Porto Alegre Recebe Degustação de Vinhos Portugueses da Beira Interior

Vinhedos

Vinhedo na região da Beira Interior em Portugal

 Porto Alegre receberá uma degustação gratuita de vinhos portugueses na próxima segunda-feira (dia 2 de dezembro), das 16h às 20h, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos (Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento). O evento é realizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) e é voltado prioritariamente a profissionais (compradores, distribuidores, sommeliers, donos de bares e restaurantes), jornalistas e formadores de opinião, assim como enófilos da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho (Sbav). A presença dos convidados deve ser confirmada pelo e-mail beirainteriorpoa@gmail.com.

Cinco produtores portugueses – Adega da Covilhã, Adega do Fundão, Quinta dos Currais, Quinta dos Termos e 2.5 Vinhos de Belmonte – farão a apresentação de seus rótulos. Eles virão mostrar seus vinhos e espumantes da Beira Interior, a mais alta região de Portugal, berço da produção vitivinícola na época da ocupação dos romanos e desenvolvida a partir do século XII pelos monges de Cister. Situada no centro do país, entre o Rio Douro a norte e o Rio Tejo a sul, a Beira Interior faz fronteira com a Espanha e tem cerca de 16.000 hectares de vinhedos plantados.

Características da região

Os vinhos da Beira Interior têm o frescor das montanhas, que formam uma paisagem selvagem e atraente cada vez mais visitada por turistas de todo o mundo em busca de uma incrível diversidade de paisagens, com serras, aldeias históricas, áreas arqueológicas, castelos, monumentos, igrejas, solares, além de muitos vinhedos.

A altitude de 400 a 700 metros, aliada ao clima mediterrâneo, com verões muito quentes e inverno rigoroso (com neve), resulta em vinhos muito aromáticos e com uma pronunciada acidez. “A região reúne boas condições para a produção de brancos frescos e aromáticos e tintos frutados e encorpados”, afirma João Carvalho, presidente da CVRBI.

Os solos da região são de origem granítica e xistosa, fruto do relevo acidentado e montanhoso da região. As vinícolas cooperativas elaboram quase todo o vinho da região, que têm apostado a internacionalização dos seus vinhos, incentivando a aparição de pequenos e médios produtores. A exportação já alcança aproximadamente 30 países. São mais de 500 mil garrafas, compradas especialmente por Estados Unidos, Canadá, Brasil e Angola.

Saiba mais

A Beira Interior está dentro de uma denominação genérica chamada Beiras, subdividida em outras duas regiões Beira Alta (o tradicional Dão) e a Beira Litoral (Bairrada).

As castas tintas mais cultivadas na Denominação de Origem da Beira Interior, criada em 1999, unindo as regiões de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, são a Tinta Roriz, Bastardo, Marufo, Rufete e Touriga Nacional. As castas brancas com maior expressão na região são a Síria, Malvasia Fina, Arinto e Rabo de Ovelha.

Direto ao ponto

– Área plantada de 16.000 hectares

– 25 produtores/engarrafadores particulares

– 5 adegas cooperativas

– Produção anual de 6 milhões de litros de vinhos DOC e Vinho Regional Beira Interior

– Exportação em 2010 de 500.000 garrafas principalmente para EUA, Angola, Brasil, China, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha e Luxemburgo.

– Crescimento de 20% nas exportações de 2010 em relação a 2009.

SERVIÇO DO EVENTO | DEGUSTAÇÃO DE VINHOS PORTUGUESES DA REGIÃO DA BEIRA INTERIOR

Porto Alegre
Data: 2 de dezembro de 2013
Local: Hotel Laghetto Viverone Moinhos (Rua Dr. Vale, 579, Moinhos de Vento).
Horário: das 16h às 20h
Inscrições gratuitas pelo e-mail beirainteriorpoa@gmail.com

Com informações da .DOC Assessoria de Imprensa

Nos vemos lá pessoal! Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s