Namaqua Pinotage 2010

Namacqua_Pinotage_2010

Amigos, tive a oportunidade de experimentar este vinho em uma bela degustação que fizemos no mês de maio, em mais um encontro da nossa Confraria Bom Vin. A degustação ocorreu na Sommelier Vinhos e foi apresentada pelo proprietário da loja, o sr. Cledi Sodré, que gentilmente selecionou vinhos de diversos países do novo mundo e nos proporcionou uma degustação bem didática, às cegas. Foi uma amostra de vinhos muito interessante, que contou com rótulos da Califórnia (um Zinfandel, que foi meu preferido), um Pinot da Nova Zelândia, um Syrah da Austrália e um corte GSM (Grenache, Syrah e Mouvédre), tradicional na terra dos cangurus. Além destes, me chamou a atenção este belo Pinotage, que resolvi levar para casa para provar com mais calma. Bela experiência, por sinal.

Este Namaqua é originário do “Vale dos Elefantes” (Olifants River), conhecido rio do país africano. A vinícola está situada na região de Matzikama. Tem 13,5% de álcool e pelo que li a respeito tem uma curta passagem por barricas de carvalho. No Brasil, o vinho é importado pela KMM. Vale lembrar que a Pinotage é um cruzamento das variedades Pinot Noir com a Hermitage, que gera esta uva tão singular (que aprecio muito), ícone da África do Sul. Vamos ao vinho!

Belíssima coloração rubi com leve transparência e reflexos grená. Aromas com boa complexidade e intensidade. Frutas negras maduras, com um toque herbáceo bem presente, lembrando aromas do campo. Em boca é um vinho de corpo leve, com ótima acidez. Frutas negras confirmando no paladar o olfato. Taninos elegantes, harmônicos, dando ao vinho uma certa sensação picante. Final um pouquinho fugaz, mas correto e agradável. Vinho muito saboroso e prazeroso de beber, daqueles que lhe convidam para a próxima taça.

Amigos, sou um pouco suspeito para dar a opinião final; este estilo de vinho tem sido ultimamente o que mais me cativa. É interessante observar isso; ainda mais esta semana em que o blog completa dois anos desde que foi criado – e de lá para cá, meu gosto mudou muito. Ao invés dos vinhos mais potentes e encorpados tenho preferido os deste estilo: mais sutis, agradáveis e gastronômicos, próprios para qualquer situação. De todo o modo, este sul-africano é uma excelente compra: está sendo vendido na faixa dos 49 reais no site da Sommelier Vinhos.  Aprovado.

A propósito, a loja da Sommelier Vinhos fica localizada na Rua Carlos Von Kozeritz e é muito bonita por sinal, vale a pena conhecer. Aproveito o post para agradecer ao sr. Cledi pela gentileza e dedicação dedicada a nossa confraria para preparar a degustação. Esperamos voltar algum dia, com certeza.

Confiram abaixo as fotos dos rótulos degustados:

Degustação_Sommelier_Vinhos_Beringer

Degustação_Sommelier_Vinhos_Down_Under

Degustação_Sommelier_Vinhos_Namacqua

Degustação_Sommelier_Vinhos_Oxford

Degustação_Sommelier_Vinhos_Sileni

 

Saúde a todos!

2 comentários em “Namaqua Pinotage 2010

  1. Cristiano disse:

    Tiago,

    Eu curto o Down Under Syrah que provou na mesma noite…

    Os vinhos da Namaqua são opções bem interessantes, eles tem um branco de entrada, que me foge o nome agora, base de Chenin Blanc, muito bom! Na faixa dos R$ 30!

    Abs!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá amigo Cristiano!
      Eu gostei do Down Under também. Aliás, todos os vinhos estavam muito bons. Meu preferido da noite foi o Zinfandel
      Este estilo de vinho – como o Namaqua Pinotage – têm me agradado muito ultimamente. Diria eu que, atualmente, é meu estilo favorito.
      Vou procurar este Namaqua branco que comentaste – por incrível que pareça ainda não provei um vinho branco sul-africano. Já está mais que na hora!
      Forte abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s