Villa Francioni Rosé 2011 #cbe

Villa_francioni_Rose_2011

 Estimados amigos do blog, como já é de costume em todo o início de mês, temos hoje o nosso post especial para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Para quem ainda não sabe esta é a primeira (e talvez única) confraria de vinhos virtual do Brasil, em que os participantes degustam os vinhos em suas casas e postam, em todo início de mês, suas impressões sobre o vinho degustado. Este mês coube à blogueira Fabiana Gonçalves do blog Escrivinhos escolher o tema. E ela sugeriu criativamente que cada confrade abrisse “um vinho sobre o qual vc não tem muitas referências, mas que ‘foi com a cara’ dele pelo seu visual”. Cá entre nós: quem nunca comprou um vinho por que achou o rótulo diferente, bonito ou chamativo? Julgo que o  tema é mais do que pertinente e tem tudo a ver com o mundo do vinho; afinal, é com a visão que tudo começa não é mesmo?

Pois bem, eu não tinha em casa nenhum vinho específico que eu tivesse comprado especificamente em função do rótulo… O jeito foi sair para despertar minha curiosidade (risos). Fomos então à loja do sr. Osmar, em São Leopoldo. A tempos eu estava devendo uma visita à sua bela adega, uma das mais variadas do estado, possivelmente. E lá passeei meus olhos por aqui e por ali até que de repente me deparei com esta garrafa da foto. E que garrafa. De formato inusitado – lembrando de certa forma um perfume pela forma quadrada – além de transparente, deixando o belo líquido à mostra. Uma aula de apresentação e valorização da mercadoria. Parece que há algo nela que diz “me leve”. Confesso amigos que não sou um entusiasta dos vinhos rosés (eles são, infelizmente, uma minoria aqui no blog). Mas a apresentação deste produto (que eu de fato não tinha maiores informações) me levou a querer muito experimentar o vinho.

Este é o rosé da elegante Villa Francioni, uma das mais fortes vinícolas da serra catarinense e que elabora excelentes vinhos. Anseio por um dia fazer uma visita a sua propriedade em São Joaquim para provar seus produtos. Este vinho é um assemblage formado por uma grande variedade de uvas:  Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Malbec, Merlot, Syrah, Sangiovese, Pinot Noir e Petit Verdot. Tem 13,4% de álcool. Aparentemente não tem passagem por barricas. Vamos ao líquido:

Coloração clara, vermelho salmão, lembrando cobre, com  transparência. No nariz, muita complexidade. Presença de frutos vermelhos frescos, em especial cereja. Leve toque herbáceo se fazendo presente, dando um certo aroma de bosque. Muito agradável ao nariz, embora eu acredite que possa ter faltado intensidade (característica de quase todos os rosés que já experimentei). Em boca é um vinho macio, com bom volume. Frutado presente,  deixando o conjunto cítrico, com boa acidez. Refrescante, aliando certa cremosidade. Final de média duração, correto e agradável.

Amigos, um belo vinho. Excelente, especialmente no paladar. Acompanhou muito bem uma  tainha e uma anchova assada que fizemos. Repetiria a dose, sem problemas. Definitivamente, não é simplesmente um vinho de rótulo bonito: é um ótimo rosé nacional, com bom custo-benefício. Pela garrafa pagamos 55 reais na Osmar Vinhos.

Saúde a todos!

2 comentários em “Villa Francioni Rosé 2011 #cbe

  1. Rodrigo chio disse:

    Boa noite! Sei que vc deve ser muito ocupado mas vc ficou de fazer uma postagem sobre vinhos bons e baratos.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rodrigo!
      Não esqueci do post não, pode deixar. Em breve farei uma seleção com alguns vinhos.
      Um abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s