Participar de um Clube de Vinhos nem Sempre é uma Maravilha

Amigos, estava eu agora a pouco navegando na internet, lendo um pouco sobre vinhos daqui e dali quando me deparei com algo que me chamou a atenção. Espero não criar polêmica aqui no blog, mas este é um assunto que vai e volta a todo momento e creio que vale a pena registrar o comentário.

Uma das maiores empresas de e-commerce de vinhos no Brasil (não citarei nomes) colocou em seu clube de vinhos este mês dois rótulos a disposição dos associados – como já é de costume (quase todos os clubes assim funcionam). Pelo que pude perceber através dos comentários do site, há uma chuva de registros negativos a respeito dos vinhos enviados. Pelo menos uns 90% dos comentários publicados são de sócios que infelizmente se mostraram insatisfeitos com os vinhos escolhidos.

As principais queixas que aparecem (repetidamente) são mais ou menos assim: vinhos simples demais, “decepcionantes”, baixa qualidade, defeitos (álcool sobrando foi um dos mais comentados), etc etc. Me chamou muita atenção que vários associados se queixaram do fato do vinho ter tampa de rosca ao invés de rolha. Curioso isso…

Não sei se vai servir de consolo aos amigos sócios indignados do referido clube, mas gostaria de fazer algumas considerações que julgo pertinentes:

1. De uma vez por todas: fechamento da garrafa não é fator para julgar a qualidade de um vinho! Basta lembrarmos amigos, que em MUITOS países, como é o caso da África do Sul ( seus magníficos vinhos), Áustria e diversos produtores da Oceania utilizam o fechamento com tampa de rosca (Screw Cap) em seus vinhos, com ótima qualidade. Isso porque a cortiça é item escasso em muitos países, e seu uso se torna quase insustentável. Ou seja: não deem bola pra isso não – o que importa é o líquido!

2.Infelizmente amigos, receio dizer que neste mundo do vinho (assim como em qualquer outro) não há milagres. É muito difícil conseguirmos encontrar, por exemplo, um bom vinho francês abaixo de 40 reais. Se encontrar, desconfie. Quem dirá, por exemplo novamente, um vinho extraordinário francês por volta de 60 reais. Praticamente impossível. Esta é, infelizmente, a realidade do mercado de vinhos. É mais ou menos aquela velha máxima: quando a esmola é demais, é de se desconfiar…

3. Um dos sócios descreveu em sua reclamação que esperava receber um vinho “diferenciado”. Meu palpite: “difícil, amigo”. Em um clube com um grande número de associados a chance de você receber um rótulo “diferente”, “surpreendente”, daqueles de baixa produção e excelência em qualidade é pequena – por razões óbvias: não seria possível atender a demanda. Via de regra, a proposta dos grandes clubes é escolher vinhos corretos,  bem-feitos e com bom custo-benefício; o detalhe é que, nestes moldes, é difícil obter algo “diferenciado”. Acho que entendo a angústia do sócio que escreveu a reclamação. Complicado isso.

Em suma, minha dica a quem pretende se associar a um clube de vinhos é: pesquise. Veja quais são os rótulos oferecidos e se há referências (em fontes confiáveis) da qualidade dos mesmos. Veja se as vantagens oferecidas pelo clube lhe convém e se lhe são atrativas – se forem, beleza, vá em frente! Mas lembre-se, amigo leitor, de uma coisa importante: ao pagar a mensalidade de um clube você está deixando de escolher os vinhos que você bebe –  afinal, outra pessoa está fazendo isso por você. Para isso ser atrativo tem que valer a pena, concordam?

E você, amigo leitor: está satisfeito com seu clube de vinhos?

Leia também:

Conheça o Winelands – Um Clube de Vinhos Diferenciado

Os Tais Clubes de Vinhos

186 comentários em “Participar de um Clube de Vinhos nem Sempre é uma Maravilha

  1. Olá!

    Participo do clube de vinhos da importadora Smart Buy Wines e embora o foco maior seja vinhos americanos (mas eu já sabia disso quando me associei), tenho ficado muito satisfeito com os vinhos que recebo!

    Abraços e continue com o bom trabalho no seu blog.

    • Tiago Bulla disse:

      Grande amigo Victor, que honra receber sua visita por aqui, fico lisonjeado!
      Não conhecia esta importadora – muito boa a indicação, vinda de você sei que é segura.
      Fica aqui o registro de sua satisfação com o seu clube.
      Agradeço muito pelo elogio e desejo o mesmo ao seu blog.
      Um forte abraço e saúde!

  2. Rodrigo disse:

    Olá Tiago,

    achei pertinente o seu texto.

    Eu sigo dois clubes de vinho. Nenhum deles é o que você comentou, apesar de eu saber qual é. Este em específico, sempre trás vinhos bombados, na minha opinião. Pela descrição do vinho, vejo que sempre são vinhos com muito corpo, com longas passagens por madeira, e muito álcool. O vinho deste mês parece ter sido um pouco diferente, com passagem breve por madeira, corpo leve, e isso deixa os clientes do clube, acostumados com outro estilo, decepcionados.

    O que é curioso é ter várias reclamações de que sobra álcool no vinho. É realmente de se suspeitar se o vinho deste mês realmente estava desequilibrado.

    • Tiago Bulla disse:

      Rodrigo, muito obrigado pelo comentário
      Acho que esta é uma discussão sim, muito válida.
      Faço votos de que esteja satisfeito com seus clubes.
      Ah, não conhecia seu blog – vou visitar
      Um abraço e saúde!

  3. Rodrigo disse:

    A propósito, eu sigo dois clubes de vinho: Sociedade da Mesa e Winelands.

    Eu entendo qual é a proposta da Sociedade da Mesa, e recebi muitos vinhos de que gostei muito, poucos vinhos de que não gostei tanto. O clube tenta sair da zona de conforto de vez em quando, mas o foco é em vinhos tintos, mesmo que variem mais dentre os estilos de tintos do que o clube que você menciona.

    Mas atualmente, creio que o meu perfil esteja mais alinhado com a Winelands, por ter muito mais variabilidade. Eu adoro isso, mas 90% do mercado brasileiro quer só tintos, tintos, tintos (de preferência, Cabernet Sauvignon).

    Só continuo nos dois porque ambos me permitem suspender as entregas quantas vezes eu quiser, e com isso eu evito vinhos que não me agradam. E o clube mencionado por você não é tão flexível assim.

    A propósito, caso queira acessar o meu site, eu descrevo diversos vinhos que recebi dos dois clubes, os que gostei, e os que não gostei tanto.

    • Tiago Bulla disse:

      Beleza Rodrigo
      Fica aqui seu registro – muito obrigado, mais uma vez, pelo comentário. É bom ter a opinião dos demais enófilos (e blogueiros)
      Com certeza vou visitar sim seu blog, pode deixar!
      Um abraço e saúde!

      • Rodrigo disse:

        Olá Tiago,

        vejo que o assunto dos clubes de vinho rendeu bastante por aqui.

