Espumante Salton Gerações Nature

Espumante_Salton_gerações

Estimados amigos, sim, como podem notar, é tempo de espumantes aqui no Universo dos Vinhos, felizmente. Entra ano, sai ano e uma coisa lá em casa nunca muda: os espumantes são ainda nossa bebida predileta entre as opções deste maravilhoso mundo de Baco. E conforme vêm chegando as festividades de fim de ano (e também o calor do verão) acabamos experimentando ainda mais espumantes do que a “média normal”. E este é, vejam vocês, o 54º espumante que apresentamos aqui no blog. Modéstia a parte, acho que já dá para dizer que temos alguma experiência no assunto não?

Pois bem, o produto que hoje lhes apresento é um espumante bastante especial, que degustamos no último Winebar da Salton; é um dos integrantes da linha Salton Gerações, uma homenagem aos desbravadores da Serra Gaúcha que iniciaram a colonização. Este espumante, mais precisamente, é uma homenagem a Antônio Domenico Salton, como traz a indicação no (belíssimo) rótulo.

Trata-se de um espumante Nature – elaborado sem qualquer adição de açúcar no licor de expedição – com 36 meses de amadurecimento em contato com as leveduras. O vinho base é um assemblage clássico de champagne: Chardonnay e Pinot Noir. A produção é limitada tão somente a 13 mil garrafas, surpreendente para uma vinícola de grande porte – ainda mais, considerando que as mesmas são numeradas (a nossa estava com o rótulo falhado então ficarei devendo o registro do número). Vamos ao líquido:

Coloração amarelo dourado, com perlage efusivo, barulhento. Aromas muito agradáveis, intensos. Demonstra notas de frutas brancas maduras, aromas evoluídos, mel, amêndoas e algo que lembra as notas de fermentação. Em boca é muito harmônico, mantendo as impressões de evolução. Esbanja cremosidade, com acidez correta. Final marcante, com boa duração.

Espumante correto e elegante, muito bem feito. Eu não o guardaria – está em ótimo momento para consumo. Com certeza vai muito bem sozinho (como eu o experimentei) mas também deve harmonizar com muitos pratos, desde coquetéis, frutos do mar, carnes e massas. Uma bela pedida. Custa em torno de 80 reais no comércio.

Saúde a todos!

 Nota: Este vinho nos foi gentilmente enviado pela vinícola para degustação, em razão do Winebar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s