Olho de Mocho Reserva Tinto 2009

Olho_de_mocho)Reserva_Tinto_2009

Amigos, este foi um dos vinhos degustados na edição do Winebar que contou com presença da enóloga Catarina Vieira da vinícola Herdade do Rocim, de Portugal. Além deste, foi degustado também outro exemplar, o Rocim Tinto, que comentarei em alguns dias. Acompanhe como foi a degustação neste link.

O vinho já impressiona logo de cara pelo belo rótulo – clean e elegante. Rolha de boa qualidade. Álcool a 14%. É elaborado com um corte muito interessante, especialmente em função da Syrah, casta que aprecio muito e que aparece em muitos vinhos alentejanos. Touriga Nacional e Alicante Bouschet complementam o assemblage, que estagiou por 12 meses em barricas de carvalho – 80% francesas – além de mais seis meses em garrafa. Vamos ao líquido:

Bela coloração, rubi com bordas em tons violáceos. Sutil no nariz a princípio, abrindo-se aos poucos. Muita fruta preta. Carvalho aos poucos aparecendo, deixando o bouquet mais adocicado e complexo. Em boca mostrou bom corpo. Excelente acidez. Taninos a mil, secando toda a boca. Vinho rústico, daquele tipo que “gruda” Potente e gastronômico. Frutado confirmando o olfato, com certo toque especiado no final.

Excelente vinho. Acompanhou de forma magistral uma bela costela de porco, um de meus pratos prediletos (e que é relativamente fácil de fazer, além de barato). No Brasil, o vinho é importado pela World Wine e custa 185 reais. Pela acidez e tanicidade, creio que o vinho tenha longa vida pela frente.

Nota: Esta garrafa nos foi gentilmente enviada  para degustação, em razão do Winebar.

Saúde a todos!

Um comentário em “Olho de Mocho Reserva Tinto 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s