        Eu escrevi um novo texto dando a minha impressão sobre alguns clubes de vinho.

        http://www.sobrevinhoseafins.com.br/p/clubes-de-vinhos.html

        Caso te interesse, pode opinar sobre o clube de que participa.

        A propósito, você já pensou em trocar de clube?

      • Tiago Bulla disse:

        Rodrigo, muitíssimo obrigado pelo comentário e pela contribuição
        Fica aqui o registro e a indicação para os amigos leitores.
        Por enquanto sigo firme no Clube W One, mas sempre procurando as novidades e outras opções.
        Saúde!

  4. Francisco Leão disse:

    Prezado, sempre estou por aqui lendo seus posts e digo que são muito pertinentes e interessantes. Eu sou associado clubew que é o que você falou mas não citou. Compartilho que o vinho não é bom. E eu não gosto de vinhos potentes demais. Minhas uvas preferidas são Pinot Noir e Syrah. Eles vacilaram nesse mês, mas desde março que sou associado, foi a primeira vez. Confesso que estou muito animado com a seleção do próximo mês que será um Barbera D’Alba e outro italiano da região do piemonte. A do próximo mês deve apagar essa mancha que ficou do clube desse mês.

    Por gentileza, sem dizer os que prestam ou não, enumera num post todos os mais conhecidos clubes de vinhos que tem, para conhecermos melhor a proposta de outros clubes de vinho!!

    Forte abraço e sucesso.

    • Tiago Bulla disse:

      Francisco, bom dia!
      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo elogio ao meu modesto blog.
      Fico muito feliz que estejas satisfeito com seu clube de vinhos – e faço votos para que continues animado!
      Vou estudar a possibilidade de fazer sim um post sobre os clubes. Mas você já pode notar aqui nos comentários do blog que algumas sugestões apareceram – legal essa interatividade do pessoal. Fiquei feliz que vários leitores resolveram compartilhar suas opiniões aqui no post.
      Um abraço e saúde!

  5. Rodrigo chio disse:

    Sei que o assunto não é este, mas sobre o MILAGRE de se achar um bom vinho francês na casa dos 40,00 sugiro uma visita no(BLOG VINHO VINHOS PARA TODOS) que vc deve conhecer muito bem. Sobre os clubes de quais vc faz parte? Abraços.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rodrigo!
      Conheço sim – e muito bem – o blog Vinho Para Todos. Para mim é um dos melhores e é um dos que acompanho a mais tempo.
      Mas veja bem, tomarei a liberdade de lhe corrigir: eu não disse em nenhum momento que era um MILAGRE encontrar um vinho francês nesta faixa de valor; disse sim que era MUITO DIFÍCIL.
      Geralmente, vinhos de certos países nesta faixa de preços são compras arriscadas – MAS, quem não arrisca, nunca vai saber, de fato.
      Atualmente, não faço parte de nenhum clube. Já fiz, mas acabei saindo; por razões financeiras e também porque pesei prioridades. Talvez um dia volte, quem sabe.
      Um forte abraço e saúde!
      Agradeço mais uma vez pelo comentário

  6. Alexandre disse:

    Concordo plenamente com seu comentário sobre as tampas de rosca, realmente existem grandes vinhos que assim são engarrafados e isto não é critério para julgamento da qualidade. Gostar ou não da tampa já é outro caso.

    Quanto às seleções da Wine (deu pra sacar) ou de qualquer outro desses clubes eu também concordo que não da pra esperar nenhuma maravilha, mas com 40-50 reais na mão eu compro vinhos bem melhores dos que os oferecidos (inclusive no próprio site deles), que tem no geral uma qualidade de 20-30 reais. No caso específico da Wine o grande atrativo a meu ver são os descontos oferecidos e o frete gratis, e não a seleção em sí. Mas acho que poderiam melhorar um pouco a qualidade.

    abraços,

    Alexandre.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Alexandre
      Que bom que concordas com a questão da rolha – puxa vida, o que tenho visto de gente com uma opinião equivocada sobre isso é impressionante. Acho que um post sobre o assunto vem a calhar.
      Agradeço pela sua opinião sobre o seu clube também. Fica aqui seu registro.
      Um abraço e saúde!
      Tiago

  7. Ronaldo Davanso disse:

    Pessoal, boa noite.
    Faço parte do clube citado e o que tem compensado para mim são os vinhos existentes no site, os descontos e o frete grátis. Os descontos são significativos se comparado as lojas físicas que encontro por aqui. Inclusive vários amigos fazem compras em minha conta.
    Os rótulos escolhidos em alguns meses deixam realmente a desejar, mas como disse nosso amigo eles estão tentando dar uma melhorada, é nítido!

    Um post sobre os vinhos com rosca e com cortiça seria bem vindo, quem sabe quebra um pouco esse mito! Alguns podem simplesmente achar “mais chique” a rolha… só isso!!! A qualidade realmente não é afetada.

    Abraços

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Ronaldo!
      Agradeço muito também pelo seu comentário!
      Também fica aqui seu registro.
      É como eu disse no post: o importante é cada um pesar as vantagens e desvantagens (se houverem) de se associar.
      Uma coisa é quase unânime em todas as opiniões que vi: nenhum clube de vinhos é 100% “flores”.
      Ah e vou anotar sua sugestão sim: estou impressionado com a quantidade de dúvidas e de desconfianças que o pessoal tem quanto à coitada da tampa-rosca. Um post seria realmente interessante…
      Forte abraço e saúde!

  8. Paula disse:

    Olá, poxa eu gostaria de entrar pra um clube de vinhos. Não bebo, mas gosto de em determinadas situações provar sabores e bebidas. Moro no RJ e gostaria de começar a aprender. Qual clube vc me recomenda??? Obrigada!!!!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Paula!
      Muito legal você estar interessada no mundo do vinho – verás que depois de adentrar neste universo tão bacana será difícil (ou talvez impossível) sair 🙂
      Quanto a indicação para um clube, é difícil dizer. São muitas opções e eu não conheço muitas a fundo a fim de poder emitir uma opinião.
      Mas vou dar uma sugestão: frequente lojas de vinhos e importadoras, pesquise em sites e converse com amigos que já bebam ou que, assim como você, também estejam interessados. Isso será mais valioso que a experiência em qualquer clube, pois você mesma poderá traçar seu aprendizado.
      Um abraço, saúde e ótimos vinhos!

  9. Larissa Araujo Santos disse:

    Olá pessoal,

    Gosto muito de vinhos, fiz um cursinho básico de sommelier mas ainda me sinto muito leiga no assunto. Queria entrar para um clube do vinho, mas são muitos e eu estou meio perdida… Vi a dica de conversar com amigos mas como eu sou meio nova (23) a maioria das pessoas com quem eu convivo troca um bom vinho por qualquer cerveja.. uma tristeza.
    Vcs sabem me dizer mais ou menos os pontos positivos e negativos dos principais clubes?
    Obrigada 🙂
    Bjos e bons vinhos!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Larissa!
      Agradeço pelo seu comentário! Respondi com algumas sugestões para seu email
      Saúde!

