Herdade do Rocim Tinto 2009

Herdade_do_Rocim_Tinto_2009

Estimados amigos, a algum tempo atrás publiquei aqui no blog um post sobre um belíssimo vinho tinto da região do Alentejo – o Olho de Mocho, elaborado pela Herdade do Rocim. Na mesma ocasião, em razão do Winebar, provamos também este outro tinto, de uma linha um pouquinho menos sofisticada. Como achei que o vinho também impressionou, não poderia deixar de postá-lo por aqui – antes tarde do que nunca 🙂 A propósito, se quiserem saber como foi a degustação, confiram neste link.

O vinho é comercializado no Brasil pela World Wine, uma das importadoras que mais conquistou meu respeito e admiração no decorrer deste ano, sobretudo pela qualidade de seus produtos – este ano tivemos por aqui belíssimos tintos, brancos espumantes e até azeite de oliva importados por eles, todos com nível acima da média.

Este exemplar possui 14% de álcool, e é elaborado através de um corte das variedades Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouchet. Cerca de 80% do vinho amadurece em barricas de carvalho francês e 20 % em barricas de carvalho americano. Vamos ao vinho!

Belo rótulo e apresentação. Cor púrpura escura. Aromas de frutas negras com boa intensidade, lembrando ameixa e amora, com leve toque herbáceo. Em boca é um vinho muito interessante, com bom volume e estrutura. Ótima acidez, fazendo salivar. Taninos rústicos, dando ao vinho um ar apimentado. Final com boa duração e retrogosto com lembrança do frutado. Potente do início ao fim, mas sem qualquer incômodo gerado pelo álcool. Vinho gastronômico – pede comida.

Amigos, mais uma boa pedida do Alentejo – ainda minha região favorita de vinhos lusitanos. Este caráter rústico e “de vinho de verdade” muito me agrada, sem contar com esta vocação gastronômica, praticamente imprescindível lá em casa, onde adoramos aliar o vinho à comida. Está em um bom momento para consumo; eu não guardaria ele mais, pois pode perder um pouco deste caráter frutado agradável que tem.

Preço: 106 reais no site ada importadora

Saúde a todos!

 Nota: Este vinho nos foi gentilmente enviado pela importadora para degustação, em razão do Winebar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s