Espumante Ponto Nero Brut Rosé

Ponto_Nero_Brut_Rose

Amigos, degustamos este belo espumante  acompanhado de uma ótima pizza na Forneria Gaúcha. A propósito, é um belo lugar para se conhecer: boa pizza, garçons atenciosos, ambiente muito bonito e aconchegante. É daquelas pizzarias que a gente vai e tem vontade de ficar conversando por horas – às vezes (hoje em dia) nos deparamos com certos locais que temos mais é vontade de  comer rápido e sair correndo logo. Lá não: pedimos nossa pizza à la carte, como sempre, e ficamos conversando, degustando, aproveitando uma bela noite deste verão que resolveu dar uma passadinha em Porto Alegre.

Feito o parênteses da pizzaria, devo dizer amigos, que experimentar um espumante da Domno é, sem dúvida, uma satisfação sempre garantida. Isso porque são produtos de procedência muito confiável, além de serem muito bem-feitos. Para quem ainda não sabe, a Domno é uma empresa brasileira ligada ao Grupo Valduga, voltada à importação de vinhos e à produção de espumantes, todos pelo método Charmat. E bons espumantes, diga-se de passagem. Acredito que assim como a Don Laurindo se tornou uma referência de qualidade e confiabilidade no mundo dos vinhos tintos, a Valduga (e, por consequência, a Domno) se tornou uma referência positiva no que diz respeito aos espumantes.

Este rosé é elaborado por um corte de uvas composto por 60% de Chardonnay e 40% de Pinot Noir. As uvas são provenientes do Vale dos Vinhedos. O espumante tem 12% de álcool e uma taxa de açúcar de certa forma elevada: 14 gramas por litro – na berlinda para um brut. Vamos ao que achei dele:

Em taça uma coloração vermelha viva, muito bela, com perlage fino e efusivo. Aromas de boa intensidade – entre todos os rosés que já experimentei, é um dos mais expressivos ao nariz. Aromas de frutas vermelhas, morango, cereja e notas florais formam um bouquet agradável. Em boca é um espumante refrescante, com leve cremosidade. Macio e agradável de beber, com um toque cítrico de frutas vermelhas presente, bem interessante. Não é enjoativo nem “doce” demais, apesar dos 14 g/l de glicose. Agradável e prazeroso de beber. Final seco, de boa duração.

Aprovado. Acompanhou bem nossa pizza e acredito que é versátil para refeições em geral e até sozinho. O preço é convidativo: custa cerca de 28 reais em Porto Alegre. Vale a pena experimentar.

Saúde!

6 comentários em “Espumante Ponto Nero Brut Rosé

  1. Rodrigo Chio disse:

    Bom dia Tiago!ótimo gusto beneficio, comprei duas garrafas (27,00 reais cada, aqui no Rio),eu e minha esposa bebemos acompanhado de algumas brusquetas. Minha esposa achou que deveria ser um pouco mas adocicado,mas como não somos especialista ,falei para ela só curti o espumante e o momento. Forte abraço.

    • Tiago Bulla disse:

      Bacana Rodrigo!
      Que bom que vc gostou do espumante. Ele é bem macio e agradável de beber mesmo.
      Acho que o acompanhamento com brusquetas deve ter ficado jóia, não?
      Um abraço e saúde!

      • Rodrigo Chio disse:

        Tiago, quando vc postou esse espumante e aprovando o mesmo, fiquei com aquela felicidade de quem não é especialista e vez uma boa escolha. Sobre as brusquetas vale experimentar . Forte abraço.

      • Tiago Bulla disse:

        Rodrigo, que bom que as opiniões foram parecidas
        Recomendo fortemente que experimentes também o brut branco. Acho inclusive melhor que o rosé
        Um abraço

  2. Mauricio Aires disse:

    Tiago e Rodrigo, boa tarde!
    Gostaria de saber onde aqui no RJ eu consigo achar esse espumante. Já procurei em diversas casas mais n acho.
    Agradeço a atenção e fico no aguardo da dica.
    Abs

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Maurício!
      Encaminhei sua dúvida à vinícola Domno, que até então não se manifestou.
      Assim que me derem retorno, lhe passarei a informação
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s