T. H. Pinot Noir Leyda 2010 #cbe

TH Pinot Noir Leyda 2010

Estimados amigos, chegamos ao primeiro dia do mês, época de postar o vinho escolhido para a nossa querida Confraria Brasileira de Enoblogs. E para dezembro coube a mim a escolha do tema: Pinot Noir chileno – um dos estilos de vinho que mais instigam minha admiração e curiosidade.

Escolhi este ícone elaborado pela grande vinícola Undurraga – mais um integrante da linha Terroir Hunter (aqui no blog já havia aparecido um belo Syrah da mesma linha). Este é elaborado com uvas do vale do Leyda. A produção é limitada a 1329 caixas, conforme contra-rótulo; algo como 8 mil garrafas – produção limitada, dado os padrões chilenos.  Segundo informações do site, parte do vinho tem passagem por barricas francesas. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou coloração vermelha, com certa transparência. Aromas de muito boa intensidade, muito francos no nariz. Muitas notas lembrando terra e frutas vermelhas e negras; algo como cereja e amora aparecendo bem, além de um certo toque de ervas. Transmite no olfato até certa refrescância.

Em boca é o que se espera de um Pinot: corpo leve a médio, muita intensidade da fruta e um final até de certa forma mentolado – e potente (álcool a 13,5%). Muito boa a acidez, deixando o vinho gastronômico e capaz de enfrentar boas carnes. Taninos sedosos, dando à bebida uma certa lembrança de especiarias, como cravo.

Boa pedida. Um belo vinho – faz jus a fama que possui. Aprovado. Acompanhou bem uma carne com molho e polenta – a acidez do vinho casou bem com o molho de tomate feito pela minha esposa. Aos amigos da CBE agradeço pela oportunidade e confiança por poder escolher o tema deste mês.

Preço na faixa dos 109 reais. Na fronteira, pagamos aproximadamente a metade em um free shop.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s