      • Larissa Wanderley disse:

        olá, você poderia encaminhar para o meu email também as suas sugestões sobre os clubes de vinhos, com prós e contras? Obrigada!

      • Andrei Pinheiro disse:

        Olá,

        Você poderia enviar as mesmas sugestões para o meu email?

        Obrigado.

      • Marcelo disse:

        Tiago, poderia encaminhar para meu e-mail também? Hoje sou sócio do Wine mas estou avaliando de entrar em mais um ou mudar. Gosto de clube pela comodidade principalmente, mas também acho que nem sempre vão agradar… enfim.. não dá pra ter tudo…

      • Tiago Bulla disse:

        Concordo Marcelo!
        Obrigado pelo comentário
        Saúde!

      • Marcio disse:

        Olá, você poderia me enviar as informações por e-mail também. Eu iria me associar a um clube de vinhos este final de semana, mas lendo o post resolvi aguardar um pouco para conhecer suas sugestões mais detalhadamente. Estava considerando associar ao ClubeW One e também Classic, por ter duas faixas de vinhos que, para mim que sou iniciante, poderia atender. Mas não conheço muitos outros clubes, todos os que vi eram uma faixa acima do que eu pretenderia. Aguardo ansioso seu retorno. Marcio

      • Tiago Bulla disse:

        Pessoal
        Tendo em vista que este post bombou INCRIVELMENTE muito mais do que eu imaginava (observa-se pelos gentis comentários) optei por escrever um outro post mais específico sobre o assunto.
        Aguardem! Até meados de outubro deverei publicá-lo!

      • Carolina disse:

        Bom dia!
        Você poderia também, por gentileza, me enviar suas sugestões?!

        Obrigada e parabéns pelo blog!
        Carol Corrêa

      • Tiago Bulla disse:

        Pessoal peço desculpas a todos pelo longo período de ausência.
        Espero tão logo quanto possível escrever meu post sobre os clubes de vinhos.
        Enquanto isso, indico a leitura dos textos:
        http://www.sobrevinhoseafins.com.br/p/clubes-de-vinhos.html
        http://www.diariodebaco.com.br/clube-do-vinho/

        Saúde a todos!

      • Carlos Sona disse:

        Muito bacana seu comprometimento em informar os frequentadores do seu blog!! Virei fã, obrigado pela informação, abraços!

      • Tiago Bulla disse:

        Olá Carlos!
        Que bom que gostaste do blog, fico feliz em ler seu comentário.
        Um forte abraço e saúde!

  10. Waldir Henkes disse:

    Olá.

    também gostaria de uma dica de um bomclube de vinho.

  11. Hugo disse:

    Olá, também gostaria de saber quais os melhores clubes do vinho.

    Obrigado.

  12. Jesiane disse:

    Também aceito as sugestões de bons clubes…

  13. Pedro Corradino disse:

    Boa tarde! Eu também gostaria de algumas sugestões de um bom clube de vinhos.

    • João Antonio Souza' disse:

      Por favor, também estou querendo escolher um clube de vinhos para me associar e gostaria de receber suas sugestões. Assim, gostaria que me enviasse o referido email. Obrigado!!!

  14. Luiz Garcez disse:

    Gostei muito do texto, e o que me trouxe aqui foi uma pesquisa sobre os clubes de vinho, já que estava procurando sobre um vinho e cai no site deste clube Não citado…
    Gostei dos comentários acima, e vou pesquisar e visitar os sites dos blogueiros que comentaram aqui.
    Quanto ao clube do vinho, realmente o vinho escolhido no mês pode não agradar, mas o que me chamou atenção ( e a outros também) é o frete free nas outras compras.
    E novamente agradeço o ótimo texto, e com certeza irei visitar toda semana a procura de novidades.
    Um abraço.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Luiz
      Agradeço muito pelo seu comentário. Fico feliz que o post tenha lhe agradado e que possa ser útil para suas escolhas no mundo do vinho.
      Grande abraço e saúde!

  15. solange franco disse:

    Bom dia,
    Muito interessante o post sobre os clubes de vinhos. Estou interessada em entrar num deles e tenho muitas dúvidas em qual me inscrevo. Quais clubes vocês me indicariam? Agradeço de antemão a atenção.

  16. Leo disse:

    Thiago,

    Tambem sou socio da wine e Busco outro clube. Pode me passar as dicas que você passou aos outros por email? Obrigado!

  17. Anamélia disse:

    Olá Tiago,
    Estava procurando um clube de vinhos para participar quando me deparei com o seu blog. Gostei bastante! Parabéns!
    Todos que conheço participam do wine, mas estava em dúvida se era um bom clube e após ler o seu post e os comentários fiquei com mais dúvida. Poderia me sugerir algum clube? Desde já agradeço.

  18. Joao disse:

    Ola, tambem gostaria de receber as dicas sobre clubes de vinho em geral. Abraco e parabens pelo blog

  19. Silvia disse:

    Thiago, adorei o blog. Manda sugestões de clubes pra mim também ? Abc

  20. Luiz Gustavo Maia disse:

    OIá! também faço parte do clubew e realmente, mês passado, deixou um pouco a desejar… espero que as garrafas de agora sejam melhores! Maaaaasss também gostaria que, se possível, fosse encaminhado ao meu e-mail a listagem de outros clubes!
    Desde já, parabéns pelo blog… não conhecia mas passarei a acompanhar!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Gustavo!
      Fico contente que tenhas gostado do blog.
      Gosto muito d ereceber os comentários, sugestões e críticas do pessoal que passa por aqui. Não deixe de comentar.
      Vou passar ao seu email algumas sugestões… espero ajudar
      Um abraço e saúde!

      • Glauber disse:

        Olá amigo Tiago
        Sou marinheiro de 1 viagem na seara de vinho, daí, penso que no 1 momento o clube seria uma boa opção para iniciar ou seja sair da inércia.
        Teria como me ajudar com sugestões?

  21. Luiz Perez disse:

    Não vou me fazer de rogado: pode me mandar também estas sugestões de clubes?

    Excelente o post e excelente o blog, Tiago!
    Meus parabéns, adoro vir aqui vasculhar e aprender 🙂

    • Tiago Bulla disse:

      Ah Luiz, muito obrigado pelo cometário gentil
      Enviarei aos amigos as sugestões, espero que sejam úteis.
      Um abraço e saúde!

  22. Eugênio disse:

    Tiago, manda as sugestões dos clubes para mim, estou à procura de um também. Bem sugestiva a reportagem

  23. Leonardo disse:

    Aprendi a gostar de vinhos e o pouco que aprendi foi lendo em blogs, sites e provando.
    Não tenho preconceito ou restrição alguma de provar qualquer tipo de vinho.
    Neste caso, acho válido os clubes.. Pois ao contrário dos amigos acima, eu não sei se escolheria melhor que clube.

    Gostaria também de receber no email dicas e sugestões sobre os clubes.
    Abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Leonardo, você tem razão. Isso é verdade: os clubes ajudam sim a divulgar o vinho e faclita o aprendizado dos que estão começando.
      Agradeço pelo seu comentário e participação. Vou lhe enviar as sugestões, espero ser útil.
      Um abraço e saúde!

