauvignon de boa qualidade nesta faixa de preços (ao contrário do que muitos imaginam).

      Todavia, não lhe indico o Merlot desta linha Gato Negro. Sugiro que procures um exemplar nacional, possivelmente um Salton da linha Intenso ou Miolo Reserva.

      Espero ter ajudado.

      Saúde!

  5. Índio disse:

    Eu adorei este vinho gato negro, malbec

  6. Adriana disse:

    Nossa, que pena! Comprei um Merlot hoje. Também estou iniciando no mundo dos vinhos. Fiz a compra com o intuito de experimentar mesmo.
    Obrigada!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Adriana!
      Eu é que agradeço pelo seu comentário! Mas não desanime – toda a experiência com o vinho é sempre bem-vinda, é válida e é única.
      Depois conte o que achou – talvez também naquela ocasião em si minha experiência não tenha sido boa por um fator ou outro (como mau armazenamento da garrafa em questão, etc)
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s