Domini Douro DOC 2009

Domini_Douro_DOC_2009

Amigos, pouco a pouco venho cada vez mais me apaixonando pelo mundo dos vinhos portugueses. No início, eram unicamente os alentejanos; mas posso lhes garantir que esta viajem está sendo muito proveitosa e que a cada vinho que experimentamos posso confirmar que este país tem realmente um potencial extraordinário para vinhos – especialmente os tintos.

Este é mais um rótulo elaborado pela vinícola José Maria da Fonseca – cuja qual recentemente provamos um bom exemplar alentejano (relembre). Todavia, este é um representante de outra célebre região produtora: o Douro – como já anuncia a denominação de origem controlada ostentada pelo rótulo. Trata-se de um assemblage de três variedades tintas: Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz. Tem passagem curta de três meses por barricas de carvalho.

Em taça, mostrou coloração rubi, com reflexos avermelhados. Aromas de boa intensidade, lembrando frutas vermelhas, com leve toque herbáceo. Em boca é um vinho de médio corpo, com  boa acidez – é daqueles vinhos que tem “ataque”, que mostra que é gastronômico logo de cara. Frutado presente. Álcool a 13,5% sem incomodar, mas já deixando o vinho potente. Final um pouco curto, mas correto.

Eis aí mais uma boa opção de um bom vinho tinto português. Aos poucos pretendo ir desvendando as regiões deste formidável país produtor – talvez o Dão seja uma boa pedida para uma próxima investida, quem sabe. Já o rótulo de hoje é um vinho agradável e prazeroso de se beber. Acredito que possa ter faltado um pouco de complexidade, mas nada que comprometa a experiência. Pode ser encontrado à venda no site da Wine, por 65 reais.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s