  24. Gabriel Agapio disse:

    Olá, gosto muito de vinho e tenho uma preferência por franceses e italianos pela tradição e manira como são produzidos. Gostaria, se você puder, que também me enviasse um email com dicas de clubes e de vinhos que eu possa esperimentar.

    Atenciosamente,

  25. Ramon Luiz disse:

    Olá Tiago,
    Gostaria de receber suas opiniões sobre os melhores Clubes de Vinhos. Estava interessado em entrar em um.
    Poderia me mandar suas recomendações por e-mail?

    Obrigado

  26. João Paulo disse:

    Bom dia, Tiago, tudo bem?

    Estava procurando dicas sobre os clubes de vinho e me deparei com o seu blog, que é muito bom por sinal!

    Você poderia enviar para o meu email também, por gentileza, as dicas dos clubes de vinhos?

    Agradeço desde já pela atenção!
    Abs, fica com Deus,
    João Paulo

  27. José Eugênio disse:

    Tiago, parabéns mesmo pelo blog! Esse post foi bastante interessante e elucidativo!
    Como iniciante no mundo dos vinhos, será que você poderia também me enviar suas considerações sobre os sites de clubes de vinhos?
    Muito obrigado, com certeza vou ler muito do conteúdo do seu blog!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá José Eugênio
      Agradeço pelas paralavreas gentis e fico feliz que tenhas achado o post útil.
      Um forte abraço e saúde!

  28. Fernando disse:

    Tiago, você poderia me fornecer o seu e-mail, possuímos um Clube de Vinhos, o qual acredito ser realmente um Clube diferenciado, tanto pela qualidade dos exemplares que apresenta, a diversidade dos mesmos e principalmente pelas vantagens realmente proporcionadas aos membros. Além de bons vinhos, queremos oferecer conteúdo ao associado e fazer com que participem de um Clube de vinhos e ao mesmo tempo aprendam realmente a degustar da melhor maneira possível, se possível, como a um profissional. Se estiver de acordo eu poderia lhe apresentar o nosso Clube enviando o funcionamento dele e os diferenciais/vantagens para o seu e-mail. Abraço

  29. Diego Lopes disse:

    Olá!
    Ótimo post! Ótimo blog! São inúmeros os pedidos de indicação sobre os melhores clubes de vinho! Se puder enviar para mim também, agradeceria muito!
    Abraços!

  30. Luisa disse:

    Olá.
    O post ajudou bastante, já que sou iniciante no mundo dos vinhos.
    Você poderia enviar para o meu email também, por gentileza, as dicas dos clubes de vinhos?
    Obrigada e Parabéns!

  31. Raul disse:

    Tiago, faço parte do ClubeW, tenho sido feliz (Provavelmente pelo meu amadorismo), só não tomo vinho suave ou secos de sabores que não gosto HAHAHAHA, pode me mandar os outros clubes por email?

    Quem sabe eu e minha noiva tomando umas 10 garrafas por mês não pegamos o jeito para a coisa?

    Outro detalhe, me associei ao clube especificamente para juntar rolhas dá para acreditar? E ai acabei gostando de tomar os vinhos HAHAHAH

    • Tiago Bulla disse:

      Que beleza Raul
      Este aprendizado no mundo do vinho é memso fascinante não?
      Desejo felicidades ao casal nas incursões pelo mundo do vinho. Vão gostar certamente.
      Saúde!

  32. Mary disse:

    Eu e meu marido estamos entrando para o mundo dos vinhos e gostaria de receber sugestoes dos clubes de vinhos. Acredito que ele nos ajude neste inicio. Muito obrigada.

  33. Carlos Milanese disse:

    Olá . Também gostaria de receber as dicas de clubes por email. Parabéns pelos comentários e pelo site.

  34. Leonardo disse:

    Salve Tiago, poderia me enviar as sugestões de clubes de vinho por e-mail também?
    ótimo o seu blog, já indiquei a amigos!

    abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Muito obrigado pelas palavras gentis Leonardo!
      Lhe enviei um email, epero que lhe seja útil.
      Um abraço e saúde!

  35. Hedwiges Carvalho disse:

    Tiago, adorei o seu blog. Os amantes amadores (como eu e meu marido) sempre buscam boas referências nesse “universo dos vinhos” e foi muito bom te descobrir! Dei uma passada por seus comentários e a maioria do povo quer receber as dicas de clube dos vinhos por e-mail. É claro que EU também! Pode me enviar?
    Obrigada e parabéns!

    • Tiago Bulla disse:

      Muito obrigado pelo comentário Hedwiges. É bom receber este retrospecto, fico lisonjeado.
      Encaminhei ao seu email algumas sugestões.
      Saúde!

  36. Solange Lopes disse:

    Olá Tiago, cheguei ao seu blog pesquisando sobre clube de vinhos. Como estou iniciando nesse mundo. Mesmo considerando sua ressalva, gostaria de indicação de clubes para participar. parabéns pelo seu trabalho!

  37. Eduardo Salles disse:

    Ola. Muito bom o blog. Sugiro uma materia comparativa entre os clubes de vinhos. Enquanto isso, pode me passar tambem essa listagem de clubes de vinhos por email?

    • Tiago Bulla disse:

      Eduardo, sua sugestão já está na minha “fila de pautas”, pode deixar!
      Pela audiência deste post, acho que o assunto merece com certeza uma atenção especial.
      Um abraço e obrigado pelo comentário. Enviarei um email com algumas sugestões.
      Saúde!

  38. Claudia disse:

    Muito bom o blog! Parabéns!
    Sou a iniciante da iniciante em termos de vinhos. Gostaria, neste momento de pouquíssimo conhecimento, me afiliar à um Clube de Vinhos para ir me familiarizando. Poderia, por favor, me enviar a lista de melhores clubes? Agradeço imenso. Abraços

  39. FLÁVIO disse:

    Gostaria de indicações de clubes de vinhos, poderia me enviar suas indicações. Agradeço desde ja. Abraços

  40. Lys Alvarenga disse:

    Prezado Thiago Bulla,

    achei muito interessante as suas colocações sobre a entrada em clubes. Estou pensando nessa possibilidade e li nos comentários que tem orientações a dar sobre os melhores clubes. Poderia enviar-me por e-mail?

    Desde já agradeço! Abraço!

  41. Danielle disse:

    Olá Tiago, estava pesquisando sobre Clubes de Vinhos e me deparei com o seu blog. Andei lendo alguns tópicos e tenho gostado muito, parabéns pelo trabalho. Ainda estou começando a conhecer este mundo dos vinhos e gostaria de indicações de clubes, você poderia me enviar? Obrigada,

  42. Wagner Sarchis disse:

    Rolha ou screw cap? Realmente, para vinhos jovens, não faz muita diferença. A maior diferença está no charme, na tradição. Cortar a cápsula, sacar a rolha com um saca rolhas de dois estágios, analisar a rolha, tudo isso faz parte de um ritual que agrega valor ao vinho que será tomado. Mas de fato isso não interfere muito no líquido que vai se tomar. Chegará o dia (infelizmente) que uma rolha poderá custar o preço do vinho, os Sombreiros, coitados, já quase não estão dando conta da demanda mundial. Saudações enófilas!

