Monte Paschoal Virtus Tannat 2011

Monte_Paschoal_Virtus_Tannat_2011

Estimados amigos, como já é de certo costume, em todo o início de mês (sem necessariamente haver uma data específica reservada para tal), procuro trazer aqui no blog uma indicação de um vinho de menor custo, com boa qualidade. Em mais uma de minhas investidas ao supermercado Rissul aqui perto de casa, resolvi experimentar outro vinho da Vinícola Basso, de Farroupilha. O anterior havia sido um Chardonnay, que aprovamos (relembre). Este Tannat tem 12% de álcool e é elaborado também com uvas da serra gaúcha.

Garrafa com belo rótulo, como eu gosto – clean e elegante ao mesmo tempo. Em taça mostrou-se com cor vermelha, com certa transparência e lágrimas discretas. No nariz mostrou boa complexidade para um vinho desta faixa de preços. Aromas de frutas negras frescas, com uma certa  amora. Toque herbáceo presente, com leve toque de couro. Vinho bem jovem ao olfato. Álcool sem aparecer. Em boca tem corpo leve a médio, com boa acidez. Frutado presente. Taninos leves, bem integrados. Final de boa duração, seco, com leve amargor, mas que não chegou a incomodar.

Correto e sem grandes defeitos que comprometam. Bom vinho para o dia a dia – lá em casa, acompanhou bem uma canjiquinha com costela de porco; típico prato tradicional de nosso inverno. Pela garrafa paguei cerca de dez reais, bem investidos.

Saúde e boa semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s