Vinhos da Casa Valduga e Domno Brilham em Porto Alegre

Amigos, tive o privilégio e a honra de ter sido convidado para participar do Valduga Gallery Wines – um circuito que felizmente chegou à capital gaúcha promovendo as três marcas consolidadas que formam o grupo: Casa Valduga, Domno e Casa Madeira. O evento ocorreu na última terça-feira, dia 28, no charmoso Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Na ocasião, foi promovida uma feira com mais de 80 rótulos de vinhos e espumantes, além dos tradicionais produtos da delicatessen Casa Madeira. Os estandes estavam muito bem organizados, divididos de acordo com as linhas de produtos e os terroires de origem dos vinhos. Tudo muito elegante e de muito bom gosto, com organização impecável do evento.

Provei diversos vinhos, todos com muita qualidade, elegância e a competência da vinícola – sob a batuta dos enólogos João Valduga e Daniel Dalla Valle. Farei um breve resumo dos rótulos que mais me impressionaram:

Casa_Valduga_Leopoldina_Chardonnay_2011_VGW

Casa Valduga Gran Leopoldina Chardonnay 2011 DOVV – Começamos pelos brancos, como manda o figurino! Excelente chardonnay do Vale dos Vinhedos – já com direito ao selo da DO. Muito frescor aliada a cremosidade, muito frutado, rico em aromas e complexidade. Grande vinho. Daqueles que eu duvido alguém não gostar. Custa 58 reais, com ótimo custo-benefício.

Casa_Valduga_Identidade_Corte_2009_VGW

Casa Valduga Identidade Gran Corte 2009 – Partindo para os tintos, gostei muito desta novidade na linha identidade: um inusitado assemblage formado por Arinarnoa, Marselan e Merlot, com passagem por 12 meses em barricas francesas. Belíssimo vinho com muita intensidade e elegância ao nariz; taninos bem integrados, com expressivo final. Custa 87 reais. Vale conferir.

Casa_Valduga_Mundvs_Portugal_2009_VGW

Casa Valduga Mundvs Portugal 2009 – Sempre tive grande curiosidade de provar os vinhos da linha Mundvs com a devida calma – esta foi com certeza uma ótima oportunidade. Este exemplar Alentejano foi um belo achado. Vinho elaborado pelo assemblage de Syrah, Aragonês e Alicante Bouschet, com nove meses de maturação em barricas francesas. Complexo, frutado e delicado, com muita maciez em boca e taninos levemente apimentados. Boa pedida.

Casa_Valduga_Villa-Lobos_2007_VGW

Casa Valduga Villa-Lobos 2007 – Impossível ir a um evento da Valduga e não falar deste vinho. Clássico Cabernet Sauvignon do Vale dos Vinhedos, com passagem de doze meses por barricas de carvalho. Vinho de muita expressão no nariz, esbanjando complexidade. Em boca é intenso e tânico, como manda a regra. Aos poucos se abriu ainda mais, revelando aromas. Custa 84 reais. Belo vinho.

AlmaGrande_Touriga_Nacional_Douro_2008_VGW

AlmaGrande Touriga Nacional Douro DOC 2008 – A Domno também estava presente no evento com seus belos espumantes e vinhos importados do velho e novo mundo. Foram muitos rótulos interessantes, incluindo um espanhol Crianza, o Nexus, e especialmente um Pinot Chileno da vinícola Yali (simplesmente fantástico – espero poder degustá-lo em breve aqui para o blog). Mas cito como destaque este rótulo português que lá estava como lançamento: um varietal de Touriga (raro de se achar) da região do Douro. Vinho de boa estrutura, apimentado, mas ao mesmo tempo macio em boca. Custa 80 reais.

Casa_Valduga_Storia_Merlot_2008_VGW

Casa Valduga Storia Merlot 2008 –  No almoço que antecedeu o evento propriamente dito, o sr. Juarez Valduga, um dos proprietários da vinícola, fez um discurso emocionante e comovente sobre a história e trajetória da  família. E por falar em “história”, sem dúvida, este vinho marca o auge e ápice da qualidade atingida pela Casa Valduga após tantos anos de esforços e trabalho em prol da qualidade do vinho brasileiro.. Por muitos, considerado o melhor Merlot nacional. E deve ser mesmo. Não pude (e nem quis) tomar notas durante a degustação, mas posso lhes assegurar: um vinho fantástico. Grande experiência.

Foto_evento_VGW

Foto: Rafael Mello

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s