Espumante Estrelas do Brasil Riesling Itálico Brut

Estrelas_do_brasil_Riesling_Italico_ISV1

Grandes amigos, os espumantes andavam meio sumidos por aqui… Mas não há de ser nada, estamos retornando com excelentes dicas e descobertas. Experimentei este belo exemplar quando estive na Estrelas do Brasil no ano passado, em uma memorável visita que fiz à cantina do enólogo Irineo Dall Agnol. Na ocasião (relembre) experimentamos muitos espumantes e, confesso, que este foi um dos que mais me surpreendeu. Inclusive, recentemente, no nosso encontro da Confraria Bom Vin eu o experimentei de novo e cheguei na mesma conclusão: é um produto diferenciado e muito bom de beber. Curiosamente até então eu não tinha tido a oportunidade de prová-lo com a devida calma, nem tampouco consegui fazer anotações – é daqueles espumantes que nos deixa tão entusiasmados que perdemos um pouco a noção do tempo. MAS, felizmente, eu ainda tinha em casa a última das três garrafas que comprei na vinícola –  daí então decidi que era hora de abrí-la e cá estou eu escrevendo este post aos amigos.

Este espumante é elaborado com um clone da Riesling Itálico, o ISV1 – que segundo o enólogo Irineo se adaptou muito bem em nosso clima e tem dado ótimos resultados. As uvas são da região de Faria Lemos. É elaborado – curiosamente – através de uma única fermentação, ou seja, como se fosse um Asti italiano, só que resultando em um produto Brut. Possivelmente, um pioneirismo no Brasil. Tem 12,5% de álcool. Vamos ao líquido:

Coloração amarelo clara, levemente dourado. Aromas variados, de boa intensidade e complexidade. Muitas frutas brancas, um toque floral evidente, com notas de mel, lembrando um moscatel no olfato. Há uma certa nota láctea evidente, talvez já mostrando certa evolução em garrafa (a minha repousou quase um ano na adega lá em casa). Em boca é um espumante muito fresco, leve e frutado. Refrescante e ainda com certa cremosidade. Muito equilibrado e agradável.

Amigos, um espumante que chama a próxima taça. Mais do que aprovado. No site da vinícola pode ser comprado a 25 reais por garrafa – um ótimo custo-benefício. Recomendo.

Saúde a todos!

5 comentários em “Espumante Estrelas do Brasil Riesling Itálico Brut

  1. Rodrigo chio disse:

    Boa noite Tiago! Será que eles entregam para o Rio de Janeiro? falando em espumante oque vc pode me dizer sobre os espumantes Terra Nova BRUT E DEMI SEC. Estou com duas garrafas de cada.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rodrigo!
      Entregam sim. O único detalhe é que talvez só aceitem a encomenda de uma caixa com 6 unidades – terias que confirmar. Neste caso, te sugiro fazer o que a maioria faz: arrume um ou dois amigos e divida os custos. É uma boa.
      Da linha Miolo Terranova até hoje só provei o Moscatel, e gostei. Via de regra são produtos confiáveis e com bom custo-benefício.
      Um abraço e saúde!

  2. Grande Tiago!
    Provocou curiosidade esse espumante.
    Se manter a qualidade do Brut dos caras, é uma boa pedida.
    Abraço!

    • Tiago Bulla disse:

      Alexandre, saúde meu amigo
      Não tem erro, pode provar que a satisfação é garantida.
      Provei no mínimo em três ou quatro ocasiões – e aprovei em todas.
      Se provares me conte depois o que achou – gostaria muito de saber sua opinião
      Forte abraço!

  3. […] * Espumante Estrelas do Brasil Riesling Itálico Brut –  Link […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s