  43. Andréia disse:

    Olá,
    Estou pesquisando sites de clube de vinho e encontrei o seu blog, e gostei muito!
    Se possível, gostaria de receber informações dos clubes de vinhos.

  44. Lia disse:

    Por favor me envie sua sugestão de clubes de vinho.
    Obrigada

  45. Ricardo disse:

    Olá Tiago, parabéns pelo blog!

    Estou iniciando meu aprendizado sobre vinhos e acredito que a assinatura em algum clube pode me auxiliar.

    Caso também puder me enviar algumas sugestões de clubes por e-mail, lhe agradeço!

  46. Wagner Sarchis disse:

    Vou engrossar o coro. Apesar do que foi dito sobre os lados negativos dos clubes de vinho eu também quero participar de algum. Hoje eu compro vinhos apenas em uma loja especializada em Juiz de Fora e às vezes (raramente) em supermercados. Fiquei indignado semana passada quando paguei R$ 69 num Puerto Viejo Pinot Noir e pesquisando na internet achei por R$ 32. Pela quantidade de vinho que compro mensalmente estou desembolsando uma quantia razoável além do que poderia! Por isso engrosso o coro, Tiago, indica uns clubes bons aí pra gente!!!

  47. Vinicius Spack disse:

    Olá Tiago!

    Assim como a grande maioria, estou em busca de um bom clube de vinhos. Gostaria de algumas sugestões.
    A propósito, parabéns pelos excelentes posts.
    Abraço

  48. Rafael Pizzamiglio disse:

    Boa noite Tiago! Assim como as outras pessoas, encontrei seu blog em uma busca por um bom clube de vinhos e gostei bastante! Suas explicações e sugestões são muito boas e válidas. Muito obrigado.

    Poderia me enviar a sua lista com sugestões sobre os clubes de vinhos, por favor? Desde já agradeço.

    Parabéns pelo Blog.

  49. Cássia Santana disse:

    Amei o seu blog, já está nos meus favoritos. Não sei nada sobre vinhos, portanto ajo como quando vejo um quadro (pois também não entendo nada sobre artes) se gosto, ótimo, se não, pode ser o vinho perfeito, mas não serve pra mim. Tenho vontade de aderir a um clube de vinhos até por comodidade, porque não tenho muito tempo para pesquisar. Por outro lado, buscar novidades pessoalmente é tão bom! Enfim, como pediram em outros comentários, gostaria que me enviasse por email as suas considerações. Obrigada!

    • Tiago Bulla disse:

      Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios Cássia.
      Fico feliz que o blog esteja lhe ajudando no aprendizado sobre o mundo do vinho.
      Saúde!

  50. Alessandro disse:

    Olá Tiago, acho que sou mais um a querer recomendações de bons clubes de vinho. Acabei de fazer um curso básico e a princípio pensei no clube wine para expandir meu conhecimento com relações a diverentes origens do vinho que até agora se restringia aos do Chile.
    Fico no aguardo e parebens pelo post.

    • Tiago Bulla disse:

      Que bacana Alessandro. Verás que há vinhos interessantíssimos mundo afora, além dos excelentes chilenos.
      Obrigado pelo seu comentário e saúde!

  51. Thiago disse:

    Olá Tiago, tudo bem ? Parabéns pelo blog e cheguei a ele procurando opiniões sobre clubes de vinho e vi que você enviou por e-mail para alguns leitores . Você poderia me enviar também ? Agradeço a atenção

  52. ANDREA disse:

    Olá adorei o blog, sou iniciante no mundo do vinho, gostaria de uma indicacão de um clube de vinhos, obrigada e parabéns!

  53. Beatriz Galvão disse:

    Olá,

    Interessantes suas colocações sobre o ingresso em clubes de vinhos. Estou pensando nessa possibilidade e li nos comentários que tem orientações sobre os melhores clubes. Poderia enviar-me por e-mail?

    Desde já agradeço!
    Abraço,

  54. Vanessa Coutinho disse:

    Parabéns pelo domínio de conhecimento e simplicidade com sua resenha!
    Participei de um clube de vinhos faz muito tempo atrás e acredito que naquela época era pior manter qualidade e preço. Faz pouco tempo no Brasil preferiam vinhos Malbec e Carmenere, hoje vejo a preferência por Cabernet, escolhes tintos secos, parece ser menos importante os demais.
    Gostaria de receber suas sugestões sobre clubes, por gentileza me envie também.
    Um abraço,
    Vanessa

  55. Pedro Vasconcelos disse:

    Prezado Tiago, acho que você terá que fazer um post sobre isso, porque eu também gostaria que me enviasse suas dicas sobre os melhores clubes. =)
    Manda pra mim, por favor? Muito obrigado e parabéns pelo ótimo blog.

    • Tiago Bulla disse:

      Pedro, sugestão anotada! Está em minha “pilha” de “posts a escrever” 🙂
      Uma pena que o tempo anda curto – quisera eu ter mais disponibilidade para dar atenção ao blog, que é algo que gosto muito.
      Enviei também a ti um email com algumas sugestões, espero que ajude-o.
      Um abraço e saúde!

      • Larissa Wanderley disse:

        Olá Thiago, parabéns pelo blog.
        Me associei recentemente aos clubes Sociedade da Mesa e ao Clube Wine, este último mais por conta dos descontos. A decisão de me associar aos dois foi para testá-los e ver qual deles é mais se adequa ao meu perfil. Dependendo de como for, saio de um ou do outro ou opto por uma seleção melhor. Gostaria que você me enviasse esse email aí em que você comenta os prós e contras dos clubes existentes por aqui.
        Abraço

  56. Victor disse:

    Olá Thiago,
    a minha pergunta é se você tem um clube que vc seja associado! Outra é uma afirmação: eu posso fazer meu próprio clube para comprar coletivamente e promover eventos. Gosto da sua página! Aqui em BH eu faço minhas compras no Verde Mar (um supermercado especial no qual os vinhos são vendidos a preços comparáveis aos sites!! Além de uma variedade de coisas para a parte dos “comes”! Bem… já comprei pelo site SONOMA, mas não me associei a nenhum clube! Um abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Victor, muito obrigado pelo comentário e pelos elogios. Fico feliz que as informações aqui do blog lhe sejam proveitosas.
      Respondendo objetivamente sua pergunta: atualmente sou sócio do Clube W One – mais especificamente em função das vantagens de associoado do que pelos vinhos em si. Aos poucos pretendo ir com entando minhas impressões sobre alguns deles aqui no blog.
      Quanto ao que vc comentou sobre “criar o próprio clube” eu concordo 102%: nada melhor que você mesmo provar os vinhos que deseja, imergindo neste mundo tão fascinante na companhia de amigos e pessoas bacanas.
      Um abraço e saúde!

