Rosum Crianza 2007

Rosum_Crianza_2007

Estimados amigos, escrevo este post com dupla motivação. Primeiramente, porque acredito que aqui no blog poderíamos ter bem mais vinhos espanhóis do que os já postados – e olha que em sua grande maioria os poucos que aqui estão são Cavas. Tenho forte apreço pelos vinhos da Espanha, em especial os elaborados com esta uva que considero mega-interessante: a Tempranillo. Além disso este post nos ensina uma lição muito importante: não devemos julgar um vinho pelo rótulo – pessoalmente não gostei deste, mas o líquido surpreendeu positivamente.

Este é um típico vinho da Espanha, um Crianza, denominação regulamentada pela lei espanhola para os vinhos com pelo menos 24 meses de maturação, sendo seis pelo menos em barricas de carvalho. Este exemplar é elaborado pela vinícola Rejadorada com a uva tinta mais notório do país, a Tempranillo (100%), sendo proveniente de vinhedos de 30 anos da lendária região de Toro, como indica o rótulo. Passou 13 meses envelhecendo em barricas francesas e americanas e tem 14,5% de álcool. Vamos às impressões:

Vinho de cor rubi escuro, com lágrimas transparentes. Aroma com leve madeira em evidência, além de frutas negras e certo toque de especiarias, como cravo. Um certo ar balsâmico completa o conjunto no nariz, bem agradável e complexo (possivelmente merceia aerar um pouco). Em boca é um vinho de corpo médio, com boa presença do frutado e madeira bem presente, mas sem ser enjoativa. Taninos bem integrados, secando a boca, dando ao vinho um caráter rústico. Final muito seco, frutado e persistente, surpreendendo.

Comprei este vinho no ano passado na loja Vinhos do Mundo, em meio ao período turbulento das salvaguardas – na época o vinho estava em promoção e foi vendido com seu valor abatido os impostos. Atualmente não sei quem o está importando, e não sei informar ao certo sobre o preço – acredito que deva custar em torno de 60 reais. Um belo vinho, que agradou bastante. Está em um bom momento para beber, mas tem tanino e estrutura para mais uns dois anos de guarda, salvo melhor juízo.

Saúde!

Um comentário em “Rosum Crianza 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s