Encerrando 2013 na Confraria Bom Vin com os Belos Vinhos da Aracuri

Espumante_Aracuri_Chardonnay_Brut_2011

Estimados amigos do blog, é com muita alegria e entusiasmo que hoje lhes escrevo este post. Explico: esta semana os amigos da Confraria Bom Vin – a qual me orgulho em fazer parte – se reuniram pela última vez em 2013 para apreciar vinhos. E para fechar com chave de ouro, uma grata felicidade: a jovem vinícola Aracuri nos concedeu o privilégio de conhecer seus produtos, em uma bela degustação muito bem apresentada por sua enóloga, a competente Paula Guerra Schenato.

Eu já havia tido a oportunidade de provar os vinhos da Aracuri em outro evento, no Circuito Brasileiro de Degustação (relembre) e confesso que já havia me impressionado com a qualidade dos seus produtos; todavia, acredito que após nosso encontro na CBV minha opinião sobre os vinhos tenha se tornado ainda mais positiva, pois pude perceber melhor as características (sobretudo as várias qualidades) dos produtos de seu portfólio. E amigos, devo lhes dizer: que produtos.

Focada na baixa produção, no zelo pela qualidade  e na seriedade em expressar as características do terroir da região, a vinícola acabou por conquistar simpatizantes em todos os eventos que participa. E não é mera opinião deste blogueiro: basta os amigos procurarem nos blogs e publicações sobre o mundo do vinho que verão que os produtos estão agradando e muito os consumidores e todos os formadores de opinião Brasil afora. E a confirmação se percebe muito bem na taça. Adianto-lhes: gostei de TODOS os produtos que experimentamos, cada qual em seu estilo. Em especial – como sabem, sou suspeito para falar –  muito me agradou este belo espumante, que escolhi como capa para a postagem. Vamos a ele:

Um 100% Chardonnay, safrado (2011) elaborado pelo método Charmat curto, com 11,5% de álcool. Produção limitada a pouco mais de 2 mil garrafas, somente. É um espumante de coloração amarelo palha claro, com um perlage fino, lento e persistente. Os aromas são delicados e agradáveis, lembrando frutos brancos e algumas notas amanteigadas e lácteas, pela minha percepção. Em boca é um espumante muito agradável, leve, com um sabor cítrico muito bem aliado a uma cremosidade bem interessante, já demonstrando um certo caráter evoluído, em função do tempo em garrafa. Complexo e instigante para um charmat – chegamos até a indagar se não seria um charmat longo. Um espumante de bela estrutura, muito bem feito e isento de defeitos.

Por fim, como se tudo ainda não fosse bom o bastante, mais uma boa notícia: o preço. À exceção do Collector (top da Aracuri), todos os produtos da vinícola estão situados em uma faixa de valores entre 30 e 40 reais – caso deste espumante. Relação custo-benefício muito atrativa e acima da média. Aliás, uma excelente sugestão para presente de Natal ou para as festas de fim de ano. Recomendo fortemente.

Em tempo: a Aracuri é localizada na região dos Campos de Cima da Serra, e tem sua sede na cidade de Vacaria, enquanto que o cultivo das videiras é feito no município de Muitos Capões. As variedades cultivadas são Cabernet Sauvignon (principalmente), Merlot, Pinot Noir, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Em Porto Alegre é possível encontrar todos os produtos na Sommelier Vinhos – que por sinal está com uma nova e grande loja, lindíssima. Vale a pena conferir.

Saúde a todos!

4 comentários em “Encerrando 2013 na Confraria Bom Vin com os Belos Vinhos da Aracuri

  1. […] Amigos, pouco a pouco vou tendo o privilégio e satisfação de conhecer melhor os vinhos da jovem vinícola Aracuri, que tem seus vinhedos na região de Campos de Cima da Serra. Tivemos o primeiro contato com os produtos em uma ocasião onde a enóloga Paula Schenato apresentou seus vinhos à Confraria Bom Vin (relembre). […]

  2. […] muito surpresos e satisfeitos com a qualidade dos vinhos apresentados pela enóloga Paula Schenato (relembre). Não sei dizer se este é o melhor vinho desta jovem vinícola, mas com certeza é um dos que […]

  3. […] Encerrando 2013 na Confraria Bom Vin com os Belos Vinhos da Aracuri […]

  4. […] Encerrando 2013 na Confraria Bom Vin com os Belos Vinhos da Aracuri […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s