  57. Wagner Sarchis disse:

    Tiago,

    manda pra mim também o e-mail com as dicas que mandou para o Pedro Vasconcellos, se não estiver abusando da sua boa vontade, claro!
    grande Abraço

    Wagner sarchis
    Wagner@duduxo.com.br

  58. Graziella disse:

    Oi Tiago!
    Gostaria de entrar para um clube de vinhos para abastecer minha adega com vinhos bacanas para receber os amigos.
    Por favor, você poderia enviar para o meu email uma indicação de um clube que você ache melhor?
    Muito obrigada!
    Parabéns pelo blog!

  59. Thiago J. T. Pires disse:

    Oi Tiago. Parabéns pelo site e obrigado por compartilhar seu conhecimento sobre vinhos conosco. Estou querendo, também, participar de um clube de vinhos. Por favor, me envie por email, sua opinião sobre o clube Evino e quais são os clubes top do Brasil. Obrigado.

    • Luciano disse:

      Oi Tiago,

      faço minha as palavras do Thiago. Se você puder compartilhar comigo a resposta a ele, ficarei imensamente agradecido.

      Obrigado,

      Luciano

  60. Murilo disse:

    Olá Tiago,

    Gostei muito do seu blog, parabéns! Também estou querendo entrar em um clube de vinhos e gostaria muito que você me enviasse o e-mail com as sugestões. Desde já, agradeço.

    Abraço!

  61. Jones disse:

    Olá estou a procura de um clube de vinho e acabei me deparando com seu blog, que a proposito curti muito. poderia me enviar a lista de clube com pros e contras também. Obrigado

  62. Gustavo disse:

    Olá Tiago….estou entrando nesse mundo maravilhoso dos vinhos e tb gostaria de receber email a respeito de vinhos..blog..melhores clubes de vinho, e tudo do gênero…grato…parabéns pela publicação.
    Abc.

  63. Helio Sergio disse:

    Oi Tiago.

    Parabéns pelas dicas. Sou iniciante no mundo dos vinhos. Se possível mande para meu e-mail relação de Clubes de Vinhos.

    Saudações.

  64. Leandro Campos disse:

    Parabéns pelo seu ótimo blog, é de muita ajuda a todos os apaixonados por vinho, principalmente para os menos experientes como eu.
    Passei a ser um entusiasta por vinhos – apesar de não entender nada – após visitar um amigo apaixonado por vinhos, que sempre reúne os amigos para baterem um bom papo e experimentarem novos vinhos.
    Nessa viagem em que o visitei, participei de uma dessas reuniões, me apaixonei também.
    Agora eu e minha noiva estamos tentando reunir uns amigos em minha cidade com o mesmo propósito; acabei de comprar uma adega e agora preciso de uma ajuda para enchê-la.
    Os únicos clubes de vinho que conhecia eram ClubeW e Evino, gostaria de sugestões sobre esses e outros clubes para me associar.
    Mais uma vez parabéns pelo blog, já está em meus favoritos.

    • Tiago Bulla disse:

      Muito obrigado pelas palavras gentis Leandro, fico lisonjeado.
      Desejo-lhe uma excelente caminhada no universo do vinhos. Certamente irás gostar.
      Saúde!

    • ruth Bulgakov disse:

      Olá Tiago,
      Hoje é a primeira vez que vejo seu blog adorei, Amo vinho. farei um encontro em minha casa de vinhos causos e canções gostaria de sua opinião e dicas..

  65. Leandro Pimentel disse:

    Parabésn pelo excelente texto.
    Ficaria muito grato se você me indicasse uma lista dos melhores clubes de vinho em sua opinião.
    Grato,

  66. Paula disse:

    Ola,

    Será que você poderia me encaminha suas sugestões de clubes de vinho, por favor? Obrigada

  67. Juliana disse:

    Ola Tiago, esta de parabens pelo post. Ainda irei passear mais pelos outros e espero ansiosa pelo post sobre os Clubes de Vinho. Realmente, para que está começando, como eu, é dificil ter criterios para se fazer uma boa escolha.
    Eu ia assinar o Wine praticamente se fazer pesquisa, mas eles nao estao aceitando novas assinaturas, temporariamente, e isso mes fez dar mais uma lida e acabei achando bom, pois me informo melhor e comparo melhor as opções.
    Abraços,

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Juliana
      Fico feliz que o post lhe tenha sido útil, de alguma forma
      Boa sorte no mundo do vinho!
      Saúde!

  68. Renata disse:

    Olá Tiago, tudo bem ? Parabéns pelo blog e cheguei a ele procurando opiniões sobre clubes de vinho e vi que você enviou por e-mail para alguns leitores . Você poderia me enviar também ?
    Obrigada
    Renata 🙂

  69. Gustavo disse:

    Olá,

    Sou assinante do ClubeW Classic, e já fui assinante do Evino. O Clube da Wine já cancelei 2 vezes, e volto somente quando os vinhos da seleção me agradam.

    No meu primeiro período como sócio recebi 3 meses seguintes vinhos horríveis, isso me fez cancelar. Com o Evino tive somente uma experiência até agora.

    Realmente participar de clubes é uma aposta. Para mim, a vantagem dos clubes é realmente o fator surpresa. E como toda surpresa as vezes agrada, as vezes não. No caso da Wine, a vantagem é o desconto para os sócios e o frete grátis.

    Parabéns pelo seu blog, principalmente pela maneira como são escritos os posts e as suas respostas aos leitores. Extrema cordialidade.

    Abraço,
    Gustavo.

    • Tiago Bulla disse:

      Gustavo, muito obrigado pelo comentário gentil. Procuro sempre responder a todos da melhor maneira possível, apesar da correria do dia a dia.
      Sem dúvida as vantagens do clube Wine são muito convidativas. E eu concordo com o fator surpresa a que você se refere: confesso que a svezes a gente realemnete se surpreende não é mesmo?
      Um abraço e saúde!
      Tiago

  70. Carolina Noronha disse:

    Olá, bom dia.

    Assim como a grande maioria, estou em busca de um bom clube de vinhos. Gostaria de algumas sugestões.
    Você pode me encaminhar o e-mail os algumas dicas?

    Adorei o post.

    Obrigada,

    Carol

  71. Melina disse:

    Caro Tiago, gostei muito de sua reportagem. Vc poderia manda as sugestões dos clubes para mim. Estou interessada em participar de algum clube e gostaria de saber suas sugestões. Abraços.

  72. marcelo disse:

    gostaria de receber dicas sobre melhores clubes de vinho

  73. Thiago Mourthé disse:

    Realmente o blog é muito bom! Se possível gostaria do email com dicas de alguns bons clubes. Desde já agradeço!

  74. Eloisa Vidal Rosas disse:

    Boa tarde, andava buscando comentários sobre clubes de vinho e tive a sorte de conhecer o seu blog! Li outros posts muito interessantes e vou segui-lo.
    Se puder me enviar também suas sugestões sobre os clubes existentes, adoraria!
    Obrigada e um abraço, Eloisa.

