Don Giovanni Apresenta Sua Linha de Espumantes na Confraria Bom Vin

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_00

Rótulos foram harmonizados com o belo cardápio da Champagnaria Amêndoa (na foto, as famosas ostras)

Estimados amigos, nesta terça-feira tivemos mais um belo encontro da nossa Confraria Bom Vin, um grupo formado por jornalistas, blogueiros e enófilos aqui da região de Porto Alegre. Mais uma vez, graças ao empenho de nosso membro fundador Orestes de Andrade Jr., tivemos a oportunidade de apreciar uma belíssima degustação, desta vez contando com os espumantes da vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira. O encontro ocorreu na elegante Champanharia Amêndoa, que além de ceder o local para nosso encontro, ofereceu também aos convidados um excelente cardápio para harmonização.

Como muitos já sabem, a Don Giovanni tem especial vocação e se dedica especialmente a produção de espumantes, todos elaborados atualmente pelo método Champenoise. A degustação contou com nada menos que oito rótulos, apresentados aos confrades por Luciano Vian, enólogo da vinícola. Como os amigos já sabem, sou um apaixonado por espumantes e não posso negar que adorei nossa degustação, que foi de altíssimo nível. Tendo em vista a alegria e descontração do nosso encontro – que contou com a presença de estimados amigos e confrades – não me propus a fazer muitas anotações; mas, como de praxe, deixo aqui como registro um pequeno resumo dos belos espumantes que degustamos:

Don Giovanni Nature 7 meses (em elaboração) – A degustação amigos, começou em alto estilo, com um espumante recém degolado que ainda se encontrava em etapa de elaboração nos pupitres da vinícola. Não recebeu licor de expedição, sendo portanto um Nature por definição. Elaborado com Chardonnay e Pinot Noir (75% e 25%), se apresentou com coloração esverdeada, aromático, com muito boa acidez, se destacando por ser um produto cítrico e seco, com levíssimo amorgor final. Será um belo espumante com certeza; segundo Daniel Panizzi, gerente comercial da vinícola, poderá vir a ser futuramente o brut Stravaganzza. Promete.

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_01

Don Giovanni Stravaganzza Brut 12 meses – Seguindo na direção dos espumantes mais maturados, experimentamos este belo brut de 12 meses, também formado pelo assemblage de Chardonnay e Pinot Noir (75% e 25% cada).  A garrafa tem belo rótulo e como podemos notar pleo nome, o espumante transmite a idéia de ser jovial e destinado ao consumo do dia a dia, até mesmo sem acompanhamentos. Creio que cumpre seu papel muito bem: denota claramente as notas de fermentação no nariz e tem boa cremosidade em boca com frutado aparecendo em boa conta. É muito harmônico, com toque cítrico no paladar que não o deixa cansativo. É vendido na faixa dos 35 reais, com bom custo-benefício.

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_02

Don Giovanni Brut 24 meses – Partindo então para os produtos mais sofisticados e gastronômicos, fomos agraciados com este belo espumante, que passou 24 meses em maturação com as leveduras. Elaborado também pelo mesmo corte de Chardonnay e Pinot Noir, na mesma proporção que o Stravaganzza, se mostra um vinho de cor clara e perlage intenso, com aromas sutis mas com muita presença em boca de notas cítricas e frutadas, além de um final mineral muito interessante. Um belo produto, com ótima vocação gastronômica. É vendido na faixa dos 45 reais.

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_03

Don Giovanni Dona Bita Brut 48 meses – Na seqüência provamos aquele que pode ser considerado o espumante top da vinícola, o já bem-conhecido Dona Bita, uma homenagem à matriarca da família. O espumante é elaborado com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir e permanece nada menos que 4 anos em maturação com as leveduras. É um produto completo, que esbanja elegância e complexidade, agradabilíssimo ao nariz e em boca. Boa acidez aliada a cremosidade, sendo macio no paladar. É daqueles espumantes que devemos tomar com calma e tranquilidade, para ser apreciado com tempo. Custa na faixa dos 90 reais.

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_04

Don Giovani Champenoise Rosé Brut – Eu, como apreciador de espumantes rosés, fiquei feliz da vida ao confirmar que haviam dois destes espumantes na degustação. O primeiro servido foi este, lançado a poucos meses: um assemblage de 50% Merlot, 40% Pinot Noir e 10% Chardonnay. Linda coloração vermelho vivo em taça. Aromático, com ótima acidez e cremosidade, formando um belo mousse em boca muito agradável. Um dos espumantes que mais gostei na degustação; é daqueles que dá vontade de repetir e de continuar bebendo. Recomendo. Custa em torno de 35 a 40 reais.

Degustação_Don_Giovani_Champagnaria_Amendoa_05

Don Giovanni Charmat Rosé Brut – Este rótulo foi uma agradável surpresa para os amigos confrades: um produto da safra 2008, elaborado na época pelo método charmat, com o mesmo assemblage do rosé brut atual. Segundo o enólogo Luciano, o produto teve passagem por barricas de carvalho. Se apresentou em taça incrivelmente vivo, com coloração vermelho escura evidenciando já sua evolução. Notas de pão torrado e de café muito presentes no nariz. Em boca um certo toque adoçado acompanhado de notas balsâmicas que deram ao espumante um caráter licoroso. Experiência muito interessante. Vale lembrar: o produto não faz mais parte da linha comercial da vinícola.

E então estimados amigos, como se não fosse o bastante a degustação ainda reservava duas belas preciosiddes para fachar com chave de ouro. Fomos agraciados com outros dois espumantes que estavam guardados na vinícola: ambos champenoise, recém degolados, sendo um da safra 2006 e o outro, pasmem, da safra 2000 (!). Todos ficaram maravilhados com a intensidade de ambos os produtos, ainda muito vivos e ricos em aromas e sabores. Diria eu que o 2006 estava muito bom e que o 2000 era espetacular – uma esplêndida cremosidade aliada a uma certa potência conferida pelo álcool, deixando o vinho gastronômico e muito elegante. E uma informação muito interessante  a Don Giovanni tem a pretensão de lançar no mercado estes produtos longevos em tiragens limitadas. Aguardaremos ansiosos!

Saúde a todos!

2 comentários em “Don Giovanni Apresenta Sua Linha de Espumantes na Confraria Bom Vin

  1. luciano vian disse:

    Para nós da Don Giovanni é mais uma oportunidade para apresentar um pouco mais do trabalho e dedicação a qual elaboramos nossos produtos, como Enólogo a satisfação é ainda maior, pois cada produto leva a marca do profissional e cada produto é como um filho, que vai mudando com o tempo.

    • Tiago Bulla disse:

      Luciano, muito obrigado pelo comentário
      Foi um prazer tê-lo conhecido. Aproveito para parabenizá-lo por seu excelente trabalho na elaboração dos espumantes. Espero em breve poder fazer uma visita à vinícola em Pinto Bandeira.
      Um abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s