Espumante Peculiare Brut

Espumante Peculiare Brut

Amigos, antes de mais nada, cumprimento a todos pela passagem de ano desejando aos leitores muita saúde, paz, felicidade e excelentes vinhos e espumantes neste novo ano que se inicia! E, é claro, como não poderia ser diferente, começamos 2014 com um belo espumante aqui no blog, de produção muito limitada – se não me falhe a memória, não chegam a 3 mil garrafas, salvo melhor juízo.

Tivemos a oportunidade de conhecer a Vinícola Peculiare no finalzinho do ano passado; uma bela surpresa por sinal. A Peculiare está localizada no Vale dos Vinhedos e elabora diversos vinhos, dos quais vários merecem destaque. Entre eles, um Merlot com a DO do Vale dos Vinhedos, um Ancellotta (muito bom por sinal, que provamos na visita) e um rosé de Cabernet Sauvignon, bem interessante. Na visita, não me contive e resolvi levar este champenoise de maturação curta (inferior a 6 meses) elaborado com 100% de chardonnay. Vamos às impressões:

Espumante de cor amarelo claro esverdeado, com perlage barulhento, abundante e bem persistente. Os aromas são de frutas brancas cítricas, além de notas vegetais e herbáceas bem interessantes, lembrando de certa forma os Chardonnays tradicionais. Um dos espumantes que mais transmite frescor no olfato que já percebi – possivelmente pela ausência de notas mais amanteigadas e adocicadas. Em boca é um espumante refrescante, com boa acidez, seco e com uma pontinha do toque herbáceo aparecendo no final conferindo leve amargor, sem comprometer. Álcool a 12,5%, no ponto. Agradável e como eu gosto de dizer – simplesmente – “bom” de beber. Afinal, é o que importa não é mesmo?

Não é um espumante que esbanja complexidade, mas também não foi elaborado com esta intenção, creio. É leve, correto e bem feito. Vale a pena experimentar; recomendo para quem quiser conhecer um champenoise com curto tempo de maturação, mais leve e refrescante. Pela garrafa pagamos 35 reais no varejo da vinícola.

Saúde a todos!

3 comentários em “Espumante Peculiare Brut

  1. Gil Mesquita disse:

    Tiago,

    conhecemos a Peculiare em nossa primeira visita ao Vale dos Vinhedos, em outubro de 2008.

    não sei se aumentaram a propridade, mas os vinhedos próprios ocupavam apenas meio hectare. Uma verdadeira vinícola artesanal.

    não conheço esse espumante, mas fiquei feliz em saber que gostou, porque temos um carinho especial pela vinícola.

    abraço!

    Gil Mesquita
    http://www.vinhoparatodos.com

    • Tiago Bulla disse:

      Gil,

      Realmente a vinícola é muito charmosa, bem pequena e com produção limitadíssima.
      O espumante já me conquistou – comprei também uma garrafa do famoso Ancelota. Estou ansioso para experimentar!
      Abraço e saúde!
      Tiago

  2. […] ano. Na ocasião da visita provei também um ótimo espumante, que já comentamos aqui no blog (relembre). Mas o Ancelota, uma de minhas cepas favoritas, foi ainda mais interessante e fez jus a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s