  75. Paulo Renato disse:

    Prezado

    Também estou começando e procurando dicas de um bom clube de vinho. Se puderes enviar para meu email. Agradeço.

  76. Vanessa disse:

    Sou associada do clube em questão. Escolhi-o, assim como outros leitores comentaram, mais pelos descontos e entrega grátis. Sendo assim, utilizo os exemplares do clube para consumo “despretensioso” e faço minha própria busca a parte, aproveitando as vantagens.
    Gostei muito do seu blog e deste post!

  77. Vitor Hugo de Almeida e Silva disse:

    Boa noite Tiago,
    Gostei muito do seu blog e dos comentários.
    Também gostaria de receber algumas dicas de clubes.
    Agradeço a atenção.

  78. Gabriel Batiston disse:

    Excelente artigo!
    Sou assinante do Wine e tenho gostado das seleções, pois sou bem leigo no assunto rs…
    Você poderia me dar sugestões de assinaturas em outros clubes?
    Obrigado!

  79. Ingo Ristow disse:

    Bom dia Tiago,
    Parabéns! O seu Blog é ótimo! Comecei no mundo da degustação de vinhos através de uma confraria. Experiência ótima! Poderias, por favor, enviar para meu e-mail dicas sobre clubes de vinhos?
    Obrigado, um abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Ingo, confrarias são uma EXCELENTE idéia, não tenha dúvida. É o que sempre digo
      Aguarde meu post sobre os clubes de vinho.
      Um abraço

  80. Fernanda disse:

    Estava quase fechando com a wineland !!!
    Massssss
    Diante de tantas observações decidi procurarás mais informações !!’
    Por gentileza repassar alista para meu email tb!!! Obrigada

  81. Priscilla disse:

    Olá Tiago,
    Muito bom o seu blog. Esclarecedor, especialmente pra quem não é entendida como eu.
    Fui transferida para o interior(mesmo) de Pernambuco,então vc imagina a dificuldade em encontrar bons vinhos. Aliás, o negócio é pegar o que tem e quando tem.
    Por conta disso às vezes o preço é absurdo. Não pelo valor, mas pelo vinho em sí.
    Por favor,preciso de sugestões, das que deu aos colegas por email, de clubes do vinho.
    Talvez o problema seja o frete, que não sei se vai pesar muito.
    Aguardo ansiosamente!
    Priscilla

    • Tiago Bulla disse:

      Justamente Priscilla, sem dúvida, para seu caso, um clube que ofereça bons vinhos com fretes de valor mais em conta são um ótimo negócio.
      Agradeço pelo seu comentário e pelos elogios.
      Pretendo escrever um post em breve sobre os clubes.
      Saúde!

  82. Eveline disse:

    Olá Tiago
    Lendo os outros comentários não me senti sozinha no mundo..mas sim fazendo parte do grupo dos ‘simpatizantes’ do universo do vinho. Como muitos desse grupo só conheço vinhos chilenos e alguns argentinos..tenho muito interesse em ampliar esse horizonte. Blogs como o seu nos ajuda muito. .obrigada por compartilhar seu conhecimento e entusiasmo. Além disso. .tenho interesse como os demais em ingressar num clube do vinho..por isso peço que por gentileza me envie suas dicas por email..pela enésima vez hehehe. Agradeço desde já..grande abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Eveline!
      Gostaei muito de receber seu comentário. Você está sim no caminho que a grande maioria dos simpatizantes do vinho sempre trilham no início. Mas é isso mesmo, aos poucos você vai se aventurar em vinhos “fora da américa do sul” e perceberá o quão interessante e complexo é este universo.
      Aguarde o post que farei sobre os clubes, espero que ele seja útil a todos

  83. Luiz Gustavo disse:

    Hoje sou sócio de um Clube de Vinhos, recebendo em casa duas garrafas por mês, com um custo médio de R$100,00, e estou extremamente satisfeito com a qualidade dos vinhos (ignorância?!). Estou experimentando ótimos produtos que, por ignorância, não saberia comprar.
    Porém estou extremamente insatisfeito com a logística deles. Moro no interior de SC, e a entrega é feita pela Total Express. Esse operador logístico não tem base em minha cidade e, quando não consegue realizar a entrega não deixa qualquer aviso e também não tem como retirar o produto em sua base.

    Agradeço se puder receber sua lista de indicações de Clube de Vinhos, por email.

    • Tiago Bulla disse:

      Luiz Gustavo, estou feliz que estejas satisfeito com seu clube – se estás gostando, ótimo, esta é a idéia.
      Quanto a questão da logistica, realmente lamento. Sugiro que entre em contato com a empresa responsável pelo clube (que imagino qual seja – e tem por sinal bom atendimento) e reclame da situação. De repente poderá lhe render um melhor atendimento no futuro.
      Forte abraço e saúde!

  84. Caroline Augusto disse:

    Olá! Estava procurando um club de vinho no google e acabei parando no seu blog. Parabéns, gostei bastante. Este post tbm é bem bacana … mas agora fiquei com mais dúvidas sobre as opções que estou pesquisando. Será que vc poderia passar quais são as suas dicas? Elas seriam muito importante para mim, já que sou totalmente leiga neste assunto … mas sou louca por um bom vinho 🙂 Obrigada!

  85. Vitor Furtado disse:

    Boa noite Tiago, gostaria de receber um e-mail a respeitos dos clubes dos vinhos, alem disso gostaria de saber se já fez o post que em alguns comentários atras mencionou que faria por meados de outubro.
    Desde já agradeço

  86. Manuela Silva disse:

    Boa tarde Tiago, li o seu artigo e gostaria de dizer que estou muito satisfeita com o meu clube.
    Sou sócia do Clube das Cartas de Vinho da Lacomex e estou tendo uma satisfação enorme, pois recebo em minha casa uma variedades de rótulos diferentes que vem junto com brindes todos os meses,
    tenho também um App no Celular do clube com ofertas exclusivas só para assinantes, Além de poder ir em qualquer restaurante que é sócio ao clube levando o meu vinho sem pagar a taxa de rolha!
    Estou muito feliz com o meu Clube eles são bastantes pontual na entrega e tem uma disponibilidade enorme para lhe ajudar.
    Recomendo é muito Bom!!!
    http://www.lacomex.com.br/o-clube

  87. André disse:

    Olá, Tiago, vim até o fim procurando saber se havia saído o tal post sobre os clubes de vinho, como não achei peço-lhe também a gentileza de encaminhar os comentários que você enviou aos demais, pode ser? Antecipo-lhe agradecimentos.

  88. Adriana disse:

    Boa noite, Tiago. Primeiramente, parabéns pelo post. É bastante esclarecedor. Quero fazer uma assinatura de um Clube de Vinhos para meu marido de presente de Natal. Poderia me enviar por email sua lista de indicações de clubes. Obrigada!

  89. Sérgio Jorge disse:

    Olá Tiago, estou também querendo iniciar o bom hábito de apreciar vinhos, foi muito bom conhecer teu blog, parabéns pelo fortalecimento dessa cultura. Solicito também as dicas por e-mail

  90. Mirian Ghizoni disse:

    Tiago, em busca de informações sobre clube de vinhos e suas características, cai em seu blog. Poderias me enviar por email as considerações sobre os diferentes clubes?
    Desde já agradeco,

    Mirian

  91. Paula disse:

    Olá. Gostei muito do seu texto e também gostaria de indicação de clube de vinhos. Obrigada!!

  92. Renan Carvalho disse:

    Olá Tiago!
    Primeiramente, parabéns pelo blog. Eu, como iniciante na cultura de apreciação de vinhos, me senti muito a vontade com seus artigos e comentários.
    Como citei antes, estou iniciando juntamente com minha namorada, o hábito e a cultura de apreciar um bom vinho, e gostaríamos de fazer uma assinatura de um clube de vinho. Mas como são muitos, e ainda não temos muito conhecimento, gostaria de sugestões para essa escolha. Pode nos ajudar?
    Obrigado.

  93. Simíramis disse:

    Olá Tiago,
    Gostei muito do seu texto. Faço parte de um clube, mas nem sempre fico satisfeita com o que recebo… Por isso, peço a gentileza de me enviar por email suas considerações sobre outros clubes. Abs.

  94. Ana disse:

    Tiago, tb faço parte de um clube vinhos, total insatifeita, quero trocar, pode me enviar sua lista e consdierações.
    Obrigada

  95. REGIS CARLOS MURARO disse:

    Olá Tiago,estou começando no ramo de importação de vinhos,tenho certa facilidade (contatos)em importar vinhos bolivianos de altitude(andes),porém preços iniciais de venda deles são 5 vezes mais caros que um vinho similar chileno.Por ainda não ter sido importado tenho um certo receio,voce pode falar algo a respeito dos vinhos bolivianos?Obrigado.

    • Tiago Bulla disse:

      Regis, infelizmenet devo confessar que não conheço a viticultura boliviana.
      Sinceramente, no seu lugar, eu compartilharia do mesmo receio. É uma “aposta” digamos, ousada.
      Recomendo-o que pesquise (e bem) sobre este assunto, consultando pessoas que já tenham provado os vinhos de lá.
      Um forte abraço e saúde!

  96. Elisabete Lopes disse:

    Olá Tiago, muito bacana seu blog, estou procurando um clube de vinhos, você pode me mandar suas indicações? Obrigada.

  97. Thiago disse:

    Por isso que assino o clube vinhos de bicicleta.

    O foco lá são vinhos artesanais. E, como têm poucos associados, os vinhos enviados são muito exclusivos.

    As produções são super baixas, as vezes não chegando a 10 mil garrafas. Isso é impossível de se ter acesso em clubes com milhares de assinantes.

    • Tiago Bulla disse:

      Thiago, muito obrigado por seu comentário!
      Fica aqui sua sugestão registrada, bem interessante por sinal.
      Um abraço e saúde!

  98. Luiz Paulo disse:

    Saudações Tiago.
    Parabéns pelo post, obrigado por democratizar seu conhecimento, como alguns citaram também não bebo outras bebidas, mas o vinho é especial, quase fiz a assinatura em um clube a minutos atrás antes de encontrar seu post,fiquei pensativo, ficarei muito grato se me indicasse um clube, pois sou iniciante sobre o mundo dos vinhos. Senão for muito, poderia enviar no meu email alguma sugestão de clube.
    Abraços.

  99. […] Nestes quase quatro anos em que escrevo este site, acredito que nenhum outro assunto tenha feito tanto sucesso quanto o post que redigi a respeito dos Clubes de Vinho (relembre). […]

  100. Cecilia Clemik da Costa disse:

    Pesquisando sobre clube de vinhos encontrei seu blog. Gostaria de receber por email as sugestões/comentários sobre Clube de vinhos.

  101. Sintia Belangero disse:

    Eu e meu marido amamos vinhos, mas não somos profundos conhecedores. Quais clubes vc indica pra gente se associar? Gostamos principalmente de vinhos da África do Sul, Austrália, Califórnia e europeus. Obrigada. Um abraço.

  102. Aparecida Souza disse:

    Me interessei muito pela sua materia,poderia me mandar uma lista de clube onde poderia me associar? Vc é excelente, por isso vou confiar em vc!!!

    Obrigada

  103. Everton Silva disse:

    Thiago, amigo, ficaria muito satisfeito em receber seu e-mail com indicações e avaliações dos clubes. Fico no aguardo. Grato.

  104. Everton Silva disse:

    Thiago, amigo! Ficaria muito satisfeito em receber suas indicações e avaliações dos clubes. Fico no aguardo. Grato.

  105. EDISSON H JUNIOR disse:

    Boa tarde Thiago. Fiquei muito entusiasmado com todos os elogios perante seu conhecimento com vinhos. Gostaria de me associar a um clube e gostaria se possivel de você me enviar suas indicações e avaliações dos clubes que possuimos para assinaturas.
    Muito obrigado!!!

  106. Daniele Pinheiro disse:

    Olá, Thiago!
    Adorei os posts que escreveu sobre Clube de Vinhos. Se possível, gostaria de indicações de clube de vinhos, pois estou interessada em fazer uma assinatura em um deles.
    Desde já, agradeço e o parabenizo pelas ótimas dicas.

  107. Oswaldo Noman disse:

    Thiago,
    Eu fui sócio do Clube W por muito tempo. Quando começaram eram muito bons e as seleções sempre me agradavam. Com o tempo o Clube foi crescendo no número de associados e ficou mais difícil selecionar bons vinhos para tanta gente. O resultado foi que a qualidade caiu e os vinhos começaram a não valer a pena. Então me desliguei. Desde então procuro outro Clube para me associar e ainda não bati o martelo em nenhum. Li o artigo sobre a winelands e fiquei interessado. Vou pesquisar. Meus parabéns pelo blog. Não conhecia, mas vou passar a acompanhar.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Oswaldo!
      Agradeço pelo seu comentário. Fica aqui seu registro.
      Espero que aprecies seu próximo clube. Até então, as seleções do Clube Winelands têm me agradado bastante.
      Forte abraço e saúde!

  108. Joana Azeredo disse:

    Boa tarde,
    Poderia por favor enviar o seu email de sugestão dos clubes pro meu email também?

    Obrigada!

  109. Mauro Souza disse:

    Boa Thiago!!! muito interessante e pertinente o seu texto. Eu participo de 2 clubes de vinhos atualmente. Troquei um deles, pois notei que ele colocava alguns de seus vinhos que foram do clube, em ofertas pouco tempo depois, à preços que, normalmente, eram os reais, não os cobrados no clube.
    Interessante, que mesmo depois de sair clube, resolvi adquirir uma oferta de vinhos de Bordeaux e, como esperava, eles honestos, valiam o preço que paguei…rsrrs
    Para minha tristeza, aqui no Brasil, os vinhos de muito bom a excelentes, são caros. Enquanto na Europa, cheguei compra excelentes vinhos a entre 12 a 15 Euros. Alguns desses vinhos são vendidos aqui entre 150 a 300 reais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s