Champagne Pommery Brut Royal #cbe

Champagne_Pommery_Brut_Royal_(01de02)

Amigos, o tema deste mês da Confraria Brasileira de Enoblogs foi escolhido pelo Daniel Perches do Vinhos de Corte: Champagne. Maior sofisticação e requinte impossível, não acham? Afinal, a Confraria chega a sua 86ª edição em alto estilo – sendo ainda a primeira (possivelmente a única) confraria virtual de vinhos do Brasil.

Quem acompanha o blog a mais tempo sabe: não costumo comprar (e conseqüentemente, degustar) vinhos de alto valor, especialmente acima da casa dos 100 reais, já que minha condição financeira não permite. O jeito em uma hora dessas é a gente recorrer ao bom e velho “se vira nos 30”, heheh. Mas como conciliar o desejo-necessidade-vontade de degustar um vinho de custo alto com a restrição do bolso? Boa pergunta. O assunto renderia um post inteiro, podem ter certeza. Os amigos sabem que prezo os vinhos acessíveis e de bom custo-benefício, então este assunto é de nosso total interesse – e acho que este post vem muito bem a calhar.

Pois bem, neste caso específico, utilizei de duas artimanhas: primeiramente, aproveitei uma viagem que fiz com amigos até a fronteira e pesquisei as Champagnes em diversas Free Shops. Como AINDA as champagnes estavam caras, parti para a modalidade de meia-garrafa, adequando assim o valor ao meu orçamento. Beleza pura! Cá estamos.

E quem não mora perto de nenhum free shop, o que faz? Bem, aí a minha dica é sugerir a procura de um ou alguns amigos para dividir a garrafa. A quantidade ficará menor para cada um, mas ao menos poderão experimentar um vinho interessante. Sem contar que isso ajuda na interação entre as pessoas, não é mesmo?

Este Champagne é elaborado pela casa Pommery com as tradicionais uvas da região: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Ficou estagiando por três anos nas caves da vinícola – o que certamente deu ao espumante um caráter evoluído, muito bem perceptível por sinal. Em taça mostrou coloração amarelo claro, com borbulhas pequenas e persistentes. No nariz, uma explosão de aromas, com muita complexidade e intensidade. Aromas terciários em evidência. Notas lácteas, aromas da fermentação, muitas frutas maduras – lembrando frutas em calda – e um certo melado que complementa o conjunto. Em boca é um espumante de muita estrutura, com acidez na medida. Encorpado, com cremosidade a mil. Notas do olfato se confirmam no paladar. Seco, com final de boa duração.

Belíssimo produto, fazendo juz a denominação que carrega. Não recomendo para bebericar – sua estrutura pede comida. Gastronômico e instigante, pela complexidade. Os mais acostumados aos espumantes leves irão estranhar, mas vale a experiência. Recomendo. Pela meia garrafa paguei 29 dólares no free shop. A garrafa de 750 ml custa no Brasil na faixa de 180 reais.

Champagne_Pommery_Brut_Royal_(02de02)

Saúde a todos!

 

2 comentários em “Champagne Pommery Brut Royal #cbe

  1. aluizio lima disse:

    acabei de compra-la 750ml. no free shop do aeroporto de montevideo, estava 58 dolares uma. havia uma promocao de uma caixa com 2 que saia 105 dolares (52,50 cada). acho uma excelente compra e otimo preco.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Aluizio
      Bom saber. Interessante: a garrafa que vc comprou (58 dólares) custa exatamente o dobro da minha meia garrafa.
      Esta promoção estava convidativa mesmo – a esse preço uma ótima compra, sem dúvida.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s