Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2009

Monte_Paschoal_Dedicato_Pinot_Noir_2009

Amigos, como muitos talvez já saibam, não sou muito adepto das compras de vinhos em supermercados – o assunto é um tanto polêmico e acho que renderia um artigo inteiro para falar sobre isso (talvez um dia eu o escreva rsrs). Mas não posso negar que às vezes minhas investidas nos setores de vinhos destes estabelecimentos acabam me proporcionando ótimas surpresas.

Foi o caso deste belo Pinot Noir elaborado pela Vinícola Basso, de Farroupilha. Compramos a garrafa no supermercado Rissul por menos da metade do preço normal (só em  supermercado isso acontece). Este vinho inclusive fez parte de um Winebar a algum tempo atrás, e fez sucesso entre os participantes naquela época (é possível ver o vídeo da degustação aqui). O rótulo é muito elegante, com todas as garrafas numeradas – abrimos a de 3.787 (foram produzidas 9.000 apenas). Tem 12,5% de álcool e passou por barricas de carvalho francesas por apenas 3 meses. Vamos ao líquido:

Vinho de cor vermelho rubi, com halo e bordas grená. Aromas de boa intensidade: frutos vermelhos, leve toque de couro e especiarias. Em boca tem corpo leve e boa acidez, daquelas que sentimos na garganta. O frutado se faz presente, acompanhado de leve toque balsâmico. Taninos leves, muito discretos, deixando o vinho fácil e prazeroso de ser bebido. Final de boa duração, com certo toque cítrico e leve mentolado. Gastronômico e agradável: vinho “bom de beber”, como costumo comentar aqui no blog.

Tenho provado alguns Pinot Noir nos últimos dias e confesso que estou me tornando adepto a esta casta tão singular. E este, especialmente, não decepcionou. Um belo vinho. A safra 2009 que provamos está quase esgotada e é difícil encontrar – embora eu acredite que o vinho ainda está muito bom para o consumo (quem tem, sugiro beber logo). A nova safra (2011) está sendo vendida, em média, por 55 reais.

Saúde!

3 comentários em “Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2009

  1. […] pelo preço honesto. Recentemente provei um belo Pinot que nos agradou e fez sucesso lá em casa (relembre). Este Chardonnay é da Linha Virtus, formada por vinhos jovens, sem passagem por madeira, voltados […]

  2. […] criar uma linha de vinhos intermediária entre a Dedicato, que já teve um ótimo Pinot por aqui (relembre) e a Virtus, linha de entrada com ótimo custo-benefício e que já teve por aqui vários […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s