Bettú Merlot de Mariana 2008 #cbe

Betu_Merlot_de_mariana_2008

 

Estimados amigos, este mês nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs teve um tema especial em virtude do Dia dos Namorados. Os amigos Claudio e Rafaela do bem-escrito Le Vin au Blog sugeriram como tema: “Vinho Especial de Sua Adega que esteja pronto para ser aberto” – ou seja: o legítimo “Momento Desapego como os confrades resolveram chamar. Coube a cada um escolher um vinho especial de sua adega, daqueles que a gente guarda para uma ocasião especial – sabem como é, não é mesmo? 🙂

Confesso que não tenho muitos vinhos guardados. Tenho aqueles que pretendo esperar algum tempo ainda para beber, pois acho que a guarda os fará melhores – por sinal, a maioria são nacionais de safras históricas, como a de 2008. No entanto, minha escolha recaiu sobre este Merlot, que eu estava justamente guardando para uma ocasião especial – e que não queria deixar muito tempo guardado. Não tinha jeito: a hora era essa!

Trata-se de um vinho elaborado pelo famoso vinhateiro Vilmar Bettú, intitulado por muitos como o “Mago do Vinho”. A garrafa é de uma produção limitada a 123 unidades, elaborada com uvas de Mariana Pimentel, aqui do RS – todas as informações devidamente registradas a mão no rótulo. Álcool a 12%.

Por si só amigos, o vinho já era especial – e assim ficou a altura da data e da importância da mesma. Não fiz anotações detalhadas sobre a degustação, já que o objetivo era curtir o momento junto a uma pessoa tão especial para mim – minha esposa. Do vinho, lembro de aromas um tanto silvestres, de frutas negras, e certo floral, lembrando bosque.  Em boca pela acidez e um toque muito cítrico no paladar. Sentimos um certo caráter frisante na língua, bem interessante. Belo vinho.

Foi uma bela experiência amigos, isso há de se dizer. Como diria o amigo Eliseu da Vinhos e Sabores – a quem agradeço pela venda da garrafa – “é um vinho sem açúcar”. A quem está começando no mundo do vinho pode soar estranho, mas espere e verá, que um dia faz sentido.

Saúde a todos!

2 comentários em “Bettú Merlot de Mariana 2008 #cbe

  1. Felipe disse:

    123 unidades? Sensacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s