Jose de Sousa V. R. Alentejano 2010

Jose_de_souza_2010

Amigos, devo confessar que eu bebo menos vinhos portugueses que eu gostaria de provar. Uma lástima, já que os vinhos de Portugal, como muitos sabem, estão classificados entre os mais respeitados do mundo. Aos poucos pretendo ir experimentando mais vinhos de lá  🙂

Escolhi este vinho para acompanhar um tradicional churrasco gaúcho – como dizem os entendidos, a estrutura dos vinhos alentejanos combina bem com a gordura da carne. É um típico assemblage português, formado por Grand Noir(45%), Trincadeira(35%) e Aragonês(20%), com três meses de passagem por barricas e álcool a 13,5%. Vamos ao vinho:

Em taça mostrou uma bela cor rubi brilhante, com leve transparência. Lágrimas finas e discretas. Aromas de frutas negras e vermelhas, com muitas notas vegetais e herbáceas . Leve madeira. Em boca tem boa acidez, na medida eu diria. Vinho de corpo leve a médio. Frutado bem presente em boca, com o toque vegetal mais discreto que no nariz. É daqueles vinhos que gruda em toda boca, com taninos bem macios e bem polidos. Final com leve toque mentolado. Bom conjunto.

 Amigos, uma bela indicação de vinho lusitano. Recomendo. A harmonização ficou boa; desde os aperitivos do churrasco até a refeição principal foi muito bem. Detalhe: foi bebido em um dia de temperatura um pouquinho mais alta da média do outono – ainda assim, nada que um baldinho com gelo não resolvesse. Em tempo: é vendido no site da Wine na faixa dos 60 reais.

Saúde!

Um comentário em “Jose de Sousa V. R. Alentejano 2010

  1. […] José Maria da Fonseca – cuja qual recentemente provamos um bom exemplar alentejano (relembre). Todavia, este é um representante de outra célebre região produtora: o Douro – como já […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s