Monte Paschoal Virtus Chardonnay 2012

Monte_Paschoal_Virtus_Chardonnay_2012

Amigos, acreditem se quiser, este inverno gaúcho está bem sinistro nos últimos dias. Semana passada tivemos dias em que a temperatura por aqui deve ter beirado os 25 graus – para nós aqui do sul, um verdadeiro “inferno” (risos). Resolvi aproveitar a momentânea onda de calor para beber um vinho branco, leve e refrescante. Lembrei-me que não tinha nenhum em casa no momento (aliás, a tempos não aparecia um exemplar destes aqui no blog). Recorri ao supermercado Rissul perto de casa e entre as opções encontrei este Chardonnay da serra gaúcha.

O vinho é elaborado pela Vinícola Basso de Farroupilha – cujo os vinhos têm me agradado bastante e surpreendem especialmente pelo preço honesto. Recentemente provei um belo Pinot que nos agradou e fez sucesso lá em casa (relembre). Este Chardonnay é da Linha Virtus, formada por vinhos jovens, sem passagem por madeira, voltados ao consumo do dia a dia. Tem um belo rótulo, bem clean e legível. Álcool a 11%.

Em taça apresentou cor muito clara esverdeado, quase transparente.  Intensidade média no nariz, com presença grande de aromas herbáceos. Leve toque floral e de frutas cí­tricas brancas. Apesar de eu não gostar muito (entenda-se, sou chato para) das notas vegetais, confesso que elas não me incomodaram. Em boca é um vinho de boa acidez e com bom ataque na língua – daqueles que salivam. Herbáceo confirma o olfato, revelando um certo amargor final, bem discreto.

Vinho simples e muito correto, que atende bem seu propósito. O melhor de tudo: o preço. Pela garrafa paguei exatos R$ 9,90. Custo-benefício muito favorável – uma ótima pedida para quem quer substituir a cerveja, por exemplo, por uma outra opção também refrescante. Casou bem com o calorzinho e com nossa pizza. Aprovado – prova que podemos ter vinhos bons e com bom preço para o cotidiano. Cabe a nós garimpá-los – o que é bem legal, diga-se de passagem.

Saúde a todos!

3 comentários em “Monte Paschoal Virtus Chardonnay 2012

  1. Rodrigo senna disse:

    Difícil é achar este vinho aqui no Rio meu amigo.

    • Tiago Bulla disse:

      Não é o primeiro que me comenta essa dificuldade Rodrigo
      Mas acho que deve haver alguma loja ou representante aí no Rio sim. Tente entrar em contato com a vinícola, certamente eles devem ter uma indicação.
      Saúde!

  2. […] outro vinho da Vinícola Basso, de Farroupilha. O anterior havia sido um Chardonnay, que aprovamos (relembre). Este Tannat tem 12% de álcool e é elaborado também com uvas da serra […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s