Chateau La Verrerie AOC 2007 #cbe

Chateau_La_Verrerie_2007

Estimados leitores, este mês coube ao meu amigo Cristiano Orlandi do blog Vivendo Vinhos a escolha do tema de nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs. O tema sugerido foi: “um vinho do Velho Mundo para acompanhar churrasco, com preço até R$150”. Eu, como grande apreciador de carnes vermelhas, não poderia querer um tema melhor 🙂

Para cumprir a missão, escolhi este belo exemplar francês da lendária região de Cotes du Rhone – o rótulo ostenta ainda a AOC Côtes du Lubéron.  É elaborado pela vinícola Chateau La Verrerie através do assemblage de Syrah e Grenache (50% cada) e sofre envelhecimento durante 15 a 24 meses em pequenas barricas de carvalho (francês, suponho). Vamos às minhas impressões deste exemplar:

Rolha bonita e de boa qualidade. Garrafa com belo rótulo. Em taça se mostrou um vinho belo, vermelho rubi escuro. Muito complexo e intenso no nariz, logo de cara, apesar de não ter sido decantado. Muita especiaria e notas florais. Aos poucos aparecem frutas negras, uma certa amora madura, creio. Leve toque de compota. Um conjunto muito interessante. Madeira presente, mas discretíssima. Em boca é um vinho de corpo médio, macio e boa estrutura. Acidez não  tão alta quanto o esperado, mas muito agradável. Taninos bem polidos, bem integrados ao conjunto. Frutado presente, especialmente no final, com leve mentolado. Potente – álcool a 14,5%, sem incomodar. Boa persistência.

Ótimo vinho. Pronto para beber. Para curtir cada gole e cada taça com a devida calma. Pede comida. Uma ótima pedida para acompanhar um típico assado de tiras – no caso, uma costela uruguaia, cortada bem fininha (como fizemos). É vendido na loja virtual da Chez France por 93 reais, embora eu tenha pago um pouco menos na promoção do mês passado. Valeu muito a pena, recomendo.

Saúde a todos!

Nota final: Guardamos cerca da metade do vinho para beber no dia seguinte. Resultado: ganhou acidez e muita intensidade em boca, com aumento do toque mentolado. Muito interessante. A quem puder reproduzir a experiência, deixo aqui como sugestão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s