Salton Classic Cabernet Sauvignon 2011

Salton_Classic_Cabernet_Sauvignon_2011

Não sei se todos os leitores do blog vão concordar comigo, mas acho que existem aqueles momentos em que queremos beber um vinho sem nos preocupar com taças, harmonizações, e etc e tal. Enfim, tem aqueles momentos em que queremos beber o vinho (sem gastar muito) e pronto. Sem frescuras, sem maiores pompas. Pois bem, o post de hoje é exatamente sobre uma circunstância destas.

Um dia desses eu estava no supermercado e era uma noite fria; decidimos então fazer uma bela sopa.  E sopa, meus caros amigos é assunto polêmico quando a questão é justamente harmonizar com vinho. Pessoalmente, me sinto meio angustiado em abrir um vinho caro ou mais elaborado para acompanhar este prato (com todo o respeito às sopas, diga-se de passagem). Daí então resolvi levar um vinho mais simples para acompanhar – e foi quando escolhi este Cabernet Sauvignon da Salton, possivelmente um dos vinhos finos brasileiros mais vendidos no mercado. Vamos ao liquido:

Rubi escuro, com poucos reflexos e bordas avermelhadas. Aromas muito discretos de frutas vermelhas, com leve toque da pirasina lembrando o pimentão. Álcool a 13,5%. Vinho de médio corpo e acidez leve. Taninos suaves, deixando o Cabernet menos robusto do que normalmente conhecemos . Frutado um pouco discreto, passando um pouco desapercebido. Final seco, sem nenhuma sensação adocicada que encontramos em alguns vinhos deste estilo.

Vinho sem defeitos, mas sem grandes virtudes. Essencialmente simples, para beber sem pretensões, como era justamente a intensão. É, de toda a forma, uma boa porta de entrada para quem está começando a beber vinhos finos, pois é leve e fácil de beber. Acompanhou bem a sopa.  Acho que vou procurar beber todo o mês um vinho deste estilo e faixa de preço (abaixo dos 20 reais) pois acho que é importante garimparmos e  compararmos os vinhos de custo menor – que com certeza são os principais responsáveis por cativar os novos consumidores. Ah, pela garrafa pagamos 12 reais.

Saúde!

6 comentários em “Salton Classic Cabernet Sauvignon 2011

  1. Elton Gomes disse:

    Adorei seu comentário sobre este vinho, hoje vou comprar um Salton, mas vou comprar o Merlot, gosto muito dessa uva.
    Sou uma pessoa que adora vinhos, eu e meu irmão tomamos todo final de semana, mas não temos condições de beber vinhos muito caros, então estamos sempre de olho nas promoções e comprando vinhos com valor maximo de R$20,00 a garrafa, temos achado vinhos bons com este valor.Alguns bons exemplos são os nacionais
    os uruguaios e argentinos.
    Se for possivel mande mais algumas dicas de vinhos nestes valores.

    Um abraço, e parabens pelo Site.

    • Tiago Bulla disse:

      Elton, fico feliz que tenhas gostado do post. Agradeço pelo seu comentário.
      Para vc que gosta de Merlot e procura vinhos nesta fixa de preços, indico fortemente o Salton Intenso Merlot, que publiquei a poucos dias aqui mesmo no blog. Um ótimo custo-benefício por sinal.
      Forte abraço e saúde!

  2. Paulo Eduardo Bittencourt Neumann disse:

    Gostaria de saber sua opinião sobre a familia completa Classic da Salton. Gosto bastante da uva Tannat, mas não achei muito interessante o Salton Classic Tannat. Mas tenho visto vários comentários muito positivos do Cabernet Salvignon, que também aprecio bastante. Falando sobre Tannat, você acha que há boas opções, fora dos uruguaios?
    Obrigado.

    • Tiago Bulla disse:

      Prezado Paulo, muito obrigado por escrever
      Esta linha da Salton é composta por vinhos varietais de custo mais baixo, com boa relação qualidade x preço.
      Temos sim alguns Tannat bem interessante fora do Uruguai, inclusive no Brasil. Infelizmente os Tannat de boa qualidade com valores acessíveis são um pouquinho escassos. Lhe indico procurar o Tannat da Casa Venturini – que inclusive já comentei aqui no blog (confira). Outra opção pode ser o Miolo Reserva Tannat, elaborado com uvas da campanha.
      Espero poder ter ajudado. Qualquer dúvida, estou a disposição
      Saúde!

  3. Monique disse:

    Toda vez que desejo saber sobre vinhos, eu consulto esse site. É fácil de entender quando o vinho é bom ou ruim. Ganhei essa garrafa e vim pesquisar :). Obrigada pelas dicas.

    Poderia me indicar um vinho de 40R$ a 100 gostoso, seco. O estilo q gosto mt é trapiche e casillero del diablo.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Monique!
      Agradeço pelo seu comentário e pelo elogio – peço desculpas pela demora em responder, às vezes não recebo o email do WordPress me indicando que um comentário foi publicado.
      Você consegue, nesta faixa de preços, uma AMPLA gama de opções de vinhos, pode ter certeza 🙂 E daí então varia bastante com seu gosto pessoal – o meu gosto por exemplo, é bastante versátil e conforme época e meu estado de espírito acabo preferindo vinhos de diferentes estilos.
      Entre os Brasileiros eu lhe indicaria Angheben, Valmarino e Larentis (só para citar três): vinhos honestos, bem feitos e ótimos para qualquer situação.
      Entre os chilenos (já que você citou o Casillero) eu indicaria Casas del Toqui – provei recentemente, veja aqui:
      https://universodosvinhos.com/2016/09/12/casas-del-toqui-gran-reserva-syrah-2012-cbe/
      E entre os argentinos, me agradou MUITO um Tempranillo, que publiquei aqui no blog (daqueles vinhos que ficam na memória). Se achares, não deixe de provar:
      https://universodosvinhos.com/2015/07/30/santa-julia-reserva-tempranillo-